Concordo com o citado acima, o hobby atualmente não oferece condições para a maioria da população adquirir jogos de tabuleiro. Acredito se os preços fossem competitivos as vendas seriam melhores, porém algumas pessoas têm condições de comprar e independente do preço alimentam o mercado.
Por outro lado a tributação no nosso país é grande, não sei o quanto isso impacta no preço final, mas acho muito injusto outros países pagarem mais barato por um produto em relação ao que pagamos para adquirir o mesmo produto, sendo que, a média salarial do Brasileiro é menor, porém isso vai além do universo dos board games e compreende uma grande diversidade de produtos que o país exporta: Remédios, combustível, eletrônicos, veículos.... O mais louco é que certos produtos que são fabricados em nosso país e exportados para outros países, mesmo tendo o custo de envio ainda são vendidos mais baratos lá fora, que para o brasileiro.
Eu não pago R$400, R$ 500 ou mais em um jogo, apesar do divertimento que ele pode oferecer, pois tenho outras prioridades além do hobby, pagaria se tivesse dinheiro sobrando ou se fosse algo essencial para minha vida.
Não é uma crítica a empresa citada, nem em relação as outras, pois tenho o Vitivulture, Caverna, Le Havre..... e sempre fui bem atendido, mas creio que os tópicos servem como veículo para que o consumidor possa explanar sua opinião, sempre mantendo o respeito a imagem da empresa e analisarmos a situação atual de mercado.
Ressalto, que só a população pode mudar essa situação com o voto, além da expressão do descontentamento nos meios de comunicação e em protestos contra a falta de responsabilidade dos políticos com a administração pública do país, mas acho que ainda irá demorar um pouco e que nem estarei vivo quando o Brasil se tornar um país com condições melhores para todos, semelhante aos países de primeiro mundo.
Por outro lado, não podemos fechar os olhos para o lado empresarial das editoras, que tem o objetivo da obtenção do lucro. Afinal, quem não quer progredir? Porém, acredito que nossa carga tributária, alta do dólar, custos com empregados, aluguel....... são fatores que contribuem para a alta do produto. E creio que o mercado de jogos não é tão efervescente como em alguns países, então não são produzidas muitas cópias para o nosso mercado, um público seleto é o consumidor e a tendência é o encarecimento, diferentemente se fosse produzido em larga escala. Como exemplo, posso contar ao dedo quem tem jogos próximo a mim: Ninguém, apenas eu! E muitas pessoas quando vêem o preço, pensam logo que sou rico. kkkkkkk Quem me dera.