parma::Já levantei essa questão no BGBR, mas não custa nada lembrar aqui que toda empresa séria que trabalha com jogos de tabuleiro no Brasil, tem um custo enorme para trabalhar.
Nossos clientes são aqueles que reconhecem o trabalho duro que temos para trazer um jogo desse porte para o Brasil e sabem também reconhecer toda a cadeia de custos que envolve a produção de um jogo. Trabalho todos os dias por essas pessoas consientes e com bom senso e que sabem que não podemos competir com preço de mercado paralelo, cinza que trabalha às margens da lei e na verdade prejudicam todo o mercado.
É fácil reclamar dos preços sem saber o que está envolvido por trás. Mais uma vez coloco aqui o que já falei na BGBR sobre apenas parte do que se envolve na formação de preço de um jogo.
Deixo bem claro uma coisa: não consigo concorrer com mercado paralelo/cinza. Se conseguir ir até os EUA e comprar direto, sai mais barato (tem gente que me perguntou isso inbox e eu aconselhei assim). Se comprar por internet lá fora, pode sair mais barato ou sair o dobro com imposto e frete. Deixo uma coisa bem clara: não concorro com mercado cinza. Meu público é aquele que reconhece as dificuldades e obstáculos na localização de um produto de qualidade e entende que isso pode ter um custo. Já escrevi aqui no grupo que a formação de preço não é simplesmente multiplicar o valor do jogo pela taxa do dólar. Tem muita coisa envolvida. É difícil trabalhar dentro da lei concorrendo com quem não emite nota fiscal e não paga imposto. Me desculpe a sinceridade.
- Royalties editora
- Custo de pré-produção e amostras
- Serviço com tradução e diagramação
- Custo de produção
- Custos de frete internacional
- Custos de seguro internacional
- Despesas aduaneiras
- Imposto de Importação
- IPI
- ICMS
- PIS
- COFINS
- Impostos sobre as Vendas
- INSS
- Taxa Siscomex
- Transporte Nacional
- Custo com Armazenagem
- Despesas com Câmbio
- Despesas de Venda
- Despesas com Marketing e Divulgação
- Despesas com Feiras e Eventos
- Custos e Despesas Fixas da Editora (aluguel, água, luz, telefone, internet, contador, despesas bancárias, pessoal, etc)
- Margem de Lucro para Lojistas
- Margem de Lucro para Editora
- Custos com Reposições
Isso sem considerar que quando trazemos um jogo, toda a produção é paga de forma antecipada, ou seja, a gente corre um RISCO ABSURDO de ter todo nosso investimento perdido por conta de uma série de fatores."
Peço mais uma vez, tenham um pouco de bom senso.
Grande abraço e uma ótima semana
Rafael Verri
Oi, Parma.
Só quero deixar claro que não tenho nada contra você ou sua editora, que em geral considero uma das melhores do país e com preços ok, vide o Le Havre que citei.
A crítica é feita especificamente sobre a precificação do Scythe.
Sou solidário em relação a pequenas e médias empresas no país e a carga triburária no pais.
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Mas, é importante salientar que todos os custos que você elencou são compartilhados pelas demais editoras do país. Até onde eu sei nenhuma delas sonega imposto.
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Como citei, o Gaia que é um jogo bem mais caro e veio bem mais barato.
O que sugere que a margem de lucro da Ludofy está maior no caso do Sctyhe, o que é um direito seu e da editora, mas que tem como consequência essas críticas da comunidade em relação ao preço.
Ou sugere que mesmo trabalhando com a margem de lucro no limite a Ludofy teve custos muito maiores nesse processo que por não estar por dentro, não sei quais são.
Como disse não sei os detalhes, mas espero que a Ludofy consiga melhores condições para trazer jogos pro Brasil no futuro, porque no caso do Scythe, até comparando com jogos da própria Ludofy (sem falar nas outras editoras), é meio inegável que veio caro.