joaoclaudio::Eu não concordo com essa visão de um hobby universal. Existem bons jogos abaixo de R$ 100, mas um jogo mais bem produzido será mais caro. Não sei qual seria o preço que julgam justo para o Scythe, mas vou chutar que talvez seja entre 300 e 350. Como que teremos um hobby universal se metade da população brasileira não ganha nem um salário mínimo? Como que alguém que não ganha nem R$ 900, vai gastar 1/3 do que ganha em uma caixa de papel e plástico? Acredito que não sobre nem 50 para comprar um jogo baratinho.
Acho que crítica tá muito forte no sintoma e estamos esquecendo a doença. Na verdade não estamos querendo um hobby universal e sim apenas pagar menos.
Concordo muito com você, muitas vezes a argumentação passa em comparações entre jogo x e jogo y sendo que esses jogos geralmente não tem nada em comum (temática, mecanismos, editoras, publico alvo, local de produção, etc) ou colocar o preço mais barato que se encontra em uma loja americana e "esquecer" de mencionar o frete e impostos. É uma tentativa meio doida de tentar jogar o preço pra baixo que só cai nisso quem é novo no hobby.
Sim, esse é um hobby caro, isso ninguém diz o contrario, mas precisa-se encontrar o motivo desse preço alto, é cai sim em impostos, valorização do dólar, inflação do país, etc. Hoje chega a loucura das pessoas acharem que a taxa do dólar alta não é argumento, como não pode ser se o custo de produção é em moeda estrangeira? E os impostos? Você precisa converter o valor da fatura pra moeda nacional antes de pagar, não?
Sabe, o pessoal que trabalha com isso, editoras e lojistas, não são milionários que tratam isso como um joguete, é gente em sua maioria que investiu seu pouco capital, para ganhar a vida com isso, não é tão diferente de você sua CLT, a grande diferença é que se as coisas derem errado para eles, o baque é bem maior do que o seu. O problema dessas argumentações é que eles de muitas formas antagonizam esse pessoal, como se eles tivessem "abusando" no valor, em vez de enxergar as coisas como simplesmente caras. Outra coisa, quando o preço abaixa não necessariamente quer dizer que o cara errou na precificação, pode ser que o jogo não caiu no gosto das pessoas e agora ele tem que vender pra reinvestir em outros jogos.
Novamente, ninguém precisa comprar esses jogos, se está caro pra você procure outro jogo, espere promoção, tente achar o melhor pra você. É claro também que se fosse mais barato venderia mais, qualquer pessoa que entenda o básico de economia sabe disso, além disso esse é um hobby que possui um grande apelo popular, qualquer editora sabe disso. Porém, mesmo sabendo de tudo isso, o preço sobe, o salário do brasileiro médio continua o mesmo e fica cada vez mais difícil de aumentar o numero do publico. E quebrar essa roda não é tão fácil como parece, se fosse já tinham feito isso na primeira vez que o dólar subiu pra mais de 3,90 e na boa, hoje em dia nem acho que a produção nacional é o caminho, pois você além de comprar maquinário teria que comprar em muitos casos insumos de fora, pois alguns tipos de insumos não são produzidos aqui (sim, existe tipos de papel diferente, rs)