otaviofg::Ovatsug Rednal::Acho que pra valer um faq ou uma menção no manual, teria que ser uma dúvida. Pertinente.
É meio óbvio em qualquer jogo que o que não está no tabuleiro não "é seu". Sacrificar algo que vc talvez nem fosse usar por que "elas estão lá e poderiam ser usadas" foi um dos piores argumentos que vi pra defender esse tipo de situação.
Imagino algum jogo q manda vc destruir ou gastar algum recurso e vc gasta o da reserva por que "estava lá pra ser usado" Rs.
Então me prova, pelas regras, que estou errado? Só não venha com "isso é interpretativo" ou "use o bom senso" porque no caso do boardgame essas duas situações não se aplicam. As miniaturas da reserva são minhas. Elas existem e só não realizaram a invasão ainda. Mas estão lá. Tem n jogos que a reserva conta como parte do jogo.
A dúvida é totalmente pertinete, tanto que ela apareceu na mesa de pessoas que já jogam o jogo a tempos e tem interpretações diferentes sobre a mesma carta. Pessoalmente, eu acho que tem de estar no board mas não estou plenamente convencido. Tudo que foi dito é baseado em interpretação ou "o que é o sacrifício para mim". Isso não é regra. Assim como a pessoa que pensa diferente de onde tem de estar a figura a ser sacrificada, o criador do jogo pode ter pensado tb, ou não.
Não acho que o que tenha que considerar o que é mais ou menos grave e isso implicar no sacrifício. De verdade, não acho tão "óbvio" assim. Assumir algo interpretativo como fato entra naquela circular de é assim pq funciona e funciona pq é assim.
Um exemplo é a carta da expansão de Gods of Asgard de Frigga que gera muita discussão e toda vez tem-se de entrar em um acordo pelo funcionamento da carta. Enfim. Obrigado ai pela atenção.
Como disseram, se quiser jogar errado, é um direito seu.
Meu argumento vale sim. tem N jogos que você tem estoque de trabalhadores que não pode utilizar, pois primeiro precisa pagar recursos por eles, para depois eles virarem seus trabalhadores.
Se eu pudesse pagar com recursos que "talvez eu fosse adquirir" o jogo estaria quebrado.
"Olha, você precisa pagar 3 madeiras".. "ah, tá bom. vou pagar com essas 3 madeiras que não são minhas, por que eu poderia pegar elas futuramente e ai elas seriam minhas".
essa é a lógica que você tá usando.
Sacrificar peças que nem ia entrar no tabuleiro? que não te fizeram gastar rage? Como já disseram, ninguém desce todas as minis na última era.
e se pra você tem que tudo, até o óbvio, estar escrito explicitamente, creio que nunca conseguirá jogar jogo nenhum, já que todos tem manuais que deixam o óbvio em aberto.