Davoy::Miniaturas que não estão em jogo, em alguma província do mapa, não "existem". Logo, você só pode sacrificar alguém que tenha sido jogado no tabuleiro anteriormente. Pode não ter escrito ou detalhado em lugar algum, mas a palavra "sacrifício", para mim, deixa isso muito claro. Se você "sacrificar" as miniaturas que não foram jogadas, o que você perde ao enviá-las para Valhalla? Se ao final da era elas retornam? Só o fato de não poder colocá-las em jogo na era atual? Eu entendo que o sacrifício é você ter de se livrar de alguma unidade que esteja no tabuleiro, abrir mão daquele controle de área que a mesma estava desempenhando.
Na verdade miniaturas que não estão no board estão na reserva...elas existem lá antes de invadir o mapa. Tanto que quando você recruta monstros, vc tem a opção de joga los imediatamente ou coloca los na reserva. Portanto, lá eles existem. O manual deixa isso bem claro.
A punição seria justamente essa. Não poder usar suas tropas para invasão que, neste caso, é somente na terceira era.
Eu entendo o seu ponto de vista sobre sacrifício mas ele realmente não me convence de maneira cabal. Eu tendo inclusive a pensar assim tb mas não estou plenamente convencido.