O marcador tétrico (eldritch token) no marcador de presságio é isso q o pessoal falou. Sobre as cartas de mistério q pedem pra colocar marcadores tétricos nelas, elas especificam exatamente como fazer isso. Vou dar um exemplo prático, com um pequeno spolier:
SPOILER a seguir!
Azathoth tem o mistério sobre seu verdadeiro nome q diz (mais ou menos, estou traduzindo do inglês):
"Coloque marcadores tétricos em espaços aleatórios igual à metade do número de jogadores.
Como um encontro,um investigador num espaço contendo um marcador tétrico pode tentar obter informações sobre o verdadeiro nome de Azathoth. Ele pode gastar duas pistas para colocar aquele marcador tétrico nesta carta.
No final da fase do mito, se houver marcadores tétricos nesta carta em número igual à metade dos jogadores, solucione este mistério."
Como funciona? Primeiro, vc vai colocar os marcadores tétricos (os dos tentáculos) em locais aleatórios, igual à metade do número de jogadores (arredondado pra cima). Suponha que você está jogando em 3, então serão dois marcadores. Para colocá-los nos locais aleatórios, vc usa as pistas q ainda não saíram no jogo. Vamos supor q vc sorteou pistas com os espaços 3 e Arkham. As pistas são descartadas, só foram pegas pra definir os locais aleatórios para os marcadores tétricos, q entrarão no espaço 3 e em Arkham.
Como um encontro, um investigador q estiver nestes espaços pode tentar resolver o mistério. Como? A fase de encontro (também chamada fase do tabuleiro) vem depois da fase de ação. Se o seu investigador estiver no espaço 3, normalmente ele terá um encontro genérico de mar, mas, ao invés disso, se ele tiver duas pistas, ele pode usar o encontro para descartar as pistas e mover o marcador tétrico, q sai do tabuleiro e vai para a carta do mistério.
Suponha q em Arkham há um portal e um monstro. Na fase de encontro, o investigador deve primeiro lutar com o monstro, e se vencer, pode fazer um encontro extra. No caso de Arkham, terá várias opções: genérico de cidade, de Arkham, de outro mundo (tentar fechar o portal), ou do mistério. Só vale a pena optar pelo mistério se o investigador tiver duas pistas ou mais. Ele pode optar por esse encontro do mistério, em q descarta duas pistas e move o marcador tétrico, do tabuleiro para a carta de mistério.
Após a fase do mito, são checadas as condições do mistério: se os todos os marcadores tétricos estiverem na carta do mistério, ele é resolvido. Se este mistério for o terceiro, a carta do próprio Azathoth diz que o jogo foi vencido pelos investigadores. Senão, outro mistério (missão) é aberto.
Em suma: é seguir EXATAMENTE o q a carta manda (em conjunto com as regras do jogo e outras cartas). Se tiver alguma dúvida específica, pode falar aí.