Não vou fazer uma lista de jogos para iniciar uma coleção (longe de mim qualquer pretensão dessa ordem), mas vou falar dos jogos que, como iniciante no hobby, foram os que mais me agradaram.
STONE AGE: Primeiro, por ser um jogo de alocação de trabalhadores (que para mim é uma das melhores mecânicas); segundo que ele é um ótimo jogo, flui bem com quem está iniciando. É rápido de explicar e de montar o setup.
TICKET TO RIDE: Quase uma unanimidade quando se trata de jogo para iniciar uma coleção, por isso relutei no início (sou do contra!), mas, de fato, é fantástico. É simples, é direto e há uma interação imensa entre os jogadores - além de ter trenzinhos hehehe!.
CARCASSONE: Porque sim!, é isso mesmo, jogue-o e saberá. É um tile placement raiz (como uma ideia tão simples pode tornar uma competição tão acirrada).
PANDEMIC: coop tenso e difícil.
PUERTO RICO: não à toa é o preferido da galera, uma boa dose de estratégia e muita interação.
TIKAL: o meu jogo preferido até agora!!! muito simples de explicar, porém tem um nível de estratégia/tática/sei-lá-o-que-mais topzera das galáxias. É um controle de área em que vc tem um número limitado de pontos de ação por turno que demanda uma boa atenção para empregá-los da melhor forma possível.
COUP e BANG DICE GAME: sempre bom ter um por perto. São "party game", ambos bem divertido, são ótimos para aquela zoera com os amigos.
Esses foram os jogos que me fizeram tentar outras coisas.
Na minha opinião, na hora de escolher qual board game, o problema não está no jogo (leve, médio, pesado etc), mas o perfil das pessoas que irão jogá-lo. Digo isso pq, por exemplo, Takenoko não me agradou (nem à minha esposa, companheira de jogos), em compensação, no mesmo dia, jogamos carcassone e adoramos.
Outro exemplo, Istambul, eu até gostei, mas não compraria ele, ao menos por enquanto, já Tikal, no dia que chegou em minha casa, jogamos três partidas no mesmo dia (sendo duas seguidas).