Guilherme.felga::Ovatsug Rednal::eu adorei o jogo, mas vendi o meu justamente por achar quebrado.
não fiz essa minucia toda, e como só joguei em 3 pessoas eu usava as facções recomendadas (só joguei com japoneses uma única vez)... mas senti que egipicios eram muito superiores ao resto (apesar de pela sua análise, bárbaros serem melhores)...
mas enfim, gosto de jogos assimétricos em que as raças são equilibradas, o que não foi o caso desse jogo. então embora eu tenha adorado, não gostei desse lance e preferi vender.
Olha, eu jogo bastante o Imperial Settlers, sou um apaixonado por ele e, como mostrei há realmente um certo desequilíbrio entre as facções. Todavia, para que você atinja um nível tal de habilidade com o jogo para que isso faça diferença, são necessárias muitas partidas e um conhecimento muito amplo da facção com que se joga. Nas vezes em que joguei com outras pessoas, sempre prefiro ficar com os romanos, que para mim são a facção mais difícil de se jogar, isso equilibra o jogo. Nessa análise há uma importante ressalva que não fiz: os japoneses são uma facção mal adaptada ao jogo solo, são boas para o multiplayer.
Recomendo, se achou legal o jogo, tentar de novo. Se não quiser tentar mais uma vez, mas goste desse tipo de engine builder, sugiro fortemente tentar o 51st State Master Set. Embora haja alguma assimetria entre as facções, ela é bem mais sutil que no Imperial Settlers. Isso torna o jogo bem mais equilibrado e disputado.
olha, devo t
er jogado o imperial umas 5 vezes com outras pessoas e umas 3 solo. as experiências são muito diferentes então não vou considerar o solo (que não gostei, pois geralmente curto jogos solo que você pode ganhar ou perder e nesse caso, imperial é mais feito pra tentar aumentar sempre sua pontuação, pois não existe muita dificuldade no solo).
mas voltando ao que importa, das 5 partidas, tive 3 grupos diferentes. na minha segunda partida
eu fiquei 25 pontos a frente do terceiro jogador e 17 a frente do segundo.
Foi minha segunda partida (por coincidência joguei as duas de egípicios), mas fazia tanto tempo que eu nem lembrava as regras direito e foi a primeira partida dos outros dois jogadores.
e ai nas outras partidas todas, vi que o combo dos egípcios pode não ser o melhor mas é o que menos depende de ordem certa de cartas e que é muito mais fácil de visualizar. quase sempre eles ganharam na minha mesa, acho que justamente por que as outras raças você precisa de várias jogatinas para descobrir como elas funcionam, tem que meio que dominar o baralho, enquanto os egípcios fazem tudo sozinhos.
por conta disso preferi vender o meu. o jogo por mais que seja divertido, se pra mim, nao parecer igualitário desde o começo, eu não vou curtir e infelizmente foi a sensação que eu tive com o jogo. mesmo adorando as mecanicas, os componentes e o jogo em si. deu até vontade de jogar de novo. haha