Grato pela contribuição aí, Zumbisul, é isso mesmo.
Só que esse lance do líder é algo que merece (geralmente) bastante atenção, pois gera confusão até em veteranos.
Quando um líder ser move, a seção onde ele FINALIZA seu movimento é considerada como ATIVA. Muitos acabam não considerando desta forma, as pessoas acham que a seção ATRÁS do líder é que deve ser ativada (inclusive acho que tem algo no manual que diz ou "dá a entender" que se trata APENAS disso).
Uma vez que a seção onde o líder finaliza é ativada, se houver carros ali dentro, eles devem ser ativados, porém HÁ RESTRIÇÕES (e todas são mostradas nas páginas 11 e 12 do manual - mas na minha opinião são mostradas de forma muito simplista). Creio que deveria ser algo semelhante a isto:
LÍDER FINALIZA NUMA SEÇÃO COM OUTROS CARROS
Numa Reta:
a) Se o líder finalizar com outros carros e parar à FRENTE DELES, os carros atrás dele serão ativados imediatamente (e aí cai naquela que todos já sabem: se forem carros HUMANOS, poderão tirar volta mas se forem ROBÔS, não podem tirar volta);
b) Se o líder finalizar com outros carros e parar ATRÁS DELES, os carros ali presentes não serão imediatamente ativados (não importa se não HUMANOS ou ROBÔS). Eles serão ativados mais tarde, quando a seção onde está o líder for ativada "novamente" (aqui é que ocorre uma "exceção" à regra, já que em tese esses carros à frente de líder deveriam mover uma que a seção foi ativada);
c) Se o líder finalizar com outros carros e parar ENTRE ELES, ocorre a situação A) e B) ao mesmo tempo (o carro ATRÁS do líder é ativado mas o da FRENTE não é).
Numa curva:
a) Igual à reta;
b) Igual a reta;
c) Igual a reta, exceto pelo fato de que, por se tratar de uma curva, o(s) carro(s) ATRÁS DO LÍDER não pode(m) CONTESTAR contra o carro À FRENTE DO LÍDER uma vez que o líder está entre eles (já jogou seu turno). Neste caso, o carro ATRÁS do líder, se for HUMANO, pode tentar tirar volta e se conseguir ultrapassar o líder, terá que parar imediatamente atrás do carro que estava A FRENTE do líder (afinal se trata de uma curva).
Pra resumir essa pataquada toda aí em cima, acho que esta frase ajuda:
Sempre ative qualquer carro ATRÁS DO LÍDER quando este finalizar seu movimento;
Em tempo: Se pequei em alguma coisa que disse aí cima, por favor me corrijam!