RPG dominando as aquisições, mas muito board game sendo jogado!
Apoio: Dungeon Crawl Classicos (Catarse)
Continuando o aprofundamento no RPG, gostei tanto de Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros - EA&FS que fui ir atrás de suas inspirações. Aquela costumeira curiosidade sobre game design. Li o tão falado D&D na sua versão original, The Black Hack e vários outros OSRs, mas um deles chamou atenção por ser moderno e clássico ao mesmo tempo: Dungeon Crawl Classics Role Playing Game - DCC RPG.
Descobri ele bem quando ele estava no Late Pledge do FC da versão brasileira, ai não outra (peguei até boné (!) nos extras haha)
Mais um desses jogos narrativos no estilo Fiasco, dessa vez com setting de filme catastrófico tipo Roland Emmerich.
Descobri que o FC da versão brasileira havia finalizado há pouco e entrei em contato com a Editora Arsenal de Joinville (aqui pertinho) pra consegui uma cópia sobrada. Se sobrasse uma cópia da Edição Deluxe (why?!) eu poderia ficar… pega que ela nunca chegou.
+ Abismo Infinito (garimpado num grupo de Facebook)
Do mesmo criador de Terra Devastada: Edição Apocalipse, mas dessa vez tema de Ficção Científica no espaço. Falou Sci-Fi e meu sentido aranha já apita! Com idéias diferentes dos jogos mais focados em descrições físicas dos cenários e personagens, aqui é o psicológico do personagem (e do jogador) que importam. Ele bebe da fonte de filmes como Event Horizon e jogos como Dead Space (todos flertando com o terror cósmico lovecraftiano).
Essa foi minha primeira compra internacional e ocorreu de forma casual. Em um tópico do BGG apareceu usuário com fotos com esses tokens bonitões que ele fez manualmente. A galera toda da thread encomendou e eu fui junto. Levou mais de 2 meses pra chegar, sem rastreamento, pago em euro. Fiquei cabreiro! Mais um pimp pra um jogo que não era mais tão jogado…
E finalmente chega meu primeiro livro de RPG pego num FC.
O livro é um primor em termos de produção mas tem uma leitura um mais densa e deixa o noob no RPG como eu meio assustado. Comprei bem as idéias do sistema GUMSHOE com investigação contínua sem rolagem de dados (foco em interpretar pistas, pois acha-las você sempre vai de alguma forma).
+ Rastro de Cthulhu: Magia Bruta, Rastro de Cthulhu: A Agonia de St. Margaret (Retropunk Store)
Um bonus pra aproveitar o frete dos complementos do Rastro de Cthulhu. Apesar da característica meio party e do manual sugerir regras que funcionariam com adultos, foi com crianças que ele brilhou.
O "jogo de contar histórias, tio Cássio!" — como diz minha sobrinha— é jogado de vez em quanto com regras adaptadas num modo super cooperativo que estimula a criatividade.
Apoio: Carcosa (Kickstarter)
Minha primeira tentativa de financiar um boardgame pelo Kickstarter.
O nome, produção e regras posicionavam Carcosa dentro da família Carcassonne, e ainda tinha um tema lovecraftiano… parecia uma baita combinação. E o mais legal era que eu nunca tinha jogado Carcassonne!
Curiosidade: Me ofereci a One Free Elephant para traduzir o manual para que eles pusessem uma versão pt-BR na caixa, mas não rolou. No entanto ficaram de fornecer os arquivos para traduzir e deixar disponível no site oficial. O jogo demorou séculos pra chegar e eu desanimei da tradução, eles também não lembraram de mim. Abraços!
Surge mais um subgrupo — O RPGBarão
Minhas leituras sobre RPG estavam no seu auge. Livros, história, regras, sistemas, game design, reviews… precisava compartilhar e sugar mais conhecimento de gente que já tinha jogado mais vezes, foi então que criei o nome grupo: o RPGbarão (que veio do Boardbarão, que veio do LANbarão).
Tunel do tempo: Em janeiro eu queria um Scythe
Essa foi surpresa até pra mim!
No meio das pesquisas sobre meu passado boardgamistico, achei esse e-mail enviado para a editora em Janeiro (2017). Olha minha vibe na época:
Curte a empolgação!
Nem sabia do que se tratava o jogo, mas parecia uma boa idéia ter uma copia de colecionador pagando o dobro da cópia normal (Whaaat!).
O gosto dela por jogos mais estratégicos influenciou muito minhas próximas aquisições e meu próprio gosto. Incursões em forums e tópicos sobre "euro de entrada", "alocação de trabalhadores fácil", "melhor euro" se tornaram constantes.
O últimos dias dos Party Games
Passados verão e carnaval, não via mais grande utilidade nos jogos simples e festivos. Tinha preguiça de ensinar e ainda mais em jogar e a essa altura varias caixas já pegavam poeira ou ficavam escondidas.
Dado histórico: a ultima vez que puxei uma carta de Black Stories (e nunca vi o resultado).
Um novo Djow começa a ser moldado! E que venham os Euros!
Jogos que conheci nesse mês
Mottainai foi (e ainda é) o jogo de cartas mais complexo que já vi. Tentamos algumas vezes mas nunca entendemos direito ele. É como se não fossemos dignos da geniosidade da obra.
A imagem representa minha primeira impressão do jogo: um monte de monte-de-coisas
Scythe teve sua primeira partida no finalzinho do mês (cópia do @isR34L). Jogamos em 4 e foi aquela bochada por causa da quantidade de regras. Apesar de arrastado no começo, o jogo se desenvolveu bem e fiquei contanto os dias pra jogar uma próxima, agora com as regras bem aprendidas.
Tsuro of the Seas foi jogado sem os Kaijus e dados, de forma bem recreativa com grande número de players. Cheguei a adaptar para minha sobrinha brincar e foi sucesso. Depois que se adiciona Kaijus o jogo ganha outra dimensão e se torna uma luta por sobrevivência.
Wishlist atualizada
Como era esperado comecei a remover o que era cooperativo e festivo da listinha, mas ainda tinham coisas do lovecraftianas que eu acompanhava.
Ainda assim queria dar uma chance a novas abordagens e jogos com Overlord/Todos contra Um ainda estavam em vista. Cartas de Whitechapel e o recém anunciado Last Friday estavam na mira.
Com certeza comecei a procura por classicos Euro, mas principalmente estava atrás de um Stone Age (na época dificílimo de achar a versão da Devir).
No próximo episódio: Jogos estratégicos bons para para 6, é possível? E ainda: a Mansão da Loucura me fez cometer uma Loucura comprando o jogo mais caro ever que eu não queria!