Baseado no vídeo de comparação, e com a ajuda do thiago.sleite, bolamos um comparativo dos dois e como adaptar um jogo no outro.
Diferenças e adaptações entre Sheriff of Nothinghan (SoN) e Robin Hood (RH)
Inspeção:
SoN: Livre à escolha do Sheriff da vez. Pode inspecionar todos os camponeses, dois, três ou nenhum. Quem manda é o homem da lei.
RH: O xerife escolhe um camponês por rodada para inspecionar. Pode inspecionar um adicional se usar o token de Ajudante do Xerife.
Pagamento de multas (quando o camponês mente e é pego):
SoN: O camponês para ao Sheriff
RH: O camponês paga ao banco (supply), o Supply dá uma bonicação ao Xerife (valor menor que a multa)
Pagamento de indenização: (quando o xerife abre a sacola, mas o camponês não mentiu)
SoN: Quem paga é o Sheriff
RH: Quem paga é o Banco (supply)
Ficha de jogador:
SoN: Armazena os bens legais separados e abertos por tipo e os ilegais todos fechados em um mesmo monte.
RH: Armazena todos os bens, legais e ilegais, fechados juntos.
Ganhando dinheiro:
SoN: Além da venda das mercadorias, há os bônus de Rei e Rainha, cedidos aos jogadores que possuem mais bens de determinado tipo. Somente no final do jogo.
RH: Venda de mercadorias. Ao final da semana
Adquirindo novas cartas na rodada:
SoN: Sempre haverão duas pilhas de descartes abertas para poderem ser examinadas pelos jogadores. Antes da fase de preencher a bolsa com cartas, podem-se trocar cartas da mão ou por cartas do monte de compras ou das pilas de descartes. Existem detalhes extras, como se for comprar uma carta do descarte não pode comprar mais cartas do deck não revelado ainda, e as compras no descarte devem sempre seguir a ordem, não se pode “pescar” a carta desejada.
RH: Além de comprar novas cartas do monte de compras há o token de Robin Hood, que permite no início da rodada que um jogador procure por quais cartas quiser na pilha de descartes e trocar por qualquer número da sua mão. Aqui sim se pode “pescar” as cartas desejadas e só há um descarte
Carregando mercadorias:
SoN: Não há estipulação exata de quantas mercadorias devem ser carregadas. Podem ser carregadas de uma à cinco mercadorias
RH: A partir do jogador à esquerda do xerife, escolhem-se certos marcadores de carroça com o número de mercadorias que o camponês carregará, também sendo permitido carregar uma mercadoria consigo, não pegando, nesse caso, nenhum marcador.
Negociação:
SoN: Pode ser com dinheiro, mercadorias da bolsa, bens legais ou ilegais do seu estande e promessas futuras de favores.
RH: Dinheiro apenas.
Tamanho de cada semana:
SoN: Cada jogador é Sheriff duas vezes (três vezes com três jogadores).
RH: Cada jogador é xerife uma vez (duas vezes com três jogadores). Mas com a regra especial da semana final isso muda!
Confisco em nome do Rei:
SoN: Não possui.
RH: Possui.
Valores nas cartas:
SoN: Todas as multas das cartas legais são 2.
RH: Valores são diferentes.
Cartas ilegais especiais:
SoN: Existem cartas ilegais que interferem na contagem final de alguma mercadoria, como as maça douradas que valem por 3 maçãs...
RH: Não há nada disso.
O que posso adaptar de um no outro?
Regras do SoF adaptadas aos componentes do RH
Para transformar um jogo no outro, basta modificar as características mencionadas a seguir:
- Bônus de Rei e Rainha: aqui está um esquema adaptado da ficha de personagem de SoN para o RH com os valores de bônus para a maior e segunda maior quantidade de mercadorias legais, que fornecem bônus em dinheiro para a semana seguinte.
Rei Rainha
- Batata 20 10
- Frutas 15 10
- Galinhas 10 5
-> Aqui vale lembrar que os valores de multas são diferente no SoN todas são 2, então pode gerar algum interação favorável a algum tipo de mercadoria, porém, não fizemos aqui, nenhum cálculo. para isso.
- Cartas: Em SoN cada jogador recebe seis cartas, enquanto em RH são cinco. Isso não vale a pena transpor de um jogo para outro, visto que a quantidade de cartas no primeiro é bem maior que no segundo. Mas se quiser mudar por sua conta e risco não deve mudar muito, pode ajudar a dar mais opções aos jogadores
- Dinheiro: Em SoN cada jogador sai com 50 “dinheiros”, enquanto no RH são 30. É outro ponto que não vale passar de um para o outro, visto que os dois jogos têm dimensões diferentes. Porém no RH, toda semana os jogadores recebem mais dinheiro, no SoF somente no final do jogo para contabilizar o dinheiro final. Porém pode faltar cartas se jogar em muitos jogadores.
- Ficha de personagem: RH não possui uma ficha de personagem tão complexa quanto o SoN, mas isso é facilmente adaptável. Desde que fiquem as mercadorias legais que passaram abertas e separadas por tipo, e as ilegais fechadas, na frente de cada jogador, já se tem esse papel cumprido para verificar no final da semana quem é Rei e Rainha de cada produto.
- Ignore as carroças, todos podem mandar de uma a cinco cartas, faça duas pilhas de descartes, você pode comprar jogar cartas fora e comprar na ordem das cartas de descarte, ou da pilha de cartas não revelada (antes de escolher quais mercadorias mandará na sacola). Você pode negociar muitas coisas (veja acima).
Regras do RH adaptadas aos componentes do SoN
- Ignore as pontuações de rei e rainha.
- Você vai precisar de umas fichas (pode ser de poker) ou em cartão, para simular as carroças. Robin hood, confisco em nome do rei e o assistente
- Faça apenas uma pilha de descartes. Não há fase de comprar cartas no descarte ou da pilha de cartas. 5 cartas na mão pra cada jogador. Não se pode negociar nada além de dinheiro.