Thiago Brito::É possível que um jogador utilize a ação de uma carta jogada por um oponente, caso não haja nenhum cubo sobre ela? Como por exemplo a "Aquifer Pumping" ou a "Search for Life"
Ou somente posso usar as ações das cartas que eu mesmo joguei?
O manual não e claro sobre isso e não vi nenhum faq esclarecendo isso.
Na página 10, item 3, do manual mostra como você dele organizar suas cartas. Mas antes disso é bom lembrar um pouco do tema: você é uma corporação que compra patentes e implementa projetos cujos efeitos são a terraformação. Alguns efeitos podem atingir os outros. Nesse caso, a iconografia mostra um contorno vermelho.
Cada carta representa uma patente de projeto. Logo, as cartas vermelhas, verdes e azuis são suas (e não de outros - foi apenas você que adquiriu aquelas patentes). E o uso é o seguinte.
- Com as cartas de borda vermelha: você paga o preço, cumpre o efeito e vira para baixo numa pilha sua.
- Com as Cartas verdes você paga o preço, cumpre o efeito e deixa o topo aparente numa pilha sua.
- Cartas azuis você paga o preço, deixa o painel aparente numa pilha sua, a ação à mostra pode ser realizada apenas por você (o mesmo vale para a ação da sua corporação).
Assim, cada jogador terá, ao lado do seu playmat, além da carta da corporação, três pilhas: 1) eventos; 2) cartas autômatas; e 3) cartas ativas.
Enfim, respondendo curto: não.
lyuhi::As cartas que te permitem usar algo do oponente tem uma borda vermelha ao redor da ação, por exemplo se uma carta manda você remover um animal de uma carta, o simbolo de animal vai ter a borda avermelhada, indicando que pode ser um animal de uma carta sua ou do adversario.
Se não tem a borda laranja nao pode usar no amiguinho =].
Neste caso é sempre
em prejuízo do
amiguinho.