Derfell::nieb:: Os vídeos e guias aqui da Ludopedia não serviram?
Não vi nenhum guia. Os cartões de referência ajudam mas tenho dúvidas no setup para cada número de jogadores. Se sorteia sempre entre os 16 disponíveis. Se sempre funciona apenas durante uma rodada e o que seria noite tranquila.
# Sobre o setup, você vai partir do inicial que o jogo fala até 5 jogadores, ai acredito que seria melhor você escolher de acordo como deseja jogar. Como não gostei do Tanner e Doppelganger, eu deixaria por último. Pelo jogo original eu faria assim (mantendo a ordem de acordar):
# 03 jogadores: 2 WEREWOLF, 1 VILLAGER, 1 SEER, 1 ROBBER, 1 TROUBLEMAKER
# 04 jogadores: + 1 VILLAGER
# 05 jogadores: + 1 VILLAGER
# 06 jogadores: + 1 MINION
# 07 jogadores: + 1 DRUNK
# 08 jogadores: + 2 MASON (remove o DRUNK)
# 09 jogadores: + 1 DRUNK (adiciona novamente)
# 10 jogadores: + 1 INSOMNIAC
# 11 jogadores: + 1 HUNTER
# 12 jogadores: + 1 DOPPELGANGER
# 13 jogadores: + 1 TANNER
# Sobre a rodada você faz apenas uma votação e acaba.
# Uma noite tranquila é quando todos os jogadores (geralmente funciona em partidas com poucos jogadores) acreditam que entre eles não tem Lobisomem ou Minion (ou seja, essas cartas estariam nas 3 do centro da mesa), então eles declaram noite tranquila:
Se entre os jogadores não tiver Lobisomem/Minion, os Aldeões ganham;
Se entre os jogadores tiver um Lobisomem, os Lobisomens ganham.
Se entre os jogadoers tiver um Minion, o Minion ganha sozinho.
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Depois de um tempo eu vi que quase todo jogo pode ter uma regra especial ou removida para se encaixar melhor no grupo.
Como não tenho o jogo, quero fazer um Print and Play sem os tokens, e no lugar do Tanner e Doppelganger, eu iria adicionar duas cartas parecidas com o HUNTER para serem as duas últimas a serem adicionadas (com 12 e 13 jogadores):
- HUNTER: Se for morto, o jogador que ele apontou na votação morre.
- ASSASSIN: Se for morto, escolhe qualquer jogador para morrer.
- WITCH: Se for morta, escolhe uma carta do meio para morrer.
*A carta morta por qualquer um dos três (HUNTER, ASSASSIN ou WITCH) determina quem ganha.
Também penso em adicionar uma carta do mal, como um segundo MINION (seria parecido com os 2 MASONS) para entrar com partida acima de 10 jogadores, mas teria que testar, não entendo muito bem se pode ficar muito puxado pra um lado ou outro, mas como é um jogo mais de diversão não deve mudar muito.