Ghenov::gunterjr::Quanto a primeira dúvida:
Você só pode jogar uma carta se for possível cumprir os requisitos, nesse caso, não poderia jogar ela.
Em verdade, se não houver, expressamente, explícito na carta determinada exigência, é possível aplicá-la, principalmente no quesito sobre produção de recursos. Isto está bem claro nas regras.
No caso de a carta diminuir uma produção, sim, você tem que perder aquele nível de determinada produção.
Exemplo: Se a carta faz você perder 1 nível de produção de energia e aumenta em 1 nível sua produção de calor.
Neste exemplo se você não tem pelo menos 1 nível de produção de energia a carta não pode ser jogada.
Isso já foi esclarecido várias vezes, inclusive pelo próprio autor do jogo.
Do FAQ oficial:
Playing a card - requirements
In order to play a card, you must 1) fulfill any requirement, 2) be able to perform all the direct effects of the card (with the 3 exceptions below), and 3) pay for the card.
A card may be played even if it * raises a global parameter that is already maxed out, * removes resources from any player and they don’t have enough or you don’t want to target them, or it * adds resources (usually animals or microbes) to a card but you don’t have a card that can collect them. In all those cases, simply do as much as you can and disregard these parts.
Para jogar uma carta, você deve:
1) Cumprir qualquer requisito
2) Se possível, realizar todos os efeitos da carta (com as 3 exceções abaixo)
3) Pagar pela carta
Uma carta pode ser jogada mesmo que ela aumente um parâmetro global que já esteja completo.
Ela também pode ser jogada se ela remove recursos de qualquer jogador e eles não tem o suficiente ou você não quer tê-los como alvo.
Ou também quando ela adiciona recursos (como animais ou micróbios) a uma carta, mas você não tem uma carta que possa recebe-los.
Em todos estes casos simplesmente faça o que puder e esqueça o resto.
Em um outro tópico no BGG o usuário Thomas Diehl faz a mesma pergunta:
Hi there,
I have a question about the requirement for playing a card:
When you want to play a card which decrease a production of any resource about two or more steps and you have less of them, can you play this card or do you have to increase this production first?
Thanks and have fun...
Olá,
Tenho uma pergunta sobre requisitos para jogar uma carta:
Quando você quer jogar uma carta que diminui uma produção de qualquer recurso por mais do que você tem, você pode jogar a carta ou você tem que aumentar a produção antes?
Obrigado e e divirta-se
E a resposta do próprio Jacob Fryxelius:
All production effects MUST be performed in order to play the card, so yes, you need that production first. Or, if it targets opposing production (red border on the resource Icon), someone has to have that production for you to reduce (you may choose to target yourself though).
Cheers!
Todos os efeitos de produção DEVEM ser realizado em ordem para jogar uma carta, então sim, você precisa dessa produção antes. Ou, se ela tem a produção de um oponente como alvo (borda vermelha no ícone), alguém deve ter a produção para você reduzir (apesar de você poder escolher você mesmo como alvo).
Felicidades!