Fala galera, gostei do tema e de como ele foi desenvolvido por vocês. É difícil falar de wargames para um público que não conhece o estilo, mas o Paulo e o Lukita seguraram bem a onda.
Queria contar aqui uma experiência rápida que tive com o wargame mais marcante da minha vida, o monstruoso, The Campaign for North Africa. O Felipe perguntou se existe algum jogo em que diferentes pessoas cuidariam de detalhes específicos de um exército, e o CfNA faz exatamente isso. O jogo comporta de 8 a 10 pessoas, e é recomendado que se jogue com 10, ou seja 5 para cada lado! Dessa forma cada um gerencia uma área apenas: força aérea, linha de frente, logística, operações e o comandante em chefe. Então é preciso um trabalho muito bom em equipe para a coisa andar. O jogo tem uma duração de 60.000 minutos, e é bom que as pessoas estejam bem alinhadas para encarar a campanha completa. Esse é o jogo mais detalhista e complexo que eu já vi na vida, e certamente a simulação mais próxima da realidade que se pode encontrar no mercado.
Em 2010 fui convidado a encarar o monstro, durante o feriado de finados. Ao chegar no local recebo o primeiro choque ao me deparar com um mapa de jogo que ocupava 3 mesas, um manual gigantesco, várias fichas e 2 notebooks! Fui apenas para dar uma olhada no jogo, pois estava com filho pequeno em casa e não poderia me demorar, no entanto não resisti e acabei participando um pouquinho da aventura.

Se tivesse bastante gente uniformizada e menos tecnologia, eu poderia até me sentir num QG empoeirado, em algum lugar da África, na segunda guerra mundial.
Acompanhei um turno de ataque, que deve ter durado uns 40 minutos, e quando chegou o turno de logística dos aliados eu acabei assumindo o comando. A tarefa é brutal, simplesmente brutal. Tive que preparar comboios de suprimentos para abastecer a linha de frente e confesso que não seria possível executar a tarefa sem o notebook e o excel. Imagino quão bons eram os homens que tomavam essas decisões na segunda guerra. Foram 90 minutos tentando distribuir alimentos, combustível e munição entre os caminhões. Me preocupando com qual caminho tomar para que poucos caminhões se quebrassem durante o trajeto, quanto de combustível se perderia com a evaporação, e quem voltaria e quem seguiria em frente. Tudo isso do lados dos aliados, que possuíam vastos recursos chegando pelo mar. O nível de detalhe era tanto, que o eixo deveria até se preocupar em enviar mais água para os italianos poderem cozinhar sua "pasta".
Eu a direita, comandante de logística, discutindo com o comandante aliado de campo.
A experiência foi fantástica, saí suado, cansado e exausto mentalmente, depois de apenas 90 minutos de jogo, mas valeu a pena ter conhecido esse monstro e de ter participado, mesmo que rapidamente, dessa partida. No BGG existe um relato mais detalhado e completo dessa experiência fascinante.
https://www.boardgamegeek.com/thread/580214/cna-during-holiday
Enfim, deixo aqui meus cumprimentos pelo ótimo podcast, sigam nesse caminho que a coisa está indo bem. Um abraço a todos e parabéns pelo programa.
Obs.:
Lukita, reforço o convite para jogarmos alguns wargames, caso venha a Curitiba.
Crédito das imagens: Luiz Cláudio, conhecido no fórum como
lclaudius.