***********************************************
Como transformei minha cópia de Torres em um jogão abstrato!
Polêmicas a parte no título e subtítulo, a verdade é que essa versão de
Torres que a Devir trouxe ao Brasil no final de 2017 tem seus problemas de produção.
Os Cavaleiros Fálicos
Peguei minha cópia do jogo numa troca com o @
isR34L, que me alertou: "
Djow, esse Torres tem um elemento de destreza embutido — os cavaleiros caem, quando vai arrumar uma peça de torre as outras também caem, os cavaleiros caem de novo…". Só acreditei nisso quando joguei a primeira vez e vi que a tendência era levar tudo ao chão! Os cavaleiros não aguentam uma mexida na mesa, e já querem se jogar do alto das torres.
A parte de baixo dos Cavaleiros. Dá pra ver que não há muita base para apoio.
Se era uma problema tão evidente, com certeza o
MAIOR PORTAL SOBRE BOARDGAMES DO UNIVERSO teria algum conteúdo sobre. Pra minha supresa, essa versão mais recente não é muito discutida, maaaaas… em uma thread, em um único post, um cara mostrou a solução dele: massinha de modelar + uma bolinha de metal. A idéia era promissora, pois aumentando o peso da peça e concentrando ele na parte de baixo teríamos um melhor equilíbrio.
Relato abaixo como fiz esse upgrade nos cavaleiros, com dicas e fotos.
Ingredientes
Bolas de chumbo
Chumbada para Pesca, 25g (não sabia que existia isso até ir a loja de caça e pesca e pedir chumbo
Podem ser encontradas em lojas de caça e pesca. Existem em vários tamanhos e costumam vir com dimensões fora de padrão, mesmo sendo do mesmo "modelo".
São necessárias ao menos 30 bolinhas, pois são 28 peças de cavaleiro e mais uma de rei, que é mais larga. É bom ter sobressalentes para o caso de nem todas as bolinhas caberem nas peças.
O chumbo que usei (não muito parecidos com bolas)
Massa (Durepox ou Araldite)
É uma massa de secagem rápida compostas por dois tabletes separados que, quando misturados, ativam as propriedades químicas de secagem/endurecimento.
Usei a branca, pois me pareceu mais fácil de pintar caso um dia eu queira dar melhor acabamento a esse trabalho. Usei apenas um pacote pequeno e até sobrou.
Durepoxi Branco (para futura pintura)
Papel manteiga
Não é desse tipo de Papel que estou falando…
Pode ser papel manteiga (culinário) ou esse papel liso que vem envolto na massa, igual a foto abaixo.
Ele é usada no acabamento da massa, para deixa-la lisa em vez de cheia de marcas de digitais. Esses papeis não grudam na massa.
Mesa para fazer sujeira
Usei minha mesa de jogos (NÃO!) coberta com uma camada de papel paraná (UFA!). Você cobrir sua mesa com qualquer material, um papel fino ou mesmo uma toalha. Essa passo serve apenas para proteger a superfície que for usar, pois a massa gruda bem e vai danificar a superfície.
Montagem
Vamos ver os paços da montagem.
Bolinhas no traseiro dos Cavaleiros
Primeiro encontre as bolinhas que cabem dentro de cada Cavaleiro.
A bola tem que entrar inteira na peça, pois se ficar para fora, quando somada a massa, vai gerar um calombo que só vai fazer a peça ficar mais bamba.
Outro exemplo
Misturar a massa
Agora é hora de misturar uma pequena quantidade da massa. Você não precisa fazer o pacote todo de massa e pode ir fazendo com a demanda, pois vai sobrar bastante massa pra outra situação (com outro jogo que vou relatar no futuro). A massa tem um tempo de secagem alto, mas não devemos ficar uma tarde toda fazendo isso ou ela vai se tornando menos maleável.
Aplicar a massa no traseiro de vocês-sabem-quem
A massa deve cobrir todo o buraco no fundo da peça, apenas para o chumbo não cair e também não ficar balançando. Não é necessário encher a peça até cima, afinal queremos que a maior parte do peso fiquei embaixo da peça.
Fundo preenchido
Nesse momento é possível que uma bolha de ar se forme. Caso aconteça, basta fazer um furo na massa para o ar sair.
Deve-se ter cuidado para não suja as partes externas na peça, e se sujar, remover o quanto antes a massa. Depois de secar essa sujeira vai ficarm ais dificil de tirar.
O fundo vai ficar feio, mas as peças ficam boa parte do tempo viradas para o lado correto.
Resultado
Na foto abaixo, todo o material usado, algumas peças preenchidas, outras ainda por preencher. A peça do Rei foi preenchida também (mas esqueci de pegar fotos), com 2 ou 3 chumbos e um pouco mais de massa do que as peças de cavaleiro por ela ser maior.
Em resumo, as peças ficaram mais sólidas, deixando o jogo com um jeitão mais robusto e passando uma boa sensação tátil. Com o peso nas bases elas ficaram mais equilibradas, mas o problema é do projeto do formato das peças, e isso a gente não consegue alterar.
Fiquei satisfeito com o resultado e recomendo a sujeira e a desvalorização definitiva da sua cópia.