Quando fui adquirir meu Agrícola 2016 fiquei na dúvida entre ele, Caverna e Le Havre. Como não conhecia muito bem os jogos, fui pesquisar opinião.
Sobre as versões do Agrícola, como foi dito, a única diferença é o número de cartas. Na 2016 enxugaram mais e eliminaram as cartas mais apelonas e as que eram pouco utilizadas (não me pergunte como obtiveram essas informações hehehe). Além disso, temos uumá mudança estética que deixou o jogo simplesmente belíssimo em todos os componentes (bem mais bonito que o Le Havre XD).
A questão do Agrícola ser mais punitivo o deixa melhor que o Caverna, na minha opinião. Gostosa de jogo que deixa a gente na tensão de saber se fez a melhor escolha. Outro ponto gosto no agrícola é a necesidade do planejamento das ações. As vezes planejamos uma turno que depende de você realizar ações específicas e como os trabalhadores são postos de forma alternada e as ações só ocorrem quando todos são postos no tabuleiro força a uma mudança e adaptação dentro do próprio turno (conseguir arar a terra e plantar no mesmo turno nem sempre é possível! e aí, vai pegar uma madeiras para não perder o turno?!). Não joguei o Le Havre, pelo que vi ele não possui esse aspecto.
Minha opinião, em resumo, Agrícola é desafiador, punitivo, dinâmico e extremamente bonito na mesa
!
Mas para acabar com suas dúvidas o ideal seria você jogar e sentir os jogos.
Abs