Por Chris Laudermilk
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1922896/newbies-look-pendragon
Imagens do BGG
Premissa
Como o slogan do título indica, este jogo cobre a “Queda da Grã-Bretanha romana” no final dos séculos IV e V. Você assume o papel de uma das facções que lutam pelo controle da ilha quando Roma se retira. Do lado britânico estão os militares Dux e os civis Civitates tentando manter a velha ordem enquanto afirmam o controle para si mesmos. No lado bárbaro estão os saxões e os escoceses vindo para preencher o vácuo de poder e tomar um pedaço das terras e riquezas que tornaram-se disponíveis no caos que se seguiu.
Componentes
Como acontece em qualquer jogo GMT, os componentes são fantásticos. Há também muitos deles! O mapa fica bastante ocupado, mas para mim não é tão esmagador. É uma alegria ver o jogo na mesa e mover as peças.
O tabuleiro é um mapa grande, de alta qualidade, com 8 seções e belas artes. Há um lugar para tudo com várias trilhas e áreas de espera para todas as peças necessárias.
Cada facção tem um conjunto de peças de madeira pintadas. Os cubos de madeira Euro normais para as tropas primárias estão presentes, assim como os cilindros para cada facção para anotar níveis de recursos e ações tomadas e / ou elegibilidade. São adicionadas peças de fortificação personalizadas e peças de ataque. As últimas peças de madeira são os cubos menores de ouro para representar a Prosperidade.
Os marcadores de papelão são peças GMT grossas e de alta qualidade.
O jogo inclui um livro de regras abrangente e um Playbook. O manual é de 70 páginas! Mas possui um extenso jogo tutorial que abrange 11 rodadas; há também um extenso tutorial de IA cobrindo uma facção de cada lado (o Dux e o Scotti). Mais da metade do Playbook é dedicada a informações detalhadas de cada uma das 82 cartas de eventos, além do conjunto de artigos que o designer escreveu para o boletim informativo da GMT, notas do designer e algumas páginas de sugestões de leitura sobre o tema. O último pedaço de informação útil é o guia de pronúncia que ajuda os leitores com os nomes latinos, galeses, gaélicos e ingleses antigos. Há uma tonelada de informação lá!
Setup
Mecânicas
Este é o volume 8 (VIII) da série COIN e compartilha muitas das mecânicas básicas. Eu sou novo no COIN, e muitas mecânicas são antigas para aqueles que estão acompanhando a série. Meu entendimento é que
Pendragon: The Fall of Roman Britain adiciona várias novas reviravoltas ao sistema.
O jogo é conduzido pelo baralho de eventos com pontuação periódica e reiniciado através das cartas do Epoch; este deck é utilizado como outros jogos COIN, ou
Pandemic se você estiver mais familiarizado com esse jogo. O deck também controla a duração do jogo com base no cenário escolhido. Cada carta determina a ordem do jogador e você pode ver a próxima chegando, então há um pouco de presciência para planejar.
A grade de sequência da jogada está presente e no arranjo normal de COIN. Isso faz uma escolha tática interessante para os jogadores, pois a ação disponível do segundo jogador é determinada pelo que o primeiro jogador escolhe fazer.
As quatro facções nos dois lados do conflito estão presentes, assim como as ações assimétricas de Comando e Ação Especial. Cada ação faz algo diferente e pode ser combinada com um Ato quando o jogador quiser, ou a ação é capaz de melhorar o turno.
Uma das novas regras é o Imperium Track, que representa a deterioração do domínio romano. À medida que a situação política se deteriora, as condições de vitória das facções dos bretões mudam. É uma complicação adicional, mas uma nuance interessante.
Outra novidade é o conceito de prosperidade. Cada região tem uma quantidade de Prosperidade, representada por cubos de ouro, com base na população. Esta é uma grande parte do que as facções bárbaras estão perseguindo. Ele também é usado pelos britânicos como uma condição de vitória (para o Dux), influenciando o estado do Imperium e pagando mercenários.
Por último (e eu posso ter perdido algumas novidades devido à minha falta de familiaridade com a maioria dos jogos COIN) é o conceito de Foederati. Isso representa os romanos contratando tribos bárbaras como mercenários, à medida que as legiões se tornam indisponíveis. As facções britânicas podem trazer tropas de facções bárbaras como mercenários sob seu controle. O perigo é que esses mercenários não sejam pagos durante uma rodada ou revolta por meio de evento; então eles retornam ao controle da facção original. Este é outro ponto de decisão interessante que os jogadores britânicos precisam considerar.
O sistema Battle é reportado como sendo o lado complexo para COIN. Descobri que era mais uma sequência detalhada de várias etapas a seguir e não tão ruim em cada etapa. Minha única outra experiência foi com
Liberty or Death: The American Insurrection, e o sistema de Pendragon é decididamente diferente. É muito mais determinista, pois em cada etapa atingida pelas unidades sempre causam perdas e sempre na mesma quantidade. É escolher as opções das várias habilidades da unidade e a aleatoriedade de se elas são ativadas é onde está o risco. Uma vez que isso é determinado, você simplesmente percorre a rotina e encontra o resultado.
Tal como acontece com outros jogos COIN, existe um robusto conjunto de regras de IA. Cada "bot" tem regras específicas e um fluxograma para processar cada turno. Isso permite jogar sozinho ou com jogadores de IA quando há menos de quatro pessoas disponíveis.
Impressão Geral
O assunto do jogo é muito interessante para mim, e é por isso que eu escolhi no COIN como meu segundo jogo. Como mencionado anteriormente, meu primeiro foi Liberty or Death e meu aprendizado foi interrompido. Este ficou sob minha responsabilidade e eu passei pela curva de aprendizado. Este jogo é conhecido por ser um dos mais complexos da série COIN e eu acredito nisso. É uma fera complexa, e adicionar as regras da IA traz uma tarefa muito assustadora.
Vale a pena o esforço, no entanto. O jogo faz um trabalho maravilhoso em contar a história da deterioração das condições quando os romanos deixam a Bretanha e os bárbaros saem em busca de saques e novas terras para se instalar. Você realmente tem a sensação da luta para manter a velha estrutura no vácuo que está sendo deixado. Cada decisão conta e pode ser angustiante.
Para mim, a história ajudou a entender o jogo e a entender a estratégia. Os bárbaros atacam, atacam e atacam um pouco mais, saqueando e indo para casa com a pilhagem. Eles também estão tentando estabelecer assentamentos em terras ricas. Os britânicos estão tentando se defender da invasão bárbara enquanto lutam para manter velhas estruturas e lutam entre si para tomar o controle da ilha para sua própria facção.
Como alguns euros que eu gosto, não é que cada regra ou processo seja difícil; é só que há tantas partes móveis para se trabalhar. Uma vez que cada uma é descoberta, e elas são executados individualmente, não é tão ruim assim.
Este foi, obviamente, um projeto de paixão para
Marc Gouyon-Rety, e você sente isso em todos os aspectos do jogo. Desde os sistemas detalhados e tematizados que capturam a percepção da situação política até a enorme quantidade de informações apresentadas no Manual.
Eu gostei muito de aprender e jogar o jogo, foi muito divertido. Estou ansioso para colocar o jogo de volta na mesa e apresentar para outras pessoas do meu grupo. Talvez até converter alguns que estão receosos de entrar em jogos COIN ou jogos de guerra.
Chris Laudermilk