Fala Galera, como vocês estão? Preparados para saber um pouco mais da vida de um determinado designer?
Bom, primeiramente preciso perguntar: E aí, você conhece Bruno Cathala?
Acho que a resposta vai ser sim, né? Afinal, Bruno Cathala é o criador de Kingdomino, ganhador do Spiel des Jahres do ano passado e que foi lançado aqui pela Papergames. E ele também é o criador de um dos jogos mais queridos e pedidos para ser lançado aqui no Brasil, o Five Tribes (que foi atendido pela Galápagos, ou melhor, vai ser atendido).
Mas vamos saber um pouco mais sobre a vida desse designer?

(Olá! Sou Bruno Cathala, sensualizado pra você!)
Bruno Cathala nasceu no ano de 1963, na França, e vive desde 1986 na cidade de Haute-Savoine, perto de Geneva, na Suíca. Ele está no mercado há mais de 15 anos e tem muitos jogos já lançados, alguns deles em parceria com outros designers. Dessas parcerias, talvez as mais conhecidas são: Cyclades, com Ludovic Maublanc, Shadows Over Camelot com Serge Laget e 7 Wonders Duel com Antoine Bauza.
Para trazer um pouco mais da vida e curiosidades sobre o Bruno Cathala, vamos trazer algumas entrevistas que ele designer já fez. E que tal saber se é possível viver apenas da criação de jogos? Acho que vai ter gente aí com esperanças renovadas. E aí Cathala, tu fazes mais alguma coisa da vida além de criar jogos?
‘Eu sou sortudo. Tudo que ganho vem de jogos que eu criei. Royalties de jogos que vocês conhecem, mas eu também crio jogos específicos através de pedidos particulares. Na parte criativa, eu sou um péssimo músico, então eu crio péssimas músicas para mim mesmo. ’
Para quem tem vontade de viver de boardgames, isso é possível. Mas é bem trabalhoso. O próprio Cathala ganha seu rico dinheirinho através de pedidos específicos e, por causa disso, ele tem mais de 50 jogos. Claro que muitos deles nunca iremos conhecer pois são feitos de forma particular, sem lançamento mundial.'
Cathala é fã de Richard Garfield e Claude Leroy. Ele diz que adora o Richard Garfield porque Magic mudou sua compreensão do designer de um jogo. Além disso, ele acha que Magic tem uma forte influência nos jogos modernos. Quanto ao Claude Leroy, esse designer é o criador do jogo Gyges, um abstrato para duas pessoas, e o Cathala é fã de jogos abstratos para duas pessoas e acha esse o melhor jogo criado para esse intuito.
E que tal a gente saber quais são seus jogos preferidos atualmente (pelo menos até outubro de 2017)?
‘ Captain Sonar é fantástico porque ele te dá uma experiência incrível, diferente e única ao jogar. Eu também gosto de Flamme Rouge porque é simples e elegante. Também adoro Santorini pois sou fá de jogos abstratos e Santorini é isso: um jogo abstrato puro e maravilhosamente lindo. É claro que não posso esquecer Jaipur. Jogar ele no celular é maravilhoso. ’

(Five Tribes. Um dos melhores jogos do Cathala que já joguei)
Claro que vocês querem saber um pouco sobre a criação de Bruno Cathala não é mesmo? Então vamos saber um pouquinho mais sobre seu processo. Mas antes disso, é sempre bom saber como é que ele entrou nesse mundo e quando ele decidiu começar a criar jogos de tabuleiro.
‘ Eu descobri que existia vida depois de Monopoly quando eu tinha 20 anos por causa de uma revisa francesa dedicada para boardgames. Eu comprei meu primeiro jogo e fiquei tão impressionado que decidi um dia criar meu próprio jogo, mas naquela época eu não tinha nenhuma ideia. Então durante anos eu preenchi minha vida com muitas partidas de vários e vários jogos. De todos os estilos e tipos. Então, quando eu estava com 36 anos, subitamente decidi que era o momento de fazer meus próprios jogos e comecei a trabalhar no meu primeiro protótipo, Lawless, que foi publicado em 2003. ’
Uma coisa bem interessante é que para o Cathala, além de tema e mecanismos, os componentes do jogo também são importantes quando se está criando ele. Mas para ele, mecânica, componentes e tema são ferramentas que são usadas para criar uma experiência específica em um jogo para os jogadores. E é essa experiência que ele tenta criar nos seus jogos.
E sobre o maior desafio em criar jogos e se durante o processo criativo ele pega alguma inspiração em outros jogos?
‘Quando eu tenho uma ideia e eu começo a trabalhar nela, eu penso que quero fazer o jogo dos meus sonhos, que vai ser excitante, com uma sensação de urgência, e um esperança que esses sentimentos serão repassados aos jogadores. O maior desafio em criar jogos é manter essa empolgação durante todo o processo, após um árduo caminho, testes após testes, mesmo quando o protótipo é finalmente finalizado.
Verdadeira criação sem influências externas é completamente impossível. Isto é verdade na literatura, na pintura e na música. E isso também é verdade nos jogos. O autor é influenciado pela sua própria experiência de vida, pelo que ele jogou, os filmes que assistiu, os livros que leu, as conversas que teve. Quando as ideias vêm na minha cabeça eu aposto que é o resultado de um longo e complexo processo que digere todas essas influências que eu experimentei. ‘

(7 Wonders Duel, jogo co-criado junto com Antoine Bauza)
Gostaria de falar um pouquinho mais sobre a criação do Five tribes e do Kingdomino.
Começando pelo Five Tribes, vocês sabiam que para o Bruno o melhor momento de criação de jogos foi quando ele criou o Five Tribes? Ele fala que todas as ideias para a criação vieram tudo de uma vez, como se isso fosse urgente e o jogo seria lançado em dois dias. Claro que houve muito mais tempo até afinar o jogo para seu lançamento, mas Cathala fala que a criação desse jogo foi rápida e simples.
E quanto ao Kingdomino? Como é que surgiu a ideia de criar um jogo no estilo de dominó???
‘A história por trás de Kingdomino é bem diferente dos outros jogos que criei. Na verdade, bem no começo, ele foi um jogo que desenvolvi especificamente para um resort de Ski. Uma das minhas funções como Game Designer, é criar jogos para a grande indústria de boardgames, mas eu também crio jogos de forma particular, usando os pedidos específicos de cada cliente, para eles usarem na comunicação externa ou interna ou mesmo como uma ferramenta de treinamento. Então, no caso desse resort, eu já havia criado jogos de cartas, tiles e dados para que o resort pudesse dar para as pessoas que comprassem um passaporte longo de estadia. Então, em 2015, chegou um outro pedido de jogos que eu poderia utilizar uma mescla de tudo criado para tentar um jogo simples. Logo veio a minha mente dominós. A caixa do jogo me fez pensar que cada jogador teria 8 dominós pequenos. Eu sentia tanto prazer em jogar, que eu pensei que seria uma vergonha não tentar enriquecer esse jogo e lança-lo mundialmente. ’
‘Eu criei Kingdomino tendo isso como base e incorporei um tema, no qual fiquei hesitante entre um reino ou algum tipo de fazenda. Eu também aumentei o número de dominós e introduzi um sistema de numeração em cada dominó que traria um interessante dilema aos jogadores. Então veio a diferença dos gameplays das variações, sendo que a variação de 2 jogadores 7 x 7 é a minha preferida. Este primeiro esboço de jogo eu consegui fazer em uma tarde. Mas até trazer o kingdomino para ser publicado, demorou em torno de 6 meses. ’

(kingdomino, jogo que deu o Spiel des Jahres ao Bruno Cathala)
Para finalizar, gostaria de trazer mais 2 curiosidades sobre Bruno Cathala. A primeira é que ele gostaria muito que tivesse mais participação feminina no hobby, principalmente na criação de jogos. E a segunda é que ele é fã de cogumelos. Sério. Ele adora andar nas montanhas, catar cogumelos, cozinhá-los e comer. Hum, será que taí o grande artifício que o Cathala usa para criar seus jogos tão diferentes entre si? O uso de cogumelos?
É isso pessoal. Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais desse designer fenomenal.

(Yamatai. Esse jogo é lindo demais)
Alguns Jogos de Bruno Cathala:
- Shadows over Camelot (2005) – parceria com Serge Laget
- Mr. Jack (2006) – parceria com Ludovic Maublanc
- Cleopatra and the Society of Architects (2006) - parceria com Ludovic Maublanc
- Wicked Witches Way (2006) – parceria com Serfe Laget
- Senji (2008) = parceria com Serge Laget
- Mow (2008)
- Dice Town (2009) – parceria com Ludovic Maublanc
- Cyclades (2009) – parceria com Ludovic Maublanc
- Five Tribes (2014)
- Abyss (2014) – parceria com Charles Chevallier
- 7 Wonders Duel – parceria com Antoine Bauza
- Kanagawa (2016)
- Kingdomino (2016)
- Crazy Mistigri (2017)
- Yamatai (2017) – parceria com Mac Paquiem
- Queendomino (2017)
- Oliver Twist (2017)