A pergunta original, no meu entender, fazia referência a terminar o movimento na curva sem pontos adicionais de movimento. A regra aqui em casa é: Se o robô não tivesse mais pontos de movimento ele terminaria por último na curva. Como ele ainda tem pontos de movimento, mas precisa terminar sua movimentação devido a presença de um jogador na curva, ele fica logo atrás do jogador, conforme mencionado nas regras. Acho que esse argumento "Sim, um robô sempre deve ultrapassar outro quando finalizar seu movimento num local com robôs". tira o fator simulação que tanto já discutimos.
Você tem razão, o exemplo em si não responde diretamente ao questionamento, ele deve ser usado apenas como REFERÊNCIA. Repare no texto que não há razão alguma para o Robô Amarelo ultrapassar o Robô Roxo pois uma vez que ele ENTRE numa zona de frenagem com outros carros HUMANOS, ele imediatamente perde todos os seus pontos de movimento. Portanto ele ficou ZERADO assim que entrou na seção. Como pela regra ele NÃO GASTA PM pra ultrapassar outros robôs, ainda assim (sem gastar PM), ele fez a ultrapassagem. Então, por "dedução", eu entendi que sim, os robôs realizam ultrapassagens mesmo sem ter pontos de movimento.
É questão de interpretação mesmo. Como um Robô não gasta pontos de movimento para ultrapassar outros Robôs, se ele não gasta movendo, porque gastaria parado? No fundo acho que "tanto faz". Como não há uma regra específica, fiquemos livres para usar a que trouxer mais realismo ou a que nos causar mais emoção ao jogo.
Meus amigos preferem permitir ultrapassagem para "aumentar o desafio" já que os Robôs não são oponentes tão fortes quanto gostaríamos e portanto, "quanto mais ajuda, melhor".