Sabe quando você lê sobre um jogo, assiste videos, lê as regras, acha tudo genial (do tema as mecanicas) e fica naquele hype gigantesco pra jogar pois com certeza você vai adorar a experiencia? Ansiedade a mil, setup pronto, partida se inicia e.... bem, não foi tudo aquilo que você imaginou. Bom essa foi minha experiencia com o Anachrony, e tentarei relatar o porque da "decepção". Adianto que não o acho um jogo ruim, tem seu valor, e toparei jogar mais vezes, no entanto, tem uma lista enorme de jogos que vou preferir jogar a ele.

Tema e Implementação Mecanica
Ok, aqui não tenho o que reclamar, tema é legal pra caramba, a esta justamente afinado a diversas mecânicas do jogo, como a alocação de trabalhadores limitados a disponibilidade das exosuits, o impacto do asteroide e as alterações decorrentes, a viajem no tempo, tudo funciona legal, é possível entender claramente o porque de cada regra dentro do tema. Pena que só isso não é o suficiente pra ser divertido pra mim.
Alocação de trabalhadores
Não é a melhor mecânica de alocação que já joguei, mas os trabalhadores especializados são legais, e da uma dinâmica interessante ao jogo, ainda que eu ache que em Manhattan Project o conceito foi mais bem implementado. Aqui você tem de se preocupar com a disponibilidade dos seus trabalhadores rodada a rodada, de forma a otimizar o uso dos espaços e aproveitar bônus por colocar o melhor trabalhador ali.
Construção de Motor
Nesse ponto começa a decepção com o jogo. Em tese você vai construir um motor em seu tabuleiro individual, com as construções e os superprojetos disponíveis, pra dar aquela vantajem marota sobre seus concorrentes. No entanto, achei muito chato como as coisas se desenvolve aqui. Primeiro, a disponibilidades de construções é de 4 no primeiro turno, e 8 no segundo (sendo 4 as do turno anterior q "descem" pra uma nova coluna), não há tanta rotatividade assim, alem de que algumas construções não adquiridas vão cada vez mais baixo na pilha de compra, o que dificulta (quase impossibilita) sua aquisição. A questão é que, dado aos recursos limitados, e a forma como as construções são disponibilizadas, não existe aqui grandes combos ou engine que vai lhe dar aquele orgulho danado quando estiver funcionando. E se acontecer, vai ter dependido de fatores aleatórios (surgir na ordem conveniente principalmente) que vai incomodar se você é um eurogamer que espera uma certa dose controlada de sorte, ou mesma a ausência dela, em um jogo desse "peso".
Poderes Variaveis e Pontuação de Final de turno
Outro fator que vai incomodar esses eurochatos como eu que podem não gostar de fatores aleatórios em jogos mais pesados. Sua facção obviamente terá vantagem em algum tipo de estrategia. (exemplo viajar muito no tempo, manter moral alta, construir laboratórios etc etc), de maneira que a pontuação de final de jogo sorteada (ou escolhida), de duas uma, ou vai privilegiar muito alguém (ele iria conseguir mesmo aquela supremacia no quesito requerido já que é a força da facção do mesmo), ou vai ser irrelevante, cada um ganha um, e empata em outro e foi a mesma coisa praticamente (no maximo aquela diferença irrelevante de 3 pts).
A viagem no tempo
Aqui foi a maior decepção. Quando li sobre ela nos fóruns, quando li as regras, tudo parecia lindo, achei que seria revolucionário. Na pratica é bem chato. Lembra que falei que os motores não são grande coisas ali em cima? Pois então, você não tem muito motivo pra ficar pegando adiantamento do futuro, exceto o fato que viajar no tempo pra devolver recursos da ponto. Pensa que aquele empréstimo do futuro friamente calculado vai possibilitar adiantar um belo engine de pontos? Pois é, não vai acontecer. Você não vai ter certeza que algumas construções que você precisa vai surgir, mesmo se surgir, se sera naquele momento conveniente. Pegar um recursinho a mais, ou dois, vai interferir quase nada na sua estrategia na maior parte do tempo. Bem verdade, minha esposa tem o recorde de pontos no jogo aqui no meu grupo, e não fez uma unica viajem (pegou dois recursos do futuro e não pagou o jogo todo).
Conclusão
O jogo é competente e redondo, mas foi bem decepcionante na primeira partida, na segunda subiu um pouco no conceito mas não o suficiente pra entrar no meu hall de grandes jogos do meu gosto pessoal. A descrição que me vem a mente sobre esse jogo seria: Uma especie de Manhattan Project (trabalhadores especializados + construção de engine) sem a corrida pelos pontos e criado pelo Vital Lacerda (aquele monte de regra e burocracia pra justificar o tema), pra dar aquela diferenciada jogaram uma viajem no tempo marota ali no meio, como não ajuda tanto incentivaram o uso dando ponto. Vou jogar mais? Sim irei, mas não sera nem de longe um dos meus favoritos.
Sinceramente penso se o monte de notas altas sobre esse jogo não vem pelo fato dele ser tão caro e quem compra se ver na obrigação de gostar. Porque olhando friamente apos o hype (e olha que realmente me esforcei pra gostar do jogo), ele é só mediano na minha opinião.