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  1. Fórum
  2. Análises
  3. Anachrony
  4. Anachrony é bom? Não sei....

Anachrony é bom? Não sei....

Anachrony
  • avatar
    diogoilho19/04/18 17:54
    avatar
    diogoilho
    19/04/18 17:54
    194 mensagens MD

    Sabe quando você lê sobre um jogo, assiste videos, lê as regras, acha tudo genial (do tema as mecanicas) e fica naquele hype gigantesco pra jogar pois com certeza você vai adorar a experiencia? Ansiedade a mil, setup pronto, partida se inicia e.... bem, não foi tudo aquilo que você imaginou. Bom essa foi minha experiencia com o Anachrony, e tentarei relatar o porque da "decepção". Adianto que não o acho um jogo ruim, tem seu valor, e toparei jogar mais vezes, no entanto, tem uma lista enorme de jogos que vou preferir jogar a ele.

    http://of-dice-and-men.herokuapp.com/2016/05/10/That-s-a-problem-for-Future-Me-Review-of-Anachrony/img4.jpg

    Tema e Implementação Mecanica

    Ok, aqui não tenho o que reclamar, tema é legal pra caramba, a esta justamente afinado a diversas mecânicas do jogo, como a alocação de trabalhadores limitados a disponibilidade das exosuits, o impacto do asteroide e as alterações decorrentes, a viajem no tempo, tudo funciona legal, é possível entender claramente o porque de cada regra dentro do tema. Pena que só isso não é o suficiente pra ser divertido pra mim.

    Alocação de trabalhadores


    Não é a melhor mecânica de alocação que já joguei, mas os trabalhadores especializados são legais, e da uma dinâmica interessante ao jogo, ainda que eu ache que em Manhattan Project o conceito foi mais bem implementado. Aqui você tem de se preocupar com a disponibilidade dos seus trabalhadores rodada a rodada, de forma a otimizar o uso dos espaços e aproveitar bônus por colocar o melhor trabalhador ali. 

    Construção de Motor

    Nesse ponto começa a decepção com o jogo. Em tese você vai construir um motor em seu tabuleiro individual, com as construções e os superprojetos disponíveis, pra dar aquela vantajem marota sobre seus concorrentes. No entanto, achei muito chato como as coisas se desenvolve aqui. Primeiro, a disponibilidades de construções é de 4 no primeiro turno, e 8 no segundo (sendo 4 as do turno anterior q "descem" pra uma nova coluna), não há tanta rotatividade assim, alem de que algumas construções não adquiridas vão cada vez mais baixo na pilha de compra, o que dificulta (quase impossibilita) sua aquisição. A questão é que, dado aos recursos limitados, e a forma como as construções são disponibilizadas, não existe aqui grandes combos ou engine que vai lhe dar aquele orgulho danado quando estiver funcionando. E se acontecer, vai ter dependido de fatores aleatórios (surgir na ordem conveniente principalmente) que vai incomodar se você é um eurogamer que espera uma certa dose controlada de sorte, ou mesma a ausência dela, em um jogo desse "peso".

    Poderes Variaveis e Pontuação de Final de turno

    Outro fator que vai incomodar esses eurochatos como eu que podem não gostar de fatores aleatórios em jogos mais pesados. Sua facção obviamente terá vantagem em algum tipo de estrategia. (exemplo viajar muito no tempo, manter moral alta, construir laboratórios etc etc), de maneira que a pontuação de final de jogo sorteada (ou escolhida), de duas uma, ou vai privilegiar muito alguém (ele iria conseguir mesmo aquela supremacia no quesito requerido já que é a força da facção do mesmo), ou vai ser irrelevante, cada um ganha um, e empata em outro e foi a mesma coisa praticamente (no maximo aquela diferença irrelevante de 3 pts).

    A viagem no tempo

    Aqui foi a maior decepção. Quando li sobre ela nos fóruns, quando li as regras, tudo parecia lindo, achei que seria revolucionário. Na pratica é bem chato. Lembra que falei que os motores não são grande coisas ali em cima? Pois então, você não tem muito motivo pra ficar pegando adiantamento do futuro, exceto o fato que viajar no tempo pra devolver recursos da ponto. Pensa que aquele empréstimo do futuro friamente calculado vai possibilitar adiantar um belo engine de pontos? Pois é, não vai acontecer. Você não vai ter certeza que algumas construções que você precisa vai surgir,  mesmo se surgir, se sera naquele momento conveniente. Pegar um recursinho a mais, ou dois, vai interferir quase nada na sua estrategia na maior parte do tempo. Bem verdade, minha esposa tem o recorde de pontos no jogo aqui no meu grupo, e não fez uma unica viajem (pegou dois recursos do futuro e não pagou o jogo todo).


    Conclusão

    O jogo é competente e redondo, mas foi bem decepcionante na primeira partida, na segunda subiu um pouco no conceito mas não o suficiente pra entrar no meu hall de grandes jogos do meu gosto pessoal. A descrição que me vem a mente sobre esse jogo seria: Uma especie de Manhattan Project (trabalhadores especializados + construção de engine) sem a corrida pelos pontos e criado pelo Vital Lacerda (aquele monte de regra e burocracia pra justificar o tema), pra dar aquela diferenciada jogaram uma viajem no tempo marota ali no meio, como não ajuda tanto incentivaram o uso dando ponto. Vou jogar mais? Sim irei, mas não sera nem de longe um dos meus favoritos. 
    Sinceramente penso se o monte de notas altas sobre esse jogo não vem pelo fato dele ser tão caro e quem compra se ver na obrigação de gostar. Porque olhando friamente apos o hype (e olha que realmente me esforcei pra gostar do jogo), ele é só mediano na minha opinião.

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  • Diego Ni
    467 mensagens MD
    avatar
    Diego Ni19/04/18 19:31
    Diego Ni » 19/04/18 19:31

    Ainda não li o texto, mas já dei like pelo título hahaha!

    2
  • marciusfabiani
    1123 mensagens MD
    avatar
    marciusfabiani19/04/18 20:33
    marciusfabiani » 19/04/18 20:33

    Achei longo, pesado e chato. Me deu sono.

    2
  • Rodrigo Danuzio
    62 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Danuzio19/04/18 20:44
    Rodrigo Danuzio » 19/04/18 20:44

    Haahah esse título já é patrimônio imaterial da ludopedia, só tenho o que agradecer ao criador de sua versão original. 

    Nunca joguei anachrony, mas tenho bastante interesse no jogo. 

    Agora falando sobre o tópico, gosto dessas análises mais negativas sobre jogos bem avaliados, tem jogo que a galera paga um pau danado que eu não curto mesmo, porém a maioria dos jogos que eu conheço o hype é bem justificado.

    3
  • Guilherme.felga
    978 mensagens MD
    avatar
    Guilherme.felga19/04/18 21:55
    Guilherme.felga » 19/04/18 21:55

    Entendo perfeitamente sua frustração com o Anachrony, mas permita-me discordar.

    Acho-o um jogo muito competente em sua proposta, um euro altamente temático com componentes de primeira linha. Alguns elementos que a meu ver o tornam muito interessante são a viagem no tempo que é, sim, bastante bem amarrada às regras e a sensação de catástrofe iminente. Recomendo que teste o modo solo do jogo. É muito bom! 

    Nenhum jogo é para todo mundo, há quem não vá gostar. Parabéns por ter a coragem de expor sua opinião a respeito desse!

    7
  • HU3Brutus
    1008 mensagens MD
    avatar
    HU3Brutus19/04/18 22:37
    HU3Brutus » 19/04/18 22:37

    Eu acho que esse jogo precisa de um bom (Jack) explicador, é um euro bem redondo e cheio de umas burocracias mesmo e só ganha a parte temática se houver uma pessoa competente assumindo a hora de explicar trazendo a tona a temática. Se for jogar pelo seu lado Euro mesmo é melhor jogar Manhattan Project que é um pouco mais rápido e bem mais barato.

    2
  • diogoilho
    194 mensagens MD
    avatar
    diogoilho20/04/18 00:18
    diogoilho » 20/04/18 00:18

    Guilherme.felga::
    Entendo perfeitamente sua frustração com o Anachrony, mas permita-me discordar.

    Acho-o um jogo muito competente em sua proposta, um euro altamente temático com componentes de primeira linha. Alguns elementos que a meu ver o tornam muito interessante são a viagem no tempo que é, sim, bastante bem amarrada às regras e a sensação de catástrofe iminente. Recomendo que teste o modo solo do jogo. É muito bom! 

    Nenhum jogo é para todo mundo, há quem não vá gostar. Parabéns por ter a coragem de expor sua opinião a respeito desse!


    Repare que minha critica a viajem no tempo, não é enquanto mecânica, pelo contrario até disse que estava muito bem implementada com relação ao tema. Meu problema é com ela ser 90% do tempo inútil se não desse ponto. Maior parte do tempo você viaja pra ganhar ponto, e não pq precisa de recursos pra fazer aquela jogada campeã. Isso que achei decepcionante.

    0
  • RMaia8
    2250 mensagens MD
    avatar
    RMaia820/04/18 08:21
    RMaia8 » 20/04/18 08:21

    Lendo seu review eu percebi que vc pouco fala sobre o tema de fato do jogo (as máquinas na capital, a extração, as "colônias", etc). Tanto que se refere aos bônus dos "Caminhos" como "bônus de final de jogo", o que não é em todo verdade.
    Anachrony é um jogo sobre o fim da humanidade como a conhecemos, e sobre os Caminhos e a esperança/fé à qual o ser humano se apega (talvez por falta de opção). Não sobre viagem no tempo (apesar de sim estar bem implementada ali).
    Acho que de repente o jogo só não é pra vc. O que é extremamente normal (eu mesmo tenho uma lista sem fim de jogos que são absurdamente respeitados mas só não servem pra mim).
    E não, sem dúvida não acho isso pq o jogo é caro (como vc sugere no review como uma possibilidade, única parte que eu achei que não acrescenta no seu review).

    Mas veja, só estou dando um contraponto à sua visão. Acho que seu review faz um trabalho muito importante de reflexão, e agradeço pelo seu empenho em promover o debate. ;)

    13
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL20/04/18 09:44
    E2EK1EL » 20/04/18 09:44

    Ótima analise, parabens!

    obs.: o criador do "jogo X é bom? Não sei..." é o Sven

    2
  • diogoilho
    194 mensagens MD
    avatar
    diogoilho20/04/18 11:09
    diogoilho » 20/04/18 11:09

    RMaia8::Lendo seu review eu percebi que vc pouco fala sobre o tema de fato do jogo (as máquinas na capital, a extração, as "colônias", etc). Tanto que se refere aos bônus dos "Caminhos" como "bônus de final de jogo", o que não é em todo verdade.
    Anachrony é um jogo sobre o fim da humanidade como a conhecemos, e sobre os Caminhos e a esperança/fé à qual o ser humano se apega (talvez por falta de opção). Não sobre viagem no tempo (apesar de sim estar bem implementada ali).
    Acho que de repente o jogo só não é pra vc. O que é extremamente normal (eu mesmo tenho uma lista sem fim de jogos que são absurdamente respeitados mas só não servem pra mim).
    E não, sem dúvida não acho isso pq o jogo é caro (como vc sugere no review como uma possibilidade, única parte que eu achei que não acrescenta no seu review).

    Mas veja, só estou dando um contraponto à sua visão. Acho que seu review faz um trabalho muito importante de reflexão, e agradeço pelo seu empenho em promover o debate. ;)

    Falei pouco de fato sobre o tema, mas pode ver que o pouco que falei elogiei. De fato o tema é muito bem implementado, por isso não me apeguei a descreve-lo (mesmo pq o review do ttzo eh bem detalhado). Quis focar no que me decepcionou, já que joguei com grande expectativa dado aos muitos elogios.
    A questão é, que eu me apego muito a quão divertido, ou quão surpreendente, as mecânicas dos jogos são. A mecânica em si é 90% do quanto vou gostar do jogo, tema e implementação do mesmo é cereja do bolo, se tiver legal, se não não faz falta. Sou assim até no video game, sempre fui mais fã da nintendo (uau como Mario pode ser divertido há 30 anos, essencialmente com mecânica de pular. Existe um primor na criação dos designers de fase e controle que ninguém ainda os superou), do que da sony e microsoft, que tem vários blackbusters, com historias legais, cutscenes maravilhosos, imersão gigantesca, e controles de merda. (quando não é um fps generico).
    Pronto, esta ai! Seria uma outra comparação que faria, se anachrony fosse um video game teria gráficos maravilhosos, historia exemplar, imersão pra caramba, e controles medianos num fps genérico. Essa foi minha impressão, mas como disse pode ser só pq o jogo não é pra mim.

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