Pessoal,
Disponibilizei aqui na Ludopedia os arquivos Print & Play de um jogo que fiz para jogar com minha família: Cites: Card Game. Não tenho nenhuma intenção de comercializá-lo e ele demonstrou ser um jogo leve, divertido e com um belo visual. É baseado na mecânica de jogos como Cardline e Timeline, com algumas mecânicas inseridas para deixar o jogo mais difícil.
Enfim, para aqueles que se arriscarem a imprimir e testar o jogo, espero que divirtam-se tanto quanto nós.
Eu imprimi em papel A4 de 90 gramaturas e coloquei em sleeves da Fantasy Flight Games Standard padrão (cinza). No kit básico são 280 cartas (21 ecossistemas e 269 animais).
Aos poucos vou subindo novas cartas de animais (tem carta pra caramba!). Ajuda a diversificar e cada partida torna-se uma experiência única em conhecer os animais.
Regras do jogo:
Neste jogo de cartas, os jogadores são administradores de parques ecológicos em vários habitats do mundo. O objetivo do jogo é ter o maior número de ecossistemas sobre o seu domínio.
Meus animais que preciso encaixar nos ecossistemas
No início do jogo, os jogadores recebem uma mão de cartas (2 a 4 jogadores = 10 cartas cada, 5 a 8 jogadores = 8 cartas cada) e as colocam na mesa à sua frente, sem olhar os dados dos animais no verso. Na sua vez, o jogador pode colocar um animal no ecossistema indicado ou trocar uma carta de animal que está na sua frente por um dos 5 animais que estão expostos na mesa. Ao colocar um animal no ecossistema, a carta deste animal fica do lado em que aparece os dados de Peso, Tamanho, Estatuto e Alimentação.
Frente da carta: classe, nome, figura e ecossistema.
Verso: classe, nome, estatuto (círculo colorido), ecossistema, peso, tamanho e alimentação.
Se você colocar o primeiro animal de um ecossistema, você põe 1 cubo neste ecossistema e compra outra carta de animal.
Se você colocar uma carta em um ecossistema que já tenha animais, você precisa deduzir se o animal que está colocando é maior ou menor que os animais já existentes. Se dois animais tiverem Peso, os animais mais pesados ficam em cima. Se não tiverem a informação de Peso, o Tamanho é o atributo usado para ordenar os animais, sendo que os maiores ficam em cima. Se o jogador acertou a ordem do animal, ele coloca 1 cubo no ecossistema. Você colocará cubos adicionais igual à quantidade de animais já existentes no ecossistema que façam parte da cadeia alimentar do animal que acabou de colocar (tanto presa quanto predador).
Se o jogador errou a ordem do animal, a carta é descartada, o jogador perde 1 cubo naquele ecossistema e recebe mais 2 animais aleatórios.
Quando um jogador colocar o quinto animal (e acertar a ordem) em um ecossistema, todos os animais deste ecossistema são descartados, zerando o local.
O jogo acaba quando qualquer jogador colocar todos os seus animais nos ecossistemas (este jogador adiciona 1 ponto à contagem final de ecossistemas). Vence o jogador que ter o domínio da maior quantidade de ecossistemas diferentes. Para dominar um ecossistema, o jogador precisa ter mais cubos do que os outros jogadores naquele local (quantidade de cubos empatados não permite seu domínio).
Caso o jogo termine empatado na quantidade de ecossistemas, o desempate é realizado pelo estatuto. Os jogadores contam quantos animais possuem nos ecossistemas que dominam com estatuto Extinto na Natureza (círculo preto). Quem tiver mais ganha. Se continuar empatado, contam os animais com estatuto Em Perigo (círculo vermelho). Depois, na ordem de desempate, Vulnerável (círculo Roxo), Raro (círculo amarelo), Não Ameaçado (círculo azul) e por último Comum (círculo verde).
DOMÍNIOS:
Classe: Mamíferos, Aves, Peixes, Répteis, Anfíbios e Invertebrados.
Ecossistemas: caverna, charco, costas litorâneas, deserto, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, lago, mangue, montanha temperada, montanha tropical, oceano, pântano, planície abissal, pradaria, recife de corais, região polar, rio, savana, semi deserto e tundra.
Estatuto:
Preto: Extinto no meio natural
Vermelho: Em Perigo
Roxo: Vulnerável
Amarelo: Rara
Azul: Não Ameaçada
Verde: Comum
Valeu!