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  3. Um Banquete a Odin
  4. Estratégia destacada, decepcionante!

Estratégia destacada, decepcionante!

Um Banquete a Odin
  • crdpa
    800 mensagens MD
    avatar
    crdpa11/04/18 17:15
    crdpa » 11/04/18 17:15

    Ainda não joguei e pelo ritmo que meu colega (que comprou o odin) anda comprando jogos duvido que vai ver mesa tão cedo.

    Porém eu tenho Agrícola e sempre que leio análises e vejo gameplays de jogos do Uwe (Caverna, Odin, etc), sempre me parece que ele está fazendo versões menos punitivas e restritivas do Agrícola, mais sandbox, pra agradar gregos e troianos e nunca tenho vontade de ir atrás.

    Agrícola pra mim é um jogo perfeito e muito bem amarrado. Apertado e tenso, do jeito que tem que ser. Não precisa de mais nada.

    2
  • nieb
    1845 mensagens MD
    avatar
    nieb11/04/18 17:45
    nieb » 11/04/18 17:45

    h0ttentot::Ainda não joguei e pelo ritmo que meu colega (que comprou o odin) anda comprando jogos duvido que vai ver mesa tão cedo.

    Porém eu tenho Agrícola e sempre que leio análises e vejo gameplays de jogos do Uwe (Caverna, Odin, etc), sempre me parece que ele está fazendo versões menos punitivas e restritivas do Agrícola, mais sandbox, pra agradar gregos e troianos e nunca tenho vontade de ir atrás.

    Agrícola pra mim é um jogo perfeito e muito bem amarrado. Apertado e tenso, do jeito que tem que ser. Não precisa de mais nada.

    Você escreveu Caverna errado.

    The Treta has Been Planted

    1
  • fredbarcelos
    370 mensagens MD
    avatar
    fredbarcelos11/04/18 20:02
    fredbarcelos » 11/04/18 20:02

    E2EK1EL::Eu já acho que uma pessoa pode jogar o jogo algumas vezes e dizer que o jogo é desbalanceado.

    Eu mesmo não tenho tempo pra jogar 10x um jogo de 2hrs pra descobrir que tem como ganhar da estratégia mais fácil.

    As Viagens de Marco Polo estou falando com vc!!!

    Eu já discordo totalmente de vc! Será que vc apenas cumpre contratos em Marco Polo? Será que em Great Western Trail vc acha que o "construtor" (Artífice, no manual da Conclave) é o mais fraco dos três "trabalhadores"? E será que vc tbm acha que em Mombasa, a trilha dos livros é inútil?

    Dei três exemplos de jogos em que jogadores inexperientes tem impressões muito errôneas sobre as estratégias dos jogos. Me parece que os autores fazem isso de propósito! kkkkkkk Vi Fel Barros comentar sobre o que ele (e pelo visto o pessoal de desenvolvimento da Cmon) chama de "Noob Bait" e bem... É mais ou menos isso mesmo kkkk!

    Não me leve a mal, se todos os jogadores forem novatos, não vejo problema em eles seguirem os caminhos de pontuação mais fácil que o jogo apresenta (contratos em Marco Polo, trilha do diamante no Mombasa e vaqueiro em Great Western Trail), mas isso de forma alguma "quebra" o jogo. Só que vc só vai descobrir o verdadeiro potencial dos jogos quando vc consegue usar todos os recursos que o designer do jogo criou para ele! (pode olhar na minha coleção, eu tenho esses três jogos e acredite, sei jogar MUITO BEM cada um deles!

    Infelizmente eu não possuo a Fest for Odin, mas pela minha experiência em ver jogadores acharem que certos caminhos, em jogos euros médios/complexos, são "desbalanceados" (e eles estão sempre equivocados nos casos que eu posso conferir, ou seja, nos jogos que possuo) eu realmente acredito que este seja mais desses casos de, como disse Fel Barros: Noob Bait!  

    8
  • henriquemenino
    434 mensagens MD
    avatar
    henriquemenino11/04/18 21:16
    henriquemenino » 11/04/18 21:16

    É como no Village pode ir sem medo na triha de viagens.

    1
  • BruhOliver
    108 mensagens MD
    avatar
    BruhOliver11/04/18 22:18
    BruhOliver » 11/04/18 22:18

    henriquemenino::É como no Village pode ir sem medo na triha de viagens.


    Kkkkk cara eu sempre ganho atendendo 8 ou 9 mercados

    1
  • rsalbertos
    640 mensagens MD
    avatar
    rsalbertos11/04/18 23:03
    rsalbertos » 11/04/18 23:03

    Bom,

    Vamos lá...

    Na minha última partida fiz exatamente essa mesma estratégia, coloquei na cabeça que ia fazer 6 barcos. Bom, só coloquei na cabeça...não deu certo, fiz 4. 

    1. Você começa bem "fraco" de força de trabalho (poucos meeples).
    2. Você precisa coletar madeira antes (2 pelo menos para o barco de 21 pontos).
    3. Você precisa ir ao espaço de ação pra construir tal barco (e esse espaço precisa de 3 meeple - metade da sua força de ação nos primeiros turnos).
    4. Esse espaço precisa estar livre, assim como o da madeira citado anteriormente.
    5. Para emigrar (pode ser que esteja livre, a não ser que alguém pense igual a você) mas precisa gastar 2 e 3 meeples.

    Tentei fazer isso, e só consegui minha primeira emigração na segunda rodada.
    Ah, olha só a próxima rodada não tem colheita, ok, preciso conseguir ao menos algumas comidinhas aqui ou gastar meu dinheiro precioso.

    Nas rodadas seguintes você tem que seguir cíclico assim mas quem te garante que alguém não vai lá azedar (aconteceu no meu jogo, só na 4 rodada).
    Tudo tem de estar alinhado, se alguém te azedar, já era, irá precisar achar outros caminhos...

    E tem mais, seguindo nesse ritmo de barqueiro, você com certeza vai deixar muitos espaços negativos no seu board pessoal. Então se você conseguir construir 80 pontos de barcos e perder 40-50 pontos negativos...você terá feito uns 30-40 pontos nos barcos.

    Mas mesmo assim venci...pq vejam só, combei minhas cartas muito bem, conquistei uma ilha e uma casa de pedra, isso me ajudou a superar a pontuação negativa que fiz, foi arriscada a estratégia dos barcos mas tudo estava alinhado, minhas ações, nenhum bloqueio nas primeiras rodadas.

    A partida terminou com 69 pra mim e 60 pro adversário. E te garanto não foi só o barco que me deu a vitória, as cartas me ajudaram muitooo mais com os combos realizados e os próprios pontos de vitória que elas dão.



    Agora analisando...isso acontece muito em jogos com diversos caminhos para se pontuar, os designers criam aquele caminho com uma luz, aquele que brilha os olhos de quem escuta a explicação mas pra se chegar até aquela pontuação tu vai suar, e vai suar muito, além de depender de como teus adversários vão se comportar. 

    Não conta pra ninguém tá...mas tem uma estratégia bem mais simples de realizar e que te garante pontos passivos (você faz 3 ovelhas e/ou 3 vacas) e toda rodada você ganhará 5 pontos, sem fazer nada, se conseguir fazer isso até a segunda/terceira rodada, numa partida de 7 você irá pontuar por 6 rodadas, 5x5 = 25 pontos (SEM FAZER ABSOLUTAMENTE NADA, vai viver de renda). E ainda tem os pontos das que ficaram prenhas...na rodada final...então dá pra fazer uns 31-40.

    Acho que só com essa estratégia aí de cima já dá pra mitigar essa tua reclamação... =)
    (Tem mais viu...mas vou deixar você descobrir...aliás tem uma que é muito maneira de fazer se der certo...)

    Em relação ao draft que sugeri, Uwe já comentou, ele simplesmente não quis colocar um elemento a mais no jogo que já tem bastante coisa. Mas é uma variante que não altera ABSOLUTAMENTE nada da estrutura do jogo. Com ela você vai selecionar as cartas que deseja, quando comprar uma carta por uma ação, você compra desse deck, então você terá uma ideia do que investir, onde planejar, pq sabe que aquela carta vai vim...você consegue extrair muito mais dos combos presente no jogo.

    10
  • BruhOliver
    108 mensagens MD
    avatar
    BruhOliver11/04/18 23:10
    BruhOliver » 11/04/18 23:10

    rsalbertos::Bom,

    Vamos lá...

    Na minha última partida fiz exatamente essa mesma estratégia, coloquei na cabeça que ia fazer 6 barcos. Bom, só coloquei na cabeça...não deu certo, fiz 4. 

    1. Você começa bem "fraco" de força de trabalho (poucos meeples).
    2. Você precisa coletar madeira antes (2 pelo menos para o barco de 21 pontos).
    3. Você precisa ir ao espaço de ação pra construir tal barco (e esse espaço precisa de 3 meeple - metade da sua força de ação nos primeiros turnos).
    4. Esse espaço precisa estar livre, assim como o da madeira citado anteriormente.
    5. Para emigrar (pode ser que esteja livre, a não ser que alguém pense igual a você) mas precisa gastar 2 e 3 meeples.

    Tentei fazer isso, e só consegui minha primeira emigração na segunda rodada.
    Ah, olha só a próxima rodada não tem colheita, ok, preciso conseguir ao menos algumas comidinhas aqui ou gastar meu dinheiro precioso.

    Nas rodadas seguintes você tem que seguir cíclico assim mas quem te garante que alguém não vai lá azedar (aconteceu no meu jogo, só na 4 rodada).
    Tudo tem de estar alinhado, se alguém te azedar, já era, irá precisar achar outros caminhos...

    E tem mais, seguindo nesse ritmo de barqueiro, você com certeza vai deixar muitos espaços negativos no seu board pessoal. Então se você conseguir construir 80 pontos de barcos e perder 40-50 pontos negativos...você terá feito uns 30-40 pontos nos barcos.

    Mas mesmo assim venci...pq vejam só, combei minhas cartas muito bem, conquistei uma ilha e uma casa de pedra, isso me ajudou a superar a pontuação negativa que fiz, foi arriscada a estratégia dos barcos mas tudo estava alinhado, minhas ações, nenhum bloqueio nas primeiras rodadas.

    A partida terminou com 69 pra mim e 60 pro adversário. E te garanto não foi só o barco que me deu a vitória, as cartas me ajudaram muitooo mais com os combos realizados e os próprios pontos de vitória que elas dão.



    Agora analisando...isso acontece muito em jogos com diversos caminhos para se pontuar, os designers criam aquele caminho com uma luz, aquele que brilha os olhos de quem escuta a explicação mas pra se chegar até aquela pontuação tu vai suar, e vai suar muito, além de depender de como teus adversários vão se comportar. 

    Não conta pra ninguém tá...mas tem uma estratégia bem mais simples de realizar e que te garante pontos passivos (você faz duas ovelhas e duas vacas) e toda rodada você ganhará 5 pontos, sem fazer nada, se conseguir fazer isso até a segunda rodada, numa partida de 7 você irá pontuar por 6 rodadas, 6x5 = 30 pontos (SEM FAZER ABSOLUTAMENTE NADA, vai viver de renda).

    Acho que só com essa estratégia aí de cima já dá pra mitigar essa tua reclamação... =)
    (Tem mais viu...mas vou deixar você descobrir...aliás tem uma que é muito maneira de fazer se der certo...)

    Em relação ao draft que sugeri, Uwe já comentou, ele simplesmente não quis colocar um elemento a mais no jogo que já tem bastante coisa. Mas é uma variante que não altera ABSOLUTAMENTE nada da estrutura do jogo. Com ela você vai selecionar as cartas que deseja, quando comprar uma carta por uma ação, você compra desse deck, então você terá uma ideia do que investir, onde planejar, pq sabe que aquela carta vai vim...você consegue extrair muito mais dos combos presente no jogo.

    Cara legal, entendi o que fez na sua estratégia dos barcos.
    Mas em todas as minhas partidas (3 ou 4 players) me recusei a usar a estratégia justamente por me incomodar com tão facilidade, uma vez até tentei o caminho de combar as cartas.
    Mas cara!!! Os ganhadores com a estratégia do barco marcaram de 90 à 110 pontos! E eu em média 65-70 pontos fincando em último.
    E certo que nessa estratégia não vai conseguir tampar todos negativos, mas dá pra mitigar muito bem, eles tomaram em média 15 pontos negativos.
    Ou seja a média de pontuação em 65 nas nossas partidas foram sempre do último, e os barqueiros entre 90 a 110.
    Teve a última partida que inclusive os dois que foram barqueiros empataram com 92 cada ( um emigrou 5 barcos e o outro 6)

    0
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
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    Ovatsug Rednal12/04/18 10:39
    Ovatsug Rednal » 12/04/18 10:39

    ontem joguei uma solo e explorei outras estratégias. acabei mandando só um barco embora e fiquei com 68 pontos e 2 tabuleiros quase completamente preenchidos. quando jogar de novo vou tentar focar em fazer algo assim. mas ainda acho que os barcos deveriam pontuar pelo menos uns 5 pontos a menos cada...

    agora quanto ao colega ai que citou mombasa, me desculpa, mas a trilha do escriturário é horrível. simplesmente por que ela pontua a MESMA COISA que a do diamante.

    na do diamante, indo no máximo 2 ou 3 vezes por jogo, sem se programar muito (apenas o suficiente pra garantir que um turno vai ser focado só nisso e em mais 2 turnos pelo menos vc faça alguma ação de diamante), dá pra fazer a pontuação máxima da trilha, ou no mínimo fazer uns 30/40 pontos.

    a do escriturário você pode ganhar os mesmos pontos, mas tendo que comprar todas as cartas específicas pra trilha que saiu, vc não recebe bônus pelas trilhas que passou, só a que parou e geralmente os bônus são bem fraquinhos e no final ganha o mesmo ponto que no diamante, mas tendo que fazer muito mais esforço e muitas vezes deixando de lado outras estratégias, coisa que não acontece no diamante que dá pra fazer o diamante e mais outras de boas.

    tanto é que mombasa teve uma expansão pra "arrumar" o escriturário, então a quantidade de gente que percebeu o desbalanceamento foi grande.

    1
  • BruhOliver
    108 mensagens MD
    avatar
    BruhOliver12/04/18 10:47
    BruhOliver » 12/04/18 10:47

    Ovatsug Rednal::ontem joguei uma solo e explorei outras estratégias. acabei mandando só um barco embora e fiquei com 68 pontos e 2 tabuleiros quase completamente preenchidos. quando jogar de novo vou tentar focar em fazer algo assim. mas ainda acho que os barcos deveriam pontuar pelo menos uns 5 pontos a menos cada...

    agora quanto ao colega ai que citou mombasa, me desculpa, mas a trilha do escriturário é horrível. simplesmente por que ela pontua a MESMA COISA que a do diamante.

    na do diamante, indo no máximo 2 ou 3 vezes por jogo, sem se programar muito (apenas o suficiente pra garantir que um turno vai ser focado só nisso e em mais 2 turnos pelo menos vc faça alguma ação de diamante), dá pra fazer a pontuação máxima da trilha, ou no mínimo fazer uns 30/40 pontos.

    a do escriturário você pode ganhar os mesmos pontos, mas tendo que comprar todas as cartas específicas pra trilha que saiu, vc não recebe bônus pelas trilhas que passou, só a que parou e geralmente os bônus são bem fraquinhos e no final ganha o mesmo ponto que no diamante, mas tendo que fazer muito mais esforço e muitas vezes deixando de lado outras estratégias, coisa que não acontece no diamante que dá pra fazer o diamante e mais outras de boas.

    tanto é que mombasa teve uma expansão pra "arrumar" o escriturário, então a quantidade de gente que percebeu o desbalanceamento foi grande.

    Isso mesmo cara, concordo contigo, os barcos emigrados poderiam pontuar menos.
    AOS OFENDIDOS, NÃO ESTOU AFIRMANDO QUE O JOGO É QUEBRADO....
    E você fez a minha pontuação média com outras estratégias, por volta de 65 - 70 pontos, em contrapartida os jogadores barqueiros marcaram em média de 90 à 110 pontos nas minhas partidas.

    2
  • fredbarcelos
    370 mensagens MD
    avatar
    fredbarcelos12/04/18 12:22
    fredbarcelos » 12/04/18 12:22

    Ovatsug Rednal::ontem joguei uma solo e explorei outras estratégias. acabei mandando só um barco embora e fiquei com 68 pontos e 2 tabuleiros quase completamente preenchidos. quando jogar de novo vou tentar focar em fazer algo assim. mas ainda acho que os barcos deveriam pontuar pelo menos uns 5 pontos a menos cada...

    agora quanto ao colega ai que citou mombasa, me desculpa, mas a trilha do escriturário é horrível. simplesmente por que ela pontua a MESMA COISA que a do diamante.

    na do diamante, indo no máximo 2 ou 3 vezes por jogo, sem se programar muito (apenas o suficiente pra garantir que um turno vai ser focado só nisso e em mais 2 turnos pelo menos vc faça alguma ação de diamante), dá pra fazer a pontuação máxima da trilha, ou no mínimo fazer uns 30/40 pontos.

    a do escriturário você pode ganhar os mesmos pontos, mas tendo que comprar todas as cartas específicas pra trilha que saiu, vc não recebe bônus pelas trilhas que passou, só a que parou e geralmente os bônus são bem fraquinhos e no final ganha o mesmo ponto que no diamante, mas tendo que fazer muito mais esforço e muitas vezes deixando de lado outras estratégias, coisa que não acontece no diamante que dá pra fazer o diamante e mais outras de boas.

    tanto é que mombasa teve uma expansão pra "arrumar" o escriturário, então a quantidade de gente que percebeu o desbalanceamento foi grande.

    A impressão que tenho dessa expansão do Mombasa é a mesma que tenho da expansão do Marco Polo: Foram feitas para agradar jogadores que não conseguem passar pela curva de aprendizagem dos jogos (parece até exigência das produtoras, mas é puro achisso), tanto que eu tenho interesse ZERO em adquirir qualquer uma delas, pois elas "afrouxam" os jogos e isso sim eu acho bem "quebrado" (em relação à proposta inicial). 
    PS.: um amigo meu em sua última partida de Mombasa, avançou nas duas trilhas ao mesmo tempo usando as bonificações da trilha "horrível" do jogo... É... Ele deve ter jogado errado mesmo! Kkkkkkkk (talvez esses jogos sejam tudo quebrado mesmo... Ou será que... deixa pra lá!) 

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