Bom,
Vamos lá...
Na minha última partida fiz exatamente essa mesma estratégia, coloquei na cabeça que ia fazer 6 barcos. Bom, só coloquei na cabeça...não deu certo, fiz 4.
1. Você começa bem "fraco" de força de trabalho (poucos meeples).
2. Você precisa coletar madeira antes (2 pelo menos para o barco de 21 pontos).
3. Você precisa ir ao espaço de ação pra construir tal barco (e esse espaço precisa de 3 meeple - metade da sua força de ação nos primeiros turnos).
4. Esse espaço precisa estar livre, assim como o da madeira citado anteriormente.
5. Para emigrar (pode ser que esteja livre, a não ser que alguém pense igual a você) mas precisa gastar 2 e 3 meeples.
Tentei fazer isso, e só consegui minha primeira emigração na segunda rodada.
Ah, olha só a próxima rodada não tem colheita, ok, preciso conseguir ao menos algumas comidinhas aqui ou gastar meu dinheiro precioso.
Nas rodadas seguintes você tem que seguir cíclico assim mas quem te garante que alguém não vai lá azedar (aconteceu no meu jogo, só na 4 rodada).
Tudo tem de estar alinhado, se alguém te azedar, já era, irá precisar achar outros caminhos...
E tem mais, seguindo nesse ritmo de barqueiro, você com certeza vai deixar muitos espaços negativos no seu board pessoal. Então se você conseguir construir 80 pontos de barcos e perder 40-50 pontos negativos...você terá feito uns 30-40 pontos nos barcos.
Mas mesmo assim venci...pq vejam só, combei minhas cartas muito bem, conquistei uma ilha e uma casa de pedra, isso me ajudou a superar a pontuação negativa que fiz, foi arriscada a estratégia dos barcos mas tudo estava alinhado, minhas ações, nenhum bloqueio nas primeiras rodadas.
A partida terminou com 69 pra mim e 60 pro adversário. E te garanto não foi só o barco que me deu a vitória, as cartas me ajudaram muitooo mais com os combos realizados e os próprios pontos de vitória que elas dão.
Agora analisando...isso acontece muito em jogos com diversos caminhos para se pontuar, os designers criam aquele caminho com uma luz, aquele que brilha os olhos de quem escuta a explicação mas pra se chegar até aquela pontuação tu vai suar, e vai suar muito, além de depender de como teus adversários vão se comportar.
Não conta pra ninguém tá...mas tem uma estratégia bem mais simples de realizar e que te garante pontos passivos (você faz 3 ovelhas e/ou 3 vacas) e toda rodada você ganhará 5 pontos, sem fazer nada, se conseguir fazer isso até a segunda/terceira rodada, numa partida de 7 você irá pontuar por 6 rodadas, 5x5 = 25 pontos (SEM FAZER ABSOLUTAMENTE NADA, vai viver de renda). E ainda tem os pontos das que ficaram prenhas...na rodada final...então dá pra fazer uns 31-40.
Acho que só com essa estratégia aí de cima já dá pra mitigar essa tua reclamação... =)
(Tem mais viu...mas vou deixar você descobrir...aliás tem uma que é muito maneira de fazer se der certo...)
Em relação ao draft que sugeri, Uwe já comentou, ele simplesmente não quis colocar um elemento a mais no jogo que já tem bastante coisa. Mas é uma variante que não altera ABSOLUTAMENTE nada da estrutura do jogo. Com ela você vai selecionar as cartas que deseja, quando comprar uma carta por uma ação, você compra desse deck, então você terá uma ideia do que investir, onde planejar, pq sabe que aquela carta vai vim...você consegue extrair muito mais dos combos presente no jogo.