O que da para Jogar? #15: Matryoshka
Olá galera! De volta com mais um material do “O que dá para Jogar?”, post dedicado a falar brevemente sobre jogos rápidos e que podem ser jogados antes ou depois de uma jogatina de jogos mais pesados. E hoje eu trago Matryoshka, um cardgame do Sérgio Halaban, com uma temática bem diferente e mecânicas muito divertidas para serem jogadas em grandes grupos.
Sobre o Jogo
Matryoshka, assim como todos os jogos desse post, é um jogo de regras muitos simples, tão simples que o seu manual de regras é um folhetinho bem pequeno. O objetivo do jogo é fazer os jogadores montarem a sua coleção de bonecas Matryoshka. Ao todo temos no jogo um total de 10 tipos de bonecas, com tamanhos de 1 a 7, esses tamanhos servem para representar o tema de colocar as bonecas dentro uma da outra (como sugere esse modelo de bonecas). Os jogadores podem fazer coleções de tipos de bonecas ou tamanhos, quanto maior a sua coleção de um tipo ou tamanho, mais pontos ela vai ganhar no final da partida.
Bonecas Matryoshka.
Os jogadores colocam as suas coleções de bonecas na sua área de jogo, formando linhas de bonecas iguais e colunas de bonecas do mesmo tamanho, formando um grid que deixa mais fácil de identificar quais bonecas ele está procurando, pois o jogo segue basicamente um sistema de trocas / leilão onde os jogadores sempre compram duas cartas do baralho no começo do seu turno, mas eles sempre vão ter que fazer a troca de uma das bonecas da sua mão com os outros jogadores na mesa. Ele terá que escolher uma carta de boneca da sua mão e oferecê-la aberta para todos os jogadores, os outros jogadores por sua vez vão oferecer uma boneca fechada em troca dessa boneca (todos os jogadores devem colocar uma boneca disponível para troca na sua vez e todos devem oferecer algo em troca pela boneca), o jogador da vez vai olhar cada uma das bonecas oferecidas e escolher com qual jogador ele vai fazer a troca.
Os vários tipos de bonecas que tem no jogo.
Após as negociações, os jogadores vão atualizar as suas coleções em jogo, essa ação de atualizar as coleções acontecem em todos os turnos. Todas as cartas na mesa voltam para a mão dos jogadores e eles vão baixar uma quantidade X de cartas de acordo com o turno de jogo, isso faz com que todos os jogadores mudem bastante as suas coleções de bonecas ao longo da partida, tornando-as bem instáveis ao longo do jogo, fazendo os jogadores mudarem bastante de estratégia e as moldarem a medida que vão vendo novas possibilidades de coleções.
Coleções amostra na mesa de jogo.
Considerações Sobre o Jogo
Matryoshka é um jogo muito divertido e muito competitivo. Como em todas as rodadas sempre haverão negociações entre os jogadores, eles vão estar sempre tentando fazer o melhor negócio com as suas bonecas, tentando convencer os outros jogadores a pegarem a sua boneca em troca de negociações futuras ou facilitação em outras trocas, tornado cada rodada de “mercado” bem frenética e competitiva entre toda a mesa.
Coleção de bonecas de um jogador.
O sistema principal desse jogo é o seu leilão (conhecido aqui no grupo como mercado), achei muito interessante o tipo de leilão adotado pelo autor, fazer os jogadores estarem em constante negociação torna o jogo muito dinâmico, além de possibilitar um tipo de negociação bem diferenciado, e não apenas algo do tipo que leva quem oferece mais.
Matryoshka é um ótimo jogo, excelente para apresentar a novos jogadores e muito bom para passar o tempo e jogar várias e várias partidas seguidas, é costume aqui no grupo nos juntarmos para passar a noite jogando apenas ele e conversando um pouco. Divertido, simples e rápido, esse era um jogo que não poderia ficar de fora dos posts.
Acompanhe mais novidades nas redes sociais do canal: