Olá, jogadores(as)!
Adquiri recentemente o lançamento da Red Box, The Big Book of Madness e gostaria de dividir minhas primeiras impressões.
Curto jogos com tema de fantasia, magia e idade média em geral, quando utilizados com essa arte mais colorida então... o coração bate mais rápido xD.
Além do citado, o que me atraiu no jogo foi a mistura da construção de baralho com magia, não sei se existem outros jogos já utilizaram isso mas achei uma sacada muito bacana.
Até o momento foram 4 partidas jogadas em 2 jogadores, sendo:
1x Médio (derrota)
3x Difícil (2x derrota 1x vitória)
No geral achei o jogo bem divertido, são várias decisões no seu turno como melhorar seu baralho de elementos, derrotar as maldições, usar magias ou adquirir novas (que na minha opinião, é onde o jogo brilha). São várias magias diferentes e dos usos mais variados, vão de destruir à melhorar o seu baralho, sacar mais cartas ou dar uma jogada ao companheiro.
Gostei demais do sistema de melhoria do jogo, você sente que está se tornando um mago melhor.
Uma coisa que achei estranho é a questão de você não precisar derrotar os monstros, o jogo se foca em derrotar o último monstro, nos demais o máximo que acontece se você não derrotar é receber uma penalidade. Mas deixa eu exemplificar minha opinião.
Na última vez que joguei, na primeira rodada pouco antes do meu colega derrotar uma maldição me ocorreu um estalo:
- Cara, você vai derrotar essa maldição? - eu disse
- Claro! - ele respondeu
- Mas pra que? - eu indaguei
Quando perguntei isso ele atinou, não era necessário derrotar as maldições, a não ser que tivéssemos certeza que iriamos derrotar TODAS as maldições daquele monstro e por consequência derrotá-lo, acaba sendo inútil derrotar uma ou outra maldição.
A partir daí começamos à focar somente nas maldições que jogavam Loucura em nosso descarte, e ao invés de gastar 4 elementos pra derrotar a maldição e "ganhar" uma carta de elemento de nível 2, começamos a gastar esses mesmos 4 elementos e comprávamos DUAS cartas de elemento nível 2.
Depois disso, o jogo ficou bem mais fácil, conseguíamos curar as maldições tranquilamente então perder por loucura ficou fora de cogitação, já o último monstro derrotamos no terceiro turno com certa facilidade.
Como eu disse, joguei poucas vezes então pode ser que eu esteja falando bobagem, mas essa questão de ter que derrotar somente o último monstro pode se tornar um pouco desestimulador. Pensando nisso talvez na próxima jogatina eu coloque uma regra da casa de distribuir loucuras aos jogadores iguais ao número de maldições não derrotadas, começando do primeiro jogador. Por favor, não entendam que estou dizendo que o jogo seja quebrado, preciso jogar mais vezes pra ter uma opinião mais concreta sobre isso.
Bom, no mais achei um jogo bem divertido e não vejo a hora de jogá-lo novamente, experimentar novos magos, aprender novas magias e conhecer novos monstros. Essa questão que levantei sobre derrotar ou não os monstros não me fez gostar menos do jogo, talvez eu tive sorte na última rodada, ou talvez o jogo se desenrole dessa forma mesmo, se for esse caso vou experimentar as variantes do manual pra dificultá-lo ou até mesmo usar a regra caseira que citei acima.
Obrigado!