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  1. Fórum
  2. Análises
  3. The Big Book of Madness
  4. Primeiras impressões

Primeiras impressões

The Big Book of Madness
  • avatar
    Ziul07/04/18 14:39
    avatar
    Ziul
    07/04/18 14:39
    1617 mensagens MD

         Olá, jogadores(as)!

         Adquiri recentemente o lançamento da Red Box, The Big Book of Madness e gostaria de dividir minhas primeiras impressões.

         Curto jogos com tema de fantasia, magia e idade média em geral, quando utilizados com essa arte mais colorida então... o coração bate mais rápido xD.
         Além do citado, o que me atraiu no jogo foi a mistura da construção de baralho com magia, não sei se existem outros jogos já utilizaram isso mas achei uma sacada muito bacana. 

         Até o momento foram 4 partidas jogadas em 2 jogadores, sendo:
         1x Médio (derrota)
         3x Difícil (2x derrota 1x vitória)


         No geral achei o jogo bem divertido, são várias decisões no seu turno como melhorar seu baralho de elementos, derrotar as maldições, usar magias ou adquirir novas (que na minha opinião, é onde o jogo brilha). São várias magias diferentes e dos usos mais variados, vão de destruir à melhorar o seu baralho, sacar mais cartas ou dar uma jogada ao companheiro. 
    Gostei demais do sistema de melhoria do jogo, você sente que está se tornando um mago melhor.

         Uma coisa que achei estranho é a questão de você não precisar derrotar os monstros, o jogo se foca em derrotar o último monstro, nos demais o máximo que acontece se você não derrotar é receber uma penalidade. Mas deixa eu exemplificar minha opinião.

         Na última vez que joguei, na primeira rodada pouco antes do meu colega derrotar uma maldição me ocorreu um estalo:

         - Cara, você vai derrotar essa maldição? - eu disse
         - Claro! - ele respondeu
         - Mas pra que? - eu indaguei

         Quando perguntei isso ele atinou, não era necessário derrotar as maldições, a não ser que tivéssemos certeza que iriamos derrotar TODAS as maldições daquele monstro e por consequência derrotá-lo, acaba sendo inútil derrotar uma ou outra maldição.
         A partir daí começamos à focar somente nas maldições que jogavam Loucura em nosso descarte, e ao invés de gastar 4 elementos pra derrotar a maldição e "ganhar" uma carta de elemento de nível 2, começamos a gastar esses mesmos 4 elementos e comprávamos DUAS cartas de elemento nível 2.

         Depois disso, o jogo ficou bem mais fácil, conseguíamos curar as maldições tranquilamente então perder por loucura ficou fora de cogitação, já o último monstro derrotamos no terceiro turno com certa facilidade.

         Como eu disse, joguei poucas vezes então pode ser que eu esteja falando bobagem, mas essa questão de ter que derrotar somente o último monstro pode se tornar um pouco desestimulador. Pensando nisso talvez na próxima jogatina eu coloque uma regra da casa de distribuir loucuras aos jogadores iguais ao número de maldições não derrotadas, começando do primeiro jogador. Por favor, não entendam que estou dizendo que o jogo seja quebrado, preciso jogar mais vezes pra ter uma opinião mais concreta sobre isso.

         Bom, no mais achei um jogo bem divertido e não vejo a hora de jogá-lo novamente, experimentar novos magos, aprender novas magias e conhecer novos monstros. Essa questão que levantei sobre derrotar ou não os monstros não me fez gostar menos do jogo, talvez eu tive sorte na última rodada, ou talvez o jogo se desenrole dessa forma mesmo, se for esse caso vou experimentar as variantes do manual pra dificultá-lo ou até mesmo usar a regra caseira que citei acima.

         Obrigado!

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  • Legonian
    144 mensagens MD
    avatar
    Legonian10/04/18 12:10
    Legonian » 10/04/18 12:10

    Cara, parabêns pela vitória no difícil. Até hoje só consegui uma vez e tentei mais vezes que vc!

    1
  • Ziul
    1617 mensagens MD
    avatar
    Ziul10/04/18 12:25
    Ziul » 10/04/18 12:25

    Legonian::Cara, parabêns pela vitória no difícil. Até hoje só consegui uma vez e tentei mais vezes que vc!

    Pode ter sido um golpe de sorte xD
    Mas tente fazer como eu disse, ignorar os monstros iniciais e focar em melhorar seu deck.
    Isso faz uma diferença enorme.

    0
  • Roberto Rocha
    771 mensagens MD
    avatar
    Roberto Rocha10/04/18 14:49
    Roberto Rocha » 10/04/18 14:49

    Olá @Ziul, vou passar um pouco do meu sentimento após algumas partidas (10 até o momento).

    A primeira coisa que eu aprendi no The Big book of Madness é justamente isso que você ressaltou. Você tem que escolher o que é mais vantajoso a cada rodada: derrotar o monstro ou melhorar seu deck , comprar magias e curar loucuras. Fazer ambos é praticamente impossível.

    Você deve ser masoquista mesmo, pois já quer dificultar o jogo, mesmo tendo ganho apenas uma em quatro partidas, rs. Eu já ganhei algumas e continuo jogando no fácil.

    A única variante que usei foi a seguinte:
    BUNCH OF DUNCES: Do not receive a value-2 card when you destroy a Curse.

    No entanto, ela faz valer menos ainda a pena matar os monstros, que é algo que acho que você quer evitar.


    Recomendo que, a menos que você goste de sofrer muito, jogue mais algumas vezes antes de aplicar essa house rule.

    Abs

    1
  • Ziul
    1617 mensagens MD
    avatar
    Ziul10/04/18 15:04
    Ziul » 10/04/18 15:04

    Obrigado pela opinião, @Roberto Rocha!

    Então, a questão da dificuldade é porque pra mim jogo coop tem que ser difícil, beirando o impossível.

    Quanto mais você apanha do jogo maior é o prazer ao vencê-lo. Se eu derroto o tabuleiro muito fácil (ou muitas vezes), o jogo perde a "magia" rápido.


    Como eu disse pouco acima, pode ser que eu tenha tido sorte ao ganhar o jogo no modo difícil, jogarei novamente essa semana e vou constatar isso. ^^


    Obs.: Seu post foi um dos responsáveis por eu comprar o jogo. Valeu!

    1
  • Roberto Rocha
    771 mensagens MD
    avatar
    Roberto Rocha10/04/18 15:13
    Roberto Rocha » 10/04/18 15:13

    Ziul::Obrigado pela opinião, @Roberto Rocha!

    Então, a questão da dificuldade é porque pra mim jogo coop tem que ser difícil, beirando o impossível.

    Quanto mais você apanha do jogo maior é o prazer ao vencê-lo. Se eu derroto o tabuleiro muito fácil (ou muitas vezes), o jogo perde a "magia" rápido.


    Como eu disse pouco acima, pode ser que eu tenha tido sorte ao ganhar o jogo no modo difícil, jogarei novamente essa semana e vou constatar isso. ^^


    Obs.: Seu post foi um dos responsáveis por eu comprar o jogo. Valeu!

    Ah, uma coisa que esqueci de citar, é que em dois jogadores o jogo fica mais fácil mesmo. 
    Acredito que o número ideal seja 3 e nem imagino como deve ser jogá-lo em 5. Deve ser realmente impossível vencer.

    E aproveitando, já que você gosta de sofrer, recomendo jogar Forbidden Desert e Pandemic Iberia em 5 jogadores. Esses "beiram o impossível".
    E o Pandemic Iberia ainda tem as variantes com as doenças históricas e o Influx of Patients.
    Pra quem gosta de sofrer, são dois pratos cheios.

    2
  • Legonian
    144 mensagens MD
    avatar
    Legonian10/04/18 15:21
    Legonian » 10/04/18 15:21

    Ziul::
    Legonian::Cara, parabêns pela vitória no difícil. Até hoje só consegui uma vez e tentei mais vezes que vc!

    Pode ter sido um golpe de sorte xD
    Mas tente fazer como eu disse, ignorar os monstros iniciais e focar em melhorar seu deck.
    Isso faz uma diferença enorme.

    Eu faço exatamente isso. Aprendi depois de apanhar bastante ;)

    Outra coisa importante é o número de jogadores: Já joguei com 2 até 5 em várias dificuldades. quanto mais jogadores mais difícil o jogo. Em 5 nunca ganhei nem no fácil. Acho que o número mágico é 3 mesmo.

    Outra coisa que ajuda é escolher magos complementares, especialmente se você estiver confortável com os poderes que escolheu.

    1
  • Ziul
    1617 mensagens MD
    avatar
    Ziul11/04/18 08:02
    Ziul » 11/04/18 08:02

    Valeu pela dica, Roberto Rocha! Já estava de olho nesses dois mesmo, não pretendo adquirir por agora, mas está no radar. xD

    Então, Legonian, apesar de só ter jogado em 2 jogadores, percebi que realmente quanto mais jogadores mais difícil, creio que ganhar esse jogo com 5 beira o impossível kkkkk



    Só pra complementar, ontem joguei mais uma partida com 2 jogadores.

    Jogamos no Difícil, com as variantes Terror e Pesadelo com os magos sorteados e vencemos.

    1
  • Legonian
    144 mensagens MD
    avatar
    Legonian11/04/18 10:36
    Legonian » 11/04/18 10:36

    Ziul::Só pra complementar, ontem joguei mais uma partida com 2 jogadores.

    Jogamos no Difícil, com as variantes Terror e Pesadelo com os magos sorteados e vencemos.

    Não precisa humilhar ;)

    Preciso retomar esse jogo. Faz semanas que não jogo e estou perdendo a forma lol

    1
  • Ziul
    1617 mensagens MD
    avatar
    Ziul11/04/18 10:39
    Ziul » 11/04/18 10:39

    Legonian::
    Ziul::Só pra complementar, ontem joguei mais uma partida com 2 jogadores.

    Jogamos no Difícil, com as variantes Terror e Pesadelo com os magos sorteados e vencemos.

    Não precisa humilhar ;)

    Preciso retomar esse jogo. Faz semanas que não jogo e estou perdendo a forma lol

    Não foi esse o intuito xD
    Quis mostrar que em 2 jogadores, mesmo utilizando todas as dificuldades possíveis é possível ganhar (de toda forma, essa deu trabalho).
    Duvido muito que conseguiria isso com mais jogadores.
    Independente de qualquer coisa, estou gostando muito do jogo, pretendo joga-lo muito ainda!

    1
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