Salve, boardgamers! Segue a minha viagem por esse jogo que é uma verdadeira corrida pelo melhor curral do velho oeste americano!

No século 19 não era nada fácil criar e vender gado nos EUA. As vendas eram realizadas em Kansas City e o caminho a partir do Texas era extenso, cheio de perigos, índios e adversários. Incorporado no visionário rancheiro AZUL, decidi que poderia lucrar não só com a venda de gado, mas também com algumas estalagens durante a longa viagem.

Um longo caminho a percorrer. A concorrência será acirrada, então vamos dificultar um pouco para esses forasteiros!
Eu já tinha meu vaqueiro para ajudar a transportar o gado e também possuía trabalhadores que me apoiariam na logística do caminho e no embarque do rebanho em trens da cidade de Kansas. Mas fui ao mercado antes da jornada para contratar um especialista em engenhocas e construções, um artífice!

A diversidade do mercado me permitiu encontrar o profissional ideal para a empreitada, mas meus adversários também se beneficiaram dele.
Pé na estrada, atravessei rios, cruzei alagamentos e enfrentei dias de insolação constante. Mas foi com os índios que consegui um descanso merecido. A minha sorte foi que eles precisavam de mercadorias e eu pude fazer bons negócios com eles.

Depois que eu passei, meus adversários não tiveram a mesma sorte com os índios. O “negócio” deles virou cobrança de pedágio.
Na próxima estalagem, tinha um leilão de vacas de raças bem valorizadas. Com o dinheiro dos índios eu consegui melhorar um pouco a qualidade do meu gado. Meu vaqueiro me ajudou bastante a escolher, pena que a grana era curta e não pude comprar mais.

Quando eu voltar aqui, vou trazer mais dinheiro. Que vaquinhas lindas!
Perto de Kansas City tinha um bosque. Lugar perfeito para construir umas estalagens e ganhar muito dinheiro com os viajantes. Lancei mão de meus artífices e os deixei preparando o território. Construam!

Quem vai recusar uma paradinha nesses prédios em meio a tantas árvores, fornecendo sombra e água fresca?
Finalmente chegamos! Kansas City era uma grande cidade voltada principalmente para o comércio de gado. Ficaram ávidos pelas cabeças que conduzimos por todas essas semanas. Fechei o negócio e embarquei meu rebanho no primeiro trem, com destino a Santa Fé. Percebi que quanto mais longe ficava a cidade, mais ela pagava pela entrega.

O frete não era barato. Poderia lucrar também com as estações para compensar. Precisava de mais maquinistas!
De volta ao Texas, já estava resoluto! Por quê transportar tanto gado nessa jornada tão sacrificante se posso investir em melhores estalagens pelo caminho, melhorar as estações de trem e ainda lucrar com isso? Tinha muito trabalho pela frente!

Mais artífices e engenheiros de ferrovia vão dar conta do recado.
Ganhei muito dinheiro com minhas construções pelo caminho e as trilhas ferroviárias se tornaram uma verdadeira disputa de território. Todos queriam desenvolver as estações e entregar seu gado em cidades cada vez mais longínquas.

Consegui disparar nas estações, mas meu gado não passava de Santa Fé.
Percebi então que manter estalagens de luxo e estações modernas custavam muito dinheiro. Com poucos vaqueiros, não conseguia gado de qualidade e minha renda não aumentava tanto quanto eu gostaria. O concorrente AMARELO fez o inverso e focou mais na compra de rebanhos de raça pura e melhorias nas ferrovias. Foi assim que perdi para o Rei do Gado em “Great Western Trail”.