Mestre dos Dados Resenha #65: The Godfather Império Corleone
Olá galera! Estou de volta para trazer mais uma resenha para vocês, dessa vez com um jogo que peguei a pouco tempo, mas que já fez um sucesso grande aqui no meu grupo, se tornando um dos jogos favoritos da galera atualmente, estou falando do The Godfather – Império Corleone.
Sobre o Jogo
ATO I – O Negocio
Já estou na família a 3 anos, finalmente tive a chance e oportunidade de conduzir um dos negócios do Don, espero não estragar tudo, e assim, quem sabe, poder ganhar a confiança dele para novos negócios. Os contatos já devem estar chegando, o acordo é simples, nós fornecemos as armas e eles uma mala de dinheiro limpo, pronto para ser usado.
Godfather é um jogo criado pelo conhecido Eric Lang, tem capacidade para 2 a 5 jogadores, com tempo médio de 90 minutos por partida e que foi lançado no ano passado pela CMON, e no mesmo ano pela Galápagos Jogos aqui no Brasil. O jogo traz como temática principal toda a máfia que era apresentada na trilogia de filmes de mesmo nome, lançada no ano de 1972, porém o jogo é mais voltado para os acontecimentos do primeiro filme, como dito no próprio manual do jogo.
Tem como suas mecânicas principais a alocação de trabalhadores, o controle e influência de área e a gestão de mãos, ambas muito bem encaixadas em seu tema. Saber usar cada uma delas sabiamente vai lhe garantir a vitória em cima das outras famílias do jogo.
O objetivo principal do jogo é conseguir acumular a maior quantidade de dinheiro possível até o final do jogo, dinheiro esse que as famílias vão ganhar através da extorsão em comércios locais, trabalhos feitos para a família Corleone, e contatos com alguns aliados da família. Além disso, os jogadores vão, ao longo da partida, poder dominar os territórios do jogo para colocar a influência da sua família no local, esses territórios vão fornecer uma quantidade de dinheiro extra no final do jogo para aquele jogador que tiver a maior quantidade de marcadores de influência sobre eles, esse dinheiro extra pode ser crucial para a sua vitória, então tente sempre ter o controle da maior quantidade de territórios possível durante a partida.
Turno de Jogo
ATO II – A Chegada
Os contatos do Don já estão chegando no galpão que a família arrumou para fazer a transação, um local seguro e longe da polícia, pelo menos até a finalização da negociação, algo fornecido pelos contatos do Don dentro da polícia local. Os contatos acabaram de chegar, vamos aos negócios, quanto mais rápido terminarmos a negociação, mais rápido vou poder voltar com a mercadoria e receber meus créditos pela negociação.
O turno desse jogo é muito simples, cada jogador, na sua vez, terá direito a fazer apenas uma ação entre as várias possíveis, os jogadores podem fazer trabalhos públicos ou particulares, colocar um dos seus capangas na frente de uma loja, colocar um membro de sua família em um território, ou usar uma carta de aliado. A cada rodada o jogador fará a sua escolha de ação até que não haja mais nenhum capanga ou membros de família disponíveis na sua área de jogo, quando isso acontece o turno acabou para ele, e ele não poderá mais jogar durante todo o restante do turno. O jogo continua assim até que todos tenham jogado todos os seus capangas e membros de família, ativando assim o gatilho para o final de ato.
O jogo possui um total de 4 atos, cada um dividido por fases de abrir novos negócios no tabuleiro, a guerra de territórios, onde os jogadores vão combater pelo controle dos territórios do jogo; a fase de suborno, que dá a opção aos jogadores de conseguir mais aliados para a sua família; e por fim a fase de tributo ao Don, que se trata apenas de fazer o descarte de cartas da sua mão em tributo ao Don.
Durante o jogo os jogadores podem optar por fazer algumas alianças para dominar determinados territórios ou para manter o controle deles, mas essas alianças são bem frágeis e são quebradas muito facilmente, pois em determinados momentos os espaços para alocar os seus capangas e membros de família serão bem escassos, e no final você pode acabar por tomar os territórios de seu “aliado”. Geralmente essas quebras de amizade terminam com vários corpos boiando no rio.
Componentes do Jogo
ATO III – Algo de Errado
Ao chegar junto aos contatos, e após conversar sobre o acordo, eles me abrem uma mala cheia de drogas, não era isse o combinado, era para eles me darem dinheiro e não drogas, algo de errado está acontecendo aqui, os contatos do Don não iriam errar em algo tão bobo assim, os questiono sobre o acordo, e eles me dizem que o Don pediu a troca de armas por drogas, eu não estava sabendo de nada disso, esses caras só podem estar tentando me tapear. Eu indago que aquele não era o acordo, e que vou levar as armas embora caso eles não tenham a quantia de dinheiro combinado. A conversa fica mais exaltada, eles estão nervosos, e logo começamos a discutir, em meio a discussão, os homens deles começam a atirar em nós, imediatamente revidamos ao confronto, em meio aos tiros, todos os nossos homens morrem e eu consigo escapar dali ferido, mas ainda com vida.
The Godfather é um jogo com vários componentes e uma caixa bem grande, na caixa há uma boa quantidade de cartas, divididas entre cartas de trabalho, dinheiro e aliados; pequenas maletas em metal que vão servir para guardar o dinheiro dos jogadores ao longo da partida; tokens de marcação de território, e muitas, muitas miniaturas representando membros e capangas das famílias. Por fim, ainda temos o seu belo tabuleiro de jogo representando a cidade de Nova Iorque.
Acredito que os componentes que chamam mais atenção no jogo sejam as suas miniaturas e o restante dos componentes da sua família. Cada jogador começa o jogo com uma determinada quantidade de miniaturas (de acordo com a quantidade de jogadores na mesa), seus marcadores de controle de território, e sua maleta de dinheiro. Ambos os componentes citados são muito legais, mas as miniaturas são um show a parte. Embora todos os capangas do jogo sejam iguais em ambas as famílias, os seus membros de família são todos diferentes uns dos outros, cada um demonstrando uma feição e personalidade únicas, elas são muito bem feitas e ficam muito bonitas em mesa, gostei muito de todas, mas acho que os capangas poderiam ser diferentes de uma família para outra, dando assim uma identidade ainda mais única a cada uma das famílias do jogo, porém isso é apenas questão visual, nada que vá influenciar em jogo.
Componentes da Família Vitale.
Componentes da Família Caccano.
Componentes da Família Marzulo.

Componentes da Família Matarazzo.
Componentes da Família Pizzino.
No jogo temos uma boa quantidade de cartas que podem ser divididas entre as cartas de trabalho, cartas de recursos e cartas de aliados, as cartas de trabalho dão a oportunidade dos jogadores adquirirem mais dinheiro para a sua família, os trabalhos podem ser públicos ou particulares, porém ambos funcionam da mesma maneira, dando algum bônus à família que os fez, e servindo ainda, no final da partida, de pontuação bônus para os jogadores que tiverem feito mais trabalhos de uma determinada cor.
As cartas de recursos são usadas para realização dos trabalhos, cada um dos recursos é mostrado como um dos tipos de tráfico que era feito pela máfia na época, como bebidas, armas, lavagem de dinheiro, e as drogas que servem como um recurso coringa.
Cartas de Dinheiro.
Cartas de Recursos.
Cartas de Trabalho.
As cartas de aliados dão um tipo de ação extra e diferente aos jogadores que as possuem, essas cartas podem ser conseguidas durante as fases de suborno em cada ato do jogo. Aliados podem fornecer mais dinheiro, alocação de outras miniaturas, entre outros efeitos diversos de acordo com a carta de aliado. Aliados novos ficam disponíveis ao final de cada ato, e a cada ato seus efeitos vão ficando cada vez mais poderosos.
Cartas de Aliados.
Por fim, nós temos o tabuleiro central do jogo, representado por um mapa bem grande da cidade de Nova Iorque e dividido em 9 territórios onde as famílias estarão se confrontando para ganhar o controle dos mesmos, cada um desses territórios possui marcadores de comércios que as famílias vão poder extorquir para ganhar recursos e dinheiro e fazer os trabalhos sujos para o Don. Novos comércios são colocados no começo de cada ato, mas alguns comércios básicos já começam em jogo desde o início da partida.
Tabuleiro Central do Jogo.
Quero comentar aqui uma coisa que tinha esquecido nas últimas duas resenhas, que é falar um pouco sobre a arte do jogo. A arte foi feita pelo Karl Kopinski, não lembro de ter visto outros trabalhos dele em jogos, mas sei que o desse jogo está sensacional, imagens muito bem encaixadas no tema do jogo, algumas mostrando os membros de cada uma das famílias, cenários incrivelmente bem feitos, com um toque que dá a aparência de pintura, uma bela arte que se encaixa perfeitamente ao jogo.
Considerações sobre o Jogo
ATO IV – O Retorno
Ao retornar a casa do Don, ainda ferido, entro em uma sala particular com ele e tento explica-lo a situação, sobre como toda a negociação correu errado e como tentamos lidar com a situação, ele se aproxima de mim e fala.
- Carlos, você foi leal a mim por 4 anos, 4 anos de trabalho e dedicação a família para ganhar o direito de tratar desses negócios sozinho, você ganhou a sua oportunidade, era algo simples de se fazer, tudo planejado por meses, aí você volta para a minha casa sem nenhum dos meus homem vivos e com essa história mal contada e quer que eu acredite em você? Deveria ter pensado em algo melhor antes de vir até aqui sujando meu chão de sangue.
The Godfather é um jogo com um conjunto de regras que variam de simples a medianas. Jogadores que tenham algum conhecimento em jogos não terão dificuldades em pegar as suas regras; jogadores que não tenham conhecimento sobre jogos podem até pegar as regras melhor após jogar uma partida, tornando a segunda partida bem mais fácil para eles.

Esse é um jogo que constantemente fará os jogadores entrarem em conflitos para ganhar territórios para a sua família, logo, alianças podem ser feitas para que determinados territórios fiquem nas mãos de certos jogadores, porém, como citei acima, alianças nesse jogo são frágeis e muitos fáceis de serem quebradas, pois com o decorrer do jogo muitos capangas e membros de famílias ficarão espalhados por todos os lugares, fazendo com que uma hora ou outra você esteja no território de um dos seus “aliados”. As alianças aqui não são bem como em outros jogos, pois ela envolve mais situações como “- ah, eu não vou colocar meus personagens ali e você não coloca aqui, ok?”, ou algo como juntar dois jogadores para tomar o território de um terceiro jogador, coisas desse tipo, mas que podem influenciar em jogo e fazer os territórios rodarem muito mais fácil nas mãos dos jogadores.

Por fim, The Godfather é um jogo com uma boa pegada de estratégia e que faz com que os jogadores façam uma constante análise da situação a cada ação dos outros jogadores, pois o controle de determinadas áreas do jogo, com os comércios mais visados, pode dá ao dono daquele território uma vantagem em recursos muito boa, mas deve-se ficar atento, pois a cada novo turno novas tiles de comércios são abertas, e esses territórios mais visados vão mudando no decorrer da partida. Analise sempre qual tipo de recursos os jogadores estão pegando mais, tente pegar áreas que contenham comércios com esses recursos para sempre estar agilizando seu jogo, e sempre fique de olho no rodízio de novos comércios, pois neles é que estão uma boa parte para a sua vitória.
Acompanhe o Canal nas suas redes Sociais para mais Novidades: