Opa,
ainda que o tópico seja antigo, acredito que vale a pena compartilhar as informações que eu encontrei. Procurei sobre a questão do ataque de inimigos horda no BGG e no manual em inglês, também. No fórum do BGG, em todos os posts que achei, a regra para horda é a seguinte:
A horda ataca uma vez por ativação como um único inimigo. Se por algum motivo suas miniaturas estiverem separadas (como por afeito de um arrebentar, por exemplo), ela escolhe o alvo com base na distância da miniatura mais próxima de um personagem do jogador (baseado na IA do seu pergaminho, como um inimigo normal). A miniatura que estiver mais longe simplesmente se move para ficar junta da outra miniatura e executa seu ataque conforme o pergaminho do inimigo.
Para ser atacada, cada inimigo da horda é atacado individualmente e tem seu próprio número de pontos de vida.
Acho que a tradução para o português pode ter causado uma outra interpretação, mas se pegar o texto manual original, fica mais claro. Segue o texto do manual:
"15.2.1Horde Enemies
Some enemies, like the Gremlins Pack, have the “Horde” power. This means a single Enemy card represents a group of two or more figures, each with its own HP. They must be targeted and defended individually, but counted as a single enemy on the battlefield in terms of activations and Event Spawn Formula. Each figure counts as separate for control/domination."
Acho que nessa frase que a tradução pode ter confundido as coisas. Em uma tradução livre ficaria algo assim: "Eles devem ser atacados e defendem individualmente, mas contam como um único inimigo no campo de batalha em termos de ativação e fórmulas de geração de inimigos."
Acho que é isso. Espero ter ajudado.
p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 115%; background: transparent }