Em 1566, Jean Parisot de Valette, 49º Grande Mestre da Ordem de Malta, lançou as bases para Valletta, a futura capital de Malta.
Em Valletta, os jogadores têm a inspiração de Jean Parisot de Valette, a fim de obter matérias-primas; alugar comerciantes, pedreiros e telhadores; e construir sua própria versão da magnífica capital, com seus bastiões poderosos, edifícios barrocos, e uma rede de rua em ângulo reto. Cultive seus contatos com a Ordem de Malta para melhorar sua reputação.
Os jogadores são supervisionados em seu trabalho por Valette, que patrulha suas ruas como um inspetor de construção. Quando ele chega ao final de sua patrulha, o jogo termina e um vencedor é determinado.
Valletta é um jogo de Stefan Dorra (designer de Meduris e For Sale, dentre outros) e arte do famosíssimo Klemens Franz. Lançado em 2017, de 2 a 4 jogadores, que joga entre 40-80 minutos, e que tem como mecânica principal Deck / Pool Building.
Vou explicar as regras e o andamento do jogo sem muitos detalhes.
Todos os jogadores começam com um deck idêntico de 8 personagens (cartas), no seu turno, você compra 5 cartas e precisa “baixar” 3 dessas cartas, e fazer as ações correspondentes.
5 Cartas vermelhas:
Shopkeeper, Lumberjack, Stone Sculpter e Brick Worker: Quando o jogador baixa uma dessas cartas, ele pega 1 moeda, 1 madeira, 1 pedra ou 1 barro.
Maid: o jogador escolhe entre 1 moeda, 1 madeira, 1 pedra ou 1 barro.
Builder: O jogador pode construir ou aprimorar uma construção, pagando os recursos necessários.
2 Cartas roxas:
Apprentice: Copia o efeito de uma carta verde ou vermelha jogada anteriormente.
Jean Parisot de Valette: O jogador deve andar com o meeple de J.P. Vallette na ponte, e pode contratar ou demitir um personagem.
Há 3 cores de construções: verde, azul e amarela. Quando um jogador constrói um prédio, ele pega o personagem da construção e coloca na sua mão de cartas. Esse é o principal meio de adquirir novas cartas. O jogador pode baixar essa carta imediatamente caso ainda tenha ações. O jogador deve colocar uma “casinha” na construção, indicando que a pertence. Cada construção produz um recurso e cada personagem vai dar benefícios melhores do que aqueles de seu deck inicial.
Por exemplo:
Cartas verdes (recursos):
Banker, Woodworker, Quarryman e Brick Maker, quando essas cartas são baixadas, os jogadores recolhem moedas, madeiras, pedras ou barros para cada símbolo desses respectivos recursos em suas construções.
Cartas azuis (comércio e descontos):
Tax Collector: Cada oponente que tiver mais do que 3 ou mais madeiras, pedras ou barros, deve te dar 1 desses recursos.
Bricklayer, Stone Mason e Carpenter: Permite que o jogador construa ou aprimore com desconto de 2 barros, 2 pedras ou 2 madeiras:
Cartas amarelas (pontos):
Grand Bailiff Georg Schilling von Cannstatt: O jogador pode pagar 4 moedas para ganhar 4 pontos.
A fase final do jogo acontece quando algum jogador move Jean Parisot de Valette até o ultimo espaço da ponte, algum jogador chega aos 25 pontos ou quando algum jogador constrói sua oitava casinha.
Então todos os jogadores embaralham sua pilha de compra e sua pilha de descartes JUNTAS para criar uma pilha final, então os jogadores vão baixar essas cartas até que não sobre nenhuma.
Os jogadores contam seus pontos de suas construções e somam 1 ponto para cada 3 recursos que sobrarem.
Considerações Finais:
Valletta combina muito bem Deck Building, Gerenciamento de recursos e Construção de Cidades. O jogo é fácil de explicar e os turnos entre os jogadores jogam rápido, sem muito tempo de espera. Achei muito interessante o fato de você comprar da pilha até ficar com 5 cartas na mão, mas baixar apenas 3 cartas, isso aumenta a estratégia, pois você pode segurar aquela carta que irá roubar recursos dos amiguinhos, ou baixar uma carta que te dá 5 recursos e já baixar o aprendiz pra ganhar outros 5 recursos, ou construir aquela construção antes do seu oponente. A interação é bem alta, com um toque de “take that”, mas sem escolher um oponente em especifico como ocorre em outros jogos. O trigger para a fase final, e depois a corridinha para baixar todas as cartas é genial, pois você pode descartar as cartas para fazer sua engrenagem de pontos, mas no final do jogo, quanto mais cartas você tiver, mais rodadas irá jogar. O que não gostei muito é da arte de Klemens Franz que já está saturada, na minha opinião. Valletta é um ótimo jogo que passou despercebido dentre os vários lançamentos de 2017, mas que certamente vale uma conferida.