Bruno Rios::A expansão Buildings, que traz as miniaturas de caravanas, mercados, cidades e templos, é desnecessária. Na minha experiência, mesmo elas sendo azuis e essa não ser uma das cores dos exércitos, deixa o tabuleiro um pouco mais poluido. As fichas que vem com o jogo são mais que funcionais.
No mais, esse jogo suplanta GoT pra mim, que eu adoro, claro. Joga mais rápido que este sem estresse de traição/aliança por todas as partes. Um dos meus favoritos.
Qualquer coisa puramente estética é "desnecessária" em jogos. As próprias tropas militares poderiam ser cubinhos de cores diferentes ao invés dos capacetes, navios e etc, pois seriam funcionais também.
Mas pra mim quanto mais bonito/imersivo, melhor, e na minha visão não ficou nada poluído, na verdade fica bem bonito na mesa.
Sobre a comparação com o GoT, acho estilos bem diferentes de jogo, mas entendo a preferência pelo Mare Nostrum, pelas razões que você citou. Mas ainda assim nunca tive coragem de me desfazer do meu GoT, mesmo quase não jogando hahaha