Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. O Vale dos Mercadores
  4. FAQ - Vale dos Mercadores

FAQ - Vale dos Mercadores

O Vale dos Mercadores
  • avatar
    alissonvitorio02/03/18 12:53
    avatar
    alissonvitorio
    02/03/18 12:53
    77 mensagens MD

    FAQ Atualizado em: 02/03/2018

    Olá galera!

    Vale dos Mercadores foi uma ótima descoberta, um deckbuilding que explora muito bem o ciclo de compras e descartes, que possui uma ótima interação entre jogadores e oferece uma ampla gama de decisões para obtenção da vitória.

    Desde que comecei a jogar notei várias dúvidas recorrentes e fiz uma pesquisa no fórum do bgg, além de tirar algumas dúvidas diretamente com o game designer do jogo.


    DÚVIDAS SOBRE AS REGRAS BÁSICAS:

    # Se alguma Técnica possibilitar a remoção de alguma carta de uma pilha da Banca, o que acontece?

    Depois que uma pilha é montada com a Ação de Banca, ela não pode ser mais desfeita (você completa o requisito), mesmo que alguma carta que a compõe seja removida ou trocada.

    # Se algum efeito alterar o valor de uma carta, ela pode ser utilizada para a Ação de Banca?

    Sim. O valor atual de uma carta (modificado ou não) é o que deve ser levado em consideração quando realizar uma Ação de Mercado ou de Banca.

    Por exemplo: Você exibe a carta do Regateador Ousado para definir o efeito da passiva dela "Você pode jogar "um dado" uma vez em seu turno e adicionar o valor do resultado ao valor desta carta, neste turno.


    Imaginemos que sua próxima pilha da banca seja uma de valor 4. Você rola o dado do Regateador e obtém um 3, que somado ao valor 1 da carta, resulta em um 4. Você realiza a Ação de Banca e compõe sua pilha de valor 4 apenas com a carta de Regateador (que possui neste turno o valor exato necessário para montar a pilha). A carta do Regateador também poderia ser somada com outra carta de animal "Jaguatirica Sortuda" para formar uma pilha de valor ainda maior, ou para comprar uma nova carta com a ação de banca.


    # Ação de Mercado: Posso comprar uma carta de valor 2, com uma de valor 3, 4 ou 5? E se eu quiser pagar mais com cartas adicionais?

    Resposta mais atual do game designer (não está no manual, mas diz a mesma coisa de maneira mais clara):

    Sami Laakso: Sim, você pode comprar uma carta que custa 2 com um 3, 4 ou 5.

    Por falar nisso, aqui vai a versão atualizada das regras - "Quaisquer cartas usadas para a Ação de Mercado devem ser necessárias para atingir o preço da nova carta. Se quiser guardar alguma carta na mão que atende o requisito e ainda assim for capaz de pagar o preço, o faça. Não importa quais são as outras cartas que você mantém na mão."

    Essa atualização das regras deixou tudo mais claro.

    Quer comprar uma carta de valor 3 com um 5? Pode, você atingiu o necessário para o pagamento.
    Quer comprar a carta de valor 3 com um 2 + 2? Pode. O necessário foi atingido.
    Quer comprar a carta de valor 3 com 2 + 2 +1. Não pode, o "1" excedente é desnecessário.



    DÚVIDAS SOBRE AS CARTAS (em breve)


    Esquilos Voadores Acumuladores


    • Objeto Nostálgico: Quando usar Objeto Nostálgico, a passiva lhe permite pegar uma ÚNICA carta de animal ou lixo de sua pilha de descarte (qualquer uma que esteja lá).
    • Baú Vazio: Você pode usar da sua mão QUANTAS CARTAS QUISER de qualquer grupo de povo animal para construir a pilha.



    Araras Escarlates Irreverentes


    • Biscoitos: Esta carta possibilita que você ultrapasse o limite de 5 cartas na mão em qualquer momento (incluindo a fase da limpeza). Ela simplesmente não conta para tal restrição.



    Pandas Gigantes Negociantes


    • Descoberta de Mercado: Você pode usar o efeito da passiva para colocar 1 carta do topo do baralho de mercado na pilha de descarte, e, se quiser, pode usar a Descoberta de Mercado para comprar a carta "recém-descoberta", no mesmo turno ou em posteriores (se a carta ainda estiver disponível, claro). 
    • Liquidação de Estoque: Permite ultrapassar a restrição de compra excedente, ou seja, cartas adicionais podem usadas para comprar uma nova, com a Ação de Mercado. (veja Ação de Mercado na seção acima).







    PS: Se tiverem quaisquer dúvidas adicionais relevantes, podem perguntar, farei o possível para esclarecê-las!

    5
    1
    4
  • Compre agora o jogo O Vale dos Mercadores na LUDOSTORE
    R$ 124,39 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer
  • Gattoni
    353 mensagens MD
    avatar
    Gattoni02/03/18 13:20
    Gattoni » 02/03/18 13:20

    comprei o jogo semana passada e curti bastante tb.. se tivesso o 2 aqui no Brasil eu compraria.

    Uma carta que gera uma dúvida sempre é uma do esquilo que quando baixada para realizar ação de preencher banca diz que pode usar qualquer carta do descarte para inteirar o valor da banca. Surgiu a dúvida se poderia ser quantas cartas quiser ou somente uma. Na versão em inglês fica claro que é somente uma carta. o texto que eu acho que ficaria melhor para ela seria:
    "Quando esta carta é utilizada para construir banca, o jogador pode pegar UMA carta de seu descarte para completar a pilha. Inclusive quinquilharia".

    1
  • alissonvitorio
    77 mensagens MD
    avatar
    alissonvitorio02/03/18 14:34
    alissonvitorio » 02/03/18 14:34

    Essa e outras dúvidas relacionadas às cartas serão respondidas em breve!

    0
  • nieb
    1845 mensagens MD
    avatar
    nieb02/03/18 14:39
    nieb » 02/03/18 14:39

    O 2 é bem legal, jogamos bastante aqui em casa. O problema é que ele insere umas mecânicas diferentes que dificultam um pouco o entendimento do jogo.

    0
  • Gattoni
    353 mensagens MD
    avatar
    Gattoni02/03/18 15:00
    Gattoni » 02/03/18 15:00

    nieb::O 2 é bem legal, jogamos bastante aqui em casa. O problema é que ele insere umas mecânicas diferentes que dificultam um pouco o entendimento do jogo.


    Teria infinitas combinações de decks tendo os dois jogos e ainda o deck de castor que vende separado.

    Dei uma olhada e o desenvolvedor ta preparando o lançamento do 3 e uma big box que caberia todos lançados até hje.

    0
  • nieb
    1845 mensagens MD
    avatar
    nieb02/03/18 15:29
    nieb » 02/03/18 15:29

    Gattoni::
    nieb::O 2 é bem legal, jogamos bastante aqui em casa. O problema é que ele insere umas mecânicas diferentes que dificultam um pouco o entendimento do jogo.


    Teria infinitas combinações de decks tendo os dois jogos e ainda o deck de castor que vende separado.

    Dei uma olhada e o desenvolvedor ta preparando o lançamento do 3 e uma big box que caberia todos lançados até hje.

    "Infinitas" XD
    Tenho os castores também. Outra facção chatinha de jogar.

    0
  • Gattoni
    353 mensagens MD
    avatar
    Gattoni05/03/18 08:37
    Gattoni » 05/03/18 08:37

    Apareceu algumas dúvidas, infelizmente não estou com o jogo aqui de novo, mas depois coloco o nome da carta

    Tem uma carta dos guaxinins que te manda pegar duas cartas do deck de um jogador, jogar uma fora e descartar a outra. A dúvida é a seguinte 1. se o jogador está com o deck vazio ou com apenas uma carta eu devo embaralhar o descarte para conseguir executar a técnica, ou ela não funciona? 2. no caso do jogador não ter nenhuma carta no deck e no descarte, (ele só tem as 5 cartas na mão) devo comprar cartas do lixo ou a técnica não funciona?

    As cartas de camaleão que copiam outras, no caso de não haver carta válida para ser copiada, ficam valendo apenas como uma carta de camaleão sem habilidade e com seu valor de compra? (por exemplo a que copia o descarte e o oponente não tem descarte, ou que copia a sua banca e você ainda não tem banca).

    Existe uma carta de camaleão que é uma copia de alguma carta da sua mão. Minha dúvida é se vc for fazer banca pode por exemplo fazer a banca de 6 descendo ela e copiando uma carta de guaxinim valor 3 e depois descer a própria carta do guaxinim valor 3, ou as duas devem ser jogadas juntas e assim a carta de guaxinim não estaria na mão para ser copiada.

    Essas foram as dúvidas que surgiram no fds

    0
  • alissonvitorio
    77 mensagens MD
    avatar
    alissonvitorio05/03/18 12:51
    alissonvitorio » 05/03/18 12:51

    Gattoni::Apareceu algumas dúvidas, infelizmente não estou com o jogo aqui de novo, mas depois coloco o nome da carta

    Tem uma carta dos guaxinins que te manda pegar duas cartas do deck de um jogador, jogar uma fora e descartar a outra. A dúvida é a seguinte 1. se o jogador está com o deck vazio ou com apenas uma carta eu devo embaralhar o descarte para conseguir executar a técnica, ou ela não funciona? 2. no caso do jogador não ter nenhuma carta no deck e no descarte, (ele só tem as 5 cartas na mão) devo comprar cartas do lixo ou a técnica não funciona?

    As cartas de camaleão que copiam outras, no caso de não haver carta válida para ser copiada, ficam valendo apenas como uma carta de camaleão sem habilidade e com seu valor de compra? (por exemplo a que copia o descarte e o oponente não tem descarte, ou que copia a sua banca e você ainda não tem banca).

    Existe uma carta de camaleão que é uma copia de alguma carta da sua mão. Minha dúvida é se vc for fazer banca pode por exemplo fazer a banca de 6 descendo ela e copiando uma carta de guaxinim valor 3 e depois descer a própria carta do guaxinim valor 3, ou as duas devem ser jogadas juntas e assim a carta de guaxinim não estaria na mão para ser copiada.

    Essas foram as dúvidas que surgiram no fds

    O próprio manual responde a pergunta 1:

    Toda a vez que o seu baralho se esgotar e você ou qualquer outro precisar pegar novas cartas dele, embaralhe a sua pilha de descarte e use-a para formar um novo baralho. Se o seu baralho e a sua pilha de descarte se esgotarem ao mesmo tempo quando você precisar pegar novas cartas durante a limpeza, pegue cartas de quinquilharia da pilha de quinquilharia para preencher a sua mão com 5 cartas. No caso raro da pilha de quinquilharia se esgotar, use as cartas dos baralhos que não estão a ser utilizados como substitutas. Cartas de quinquilharia são as únicas que são consideradas ilimitadas em termos de quantidade.

    2) Muitas cartas de camaleão duplicam outras sem afetar as originais. Lembre-se também que os efeitos são passivos, bastando atender uma condição "como mostrar a carta" para que o efeito contínuo ocorra. Então, sim, se você mostra a carta de camaleão da mão e a original que está sendo copiada, definiu o efeito passivo, em seguida pode usar as duas para construir a pilha de valor 6 (com as duas valendo 3 e sendo do mesmo tipo animal).

    1
  • wileleh
    157 mensagens MD
    avatar
    wileleh05/03/18 14:32
    wileleh » 05/03/18 14:32

    nieb::O 2 é bem legal, jogamos bastante aqui em casa. O problema é que ele insere umas mecânicas diferentes que dificultam um pouco o entendimento do jogo.



    como consigo o dois? gostei muito do vale dos mercadores

    0
  • Gattoni
    353 mensagens MD
    avatar
    Gattoni05/03/18 14:47
    Gattoni » 05/03/18 14:47

    wileleh::
    nieb::O 2 é bem legal, jogamos bastante aqui em casa. O problema é que ele insere umas mecânicas diferentes que dificultam um pouco o entendimento do jogo.



    como consigo o dois? gostei muito do vale dos mercadores

    só importando

    0
Responder
  • 1(current)
  • 2
O Vale dos Mercadores - FAQ - Vale dos Mercadores
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.