Eu gostei de Viticulture, mas não sei se compraria uma cópia pra mim. Agora, acho que tem que levar em consideração o estilo do jogo, número de jogadores, o tipo do grupo e seu gosto.
Quanto ao tema, acho que Viticulture faz um bom trabalho, mas tá na hora de se desprender um pouco disso, principalmente se tratando de euro. Em alguns jogos as mecânicas fazem mais ou menos sentido com o tema e isso pode ser um empurrão para querer jogar algo mas, no final das contas, vc não vai jogar um jogo ruim pra vc por causa da temática (pelo menos eu não jogaria).
Um jogo cheio de cartas certamente daria lugar pra isso que parece ser algo que não te agradou e acho importante jogar um jogo pelo que ele é e está tudo bem se não for pra vc. Worker placement cheio de cartas abre muito mais espaço para respostas táticas, ponderar se vale mais a pena fazer o que vc queria ou pegar algo menor pra vc e negar algo maior pro outro. Quando rolar esse ajuste, vc vai ver se é pra vc. Caso esse ajuste nem passe pela sua cabeça, o jogo já não é pra vc mesmo. Vc não está errado, nem o Stegmayer. Quem for jogar Viticulture achando que está indo jogar Munchkin ou Brass, provavelmente terão experiências não tão legais, e por motivos completamente diferentes.
Nisso pode entrar player count e tipo de grupo. Várias pessoas com AP vão deixar um jogo longo e que não deveria ser pela natureza dele. Tenta às vezes jogar em 2 e ver se um tempo menor de jogo, uma outra vibe, acabam fazendo mais sentido. Um dos meus jogos favoritos é Castles of Burgundy, mas se eu só tivesse jogado 3-4 jogadores, não seria.
Às vezes se não tivesse as cartas, alguma outra pessoa entraria aqui pra falar que o jogo é entediante pq todo mundo vai para os mesmos lugares, plantar, colher, envelhecer, transformar em vinho e vender, sendo repetitivo. Mas se em algumas jogadas vc sentir que uma carta x é mto OP, tira ela, nenhum playtest tá perto de ser tão efetivo assim. Só certifique-se de que não foi aquela chance em um milhão, pq pode rolar tbm.
Acho que me alonguei demais, mas entenda o que "quebrou" ele pra vc e, caso não role uma outra oportunidade, vá atrás dos jogos que não tenham esses mesmos mecanismos ou fluxo de jogo e divirta-se jogando o que curte jogar.