Duka_911::Eu acredito que talvez a experiência não seja muito boa porque vai passar de um jogo apertado, porém legal, pra apertado e frustrante, rsrs.
Além do que, se todos pontuarem bem e lavarem seus dinheiros, talvez não tenha cheque pra todos (?) Mas isso é suposição.
Somando a gambiarra pras chaves e pros aldeões, talvez ainda tenha que desenhar chequinhos pra distribuir, rsrs.
Se for jogar, nos diga depois como foi, rsrs.
Fala Duka, funcionou perfeitamente.
1- Não tirei carta nenhuma, como normalmente faríamos. Como foi a primeira vez que todos jogaram, não houve problema algum, ninguém sabia o que tinha nas cartas.
2- Peguei um token pequeno ou pode usar um cubinho pra representar o jogador na trilha de dinheiro. Na hora fizemos uma bolinha de papel pq deu preguiça de abrir outra caixa de jogo só pra isso rs.
3- Com relação aos aldeões peguei duas cartas da expansão do Coup (novamente pq deu preguiça de abrir qlqr outro jogo e o Coup a gente ia jogar depois rsrs), já q são próximas do tamanho. Esteticamente fica uma porcaria, mas funcionou perfeitamente.
4- Com relação às vagas de quartos, tivemos que adicionar mais 2 quartos. Verá que sobra um espaço próximo à "porta de entrada" dos viajantes. Bastou colocá-las ali para equilibrar o jogo e ter cartas suficientes para todos. Isso ficou perceptível na primeira jogada, pois ficou faltando opções para o último jogador.
5- Utilizamos a chave neutra para o quinto jogador e deixamos sem chave os outros quartos, já que obviamente estávamos usando todos.
Resultado:
- funcionou perfeitamente
- foi uma ótima experiência
- pontuação foi apertada então cada decisão era muito importante
- não faltou cheques (nem eu jogando para 2 jogadores falta cheque rs)
- cada um optou por um estilo de estratégia diferente. Houve quem apenas construísse prédios para que outros pudessem enterrar lá.
- teve um jogador que conseguiu construir o anexo que permite pegar até 4 aldeões e mesmo isso não conseguiu quebrar o jogo, já que você fazia o máximo pra não ficar com muitas cartas na mão, pois o dinheiro era mais escasso.
- talvez o lado mais negativo seja o fato de que, com 10 cartas de visitantes, acredito que apenas em uma rodada é que ficamos sem algum policial nos quartos. Então se você matava, tinha que enterrar em seguida. Porém houve um pouco de negociação no jogo e blefe, pois alguém combinava de pegar o policial que ia ferrar algum jogador e em troca ele enterrava no anexo de quem o salvou pegando o policial (quase virou um Coup com nego acusando o outro de mentiroso rs)
Ou seja, funciona, mas pode não agradar a todos. Naquela ocasião específica um do grupo não tinha ido e ficamos com 5 e todos queriam experimentar o jogo. Eu acho que ele tem essa possibilidade de 5 jogadores sim. Jogo fica mais apertado e mais estratégico. Polícia em 90% estará ali na sua cola, então tem que pensar muito na hora de matar. Muitos se beneficiam do enterro em seus anexos por parte de outros jogadores.
Eu gostei bastante, como válvula de escape para a situação de 5 jogadores. Agora já tenho o Twilight Struggle e o Covil dos Mestres, o que facilitaria dividir o grupo, mas mesmo assim não descartaria essa variação não, pois todos gostaram e quem no grupo achou que ia ficar uma porcaria se surpreendeu na última rodada quando a última rodada de cartas deu certinho 10 hahahaha...