A lição de hoje pode parecer esquisita, mas acredito ser uma dica bastante útil. Provavelmente vocês já fazem isso, mas como ninguém nunca me falou, resolvi colocar aqui. Vai ver sou só eu, né? Lembre-se que isso tudo são experiências pessoais, que não sei se faz parte da vivência de cada um, então quando digo “você”, na verdade eu me refiro a mim (ou não). Então, começando…
Quando você está no banho o cérebro meio que desliga. É uma atividade que você já realizou tantas vezes que se tornou quase que automática. Nesse momento a mente começa a divagar, pensar na vida, nos problemas ou no que fará logo após o banho: sair, comer, dormir..? Você pode usufruir desses minutos de pensamentos sem foco para pensar em como resolver algum problema. Eu iria além, não é apenas no banho que isso funciona, você pode praticar isso no ônibus, na vaso sanitário, bem, você entendeu. Essa lição é até universal, para os diversos aspectos de nossas vidas, mas com o decorrer dos anos eu achei extremamente útil para o processo de game design.
Eu já perdi a conta de quantas vezes meu jogo estava com um problema e depois do banho saiu resolvido e até com expansões. Foi no banho que pensei nas Energias em C3X, para trazer mais benefício na movimentação; foi no banho que pensei em várias habilidades para as Cartas de Amuleto de Mataru Okara; foi no banho que tive o insight de toda a mecânica base de um jogo meu; foi no banho que tive várias ideias de mecânicas diferentes para usar em algum jogo futuro. Então, em poucos minutos eu consegui pensar em vários detalhes praticamente sem perder nenhum tempo, afinal eu precisava tomar banho mesmo. Engraçado é que nunca tive nenhuma experiência do tipo com as alternativas que citei acima, acredito que a atmosfera gerada pelo ambiente do chuveiro é muito mais inspiradora do que um vaso sanitário ou um ônibus lotado.
Um detalhe importante, é não se esquecer de anotar suas ideias. Sim, hoje a lição é dupla! Não basta ter ideias mirabolantes e não usá-las. Por mais que você tenha uma boa memória, é fácil esquecer ideias abstratas, como mecânicas. Como eu faço com as minhas? Como eu faço muitas cartas para os protótipos, é comum descartá-las a cada nova versão, sendo que em vez de jogá-las fora eu guardo. Então, eu tenho uma pilha de cartas com verso em branco, que uso para anotar minhas ideias. É ótimo, pois em cada um anoto uma ideia. Depois passo ela para um documento no computador que está no Dropbox e a ideia fica guardada para consultas futuras.
Esse documento com ideias é muito importante, pois sempre que você quiser começar um novo jogo pode verificá-lo. Atualmente, meu documento reservado para essas ideias tem 50 ideias de jogos/mecânicas, algumas têm até 22 bullet points para explicar. Então, é difícil esgotar as ideias, mas se eu não tivesse escrito elas, com certeza não lembraria nem de 10.
Acho que é isso, espero que tenham aproveitado as duas lições. Se ainda não faziam, tentem por em prática e depois me contem se deu certo.

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