Tive a oportunidade de jogar uma rápida partida de TIDE OF IRON com meu amigo Bruno nesta semana, escolhi um cenário bem leve e pouco demorado já que a partida foi durante a noite, após um dia de trabalho.
O cenário escolhido foi o TIGER HUNT, criado por um fã mas ótimo para iniciar jogadores no TOI e meu amigo estava um pouco enferrujado.
Segue o combate!














RESUMO DA BATALHA
Este é um cenário criado por um fã, mas que cabe como uma luva para quem está iniciando no TIDE OF IRON (caso do meu amigo Bruno, que ainda estava lembrando as regras). Um cenário rápido (apenas 4 turnos), pequeno (apenas 4 mapas) e poucas unidades (8 para cada lado), o que o torna bastante balanceado onde um lado apenas ataca e outro apenas defende, excelente para treinar esse dois fundamentos.
O maior pesar dele é não ter Morteiros, mas uma das melhores coisas é ter tanques, algo que eu sempre recomendo aos "professores" de TOI colocarem eu seus cenários tutoriais, pois ficar combatendo apenas com esquadrões pode ser até legal, mas não trás "a alma" deste jogo, afinal, o título de MARÉ DE FERRO não é por acaso e a sensação de poder que sentimos ao comandar blindados no campo de batalha é formidável.
O combate foi bem bacana, durou 2 horas e meia. Apesar de eu conhecer bastante o cenário, não quis dificultar muito as coisas para o meu amigo pois eu não gosto que meus "alunos" percam [ahuahuah]. Mas meu oponente soube se postar em campo, adquiriu ótimas cartas de estratégia e as usou com sabedoria - só não perdi o jogo porque a BLINDAGEM do Tiger é simplesmente colossal e resistiu super bem a 2 ataques seguidos de um Sherman a queima-roupa.
O ponto alto dos alemães foi terem danificado um Sherman mesmo com armas de longo alcance (algum fragmento de granada deve ter emperrado uma das lagartas) e a aniquilação completa de um esquadrão de elite, os temidos "airbornes" americanos.
O ponto alto dos aliados foi terem "pinado" o par de Metralhadoras MG42 alemão, que evitou uma violenta saraivada de balas contra o único Sherman operacional dos yankes.
Uma das coisas que mais gosto no TOI é justamente o seu excesso de liberdade. Sem cartas para restringir a tomada de decisão no combate, são tantas opções táticas disponíveis que em diversos momentos não temos a menor ideia do que fazer e a "analisys paralisys" surge até mesmo em jogadores que nunca tomaram consciência do que isso fosse.
E é exatamente esta sensação que eu gosto de passar para quem apresento este jogo. Se o seu "aluno" captar essa sensação e ficar perdido durante a partida, sem saber o que fazer justamente por ter muitas coisas para fazer, acho que o objetivo foi cumprido, o jogo vai agradar e novas partidas irão surgir.
Infelizmente não obtive este resultado em todas as pessoas para as quais apresentei o jogo (não se pode agradar a todos), mas os que cairam nesse minha "armadilha", quase todos estão com suas cópias do TIDE OF IRON em casa!