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  3. Charterstone
  4. Charterstone - Primeiras impressões

Charterstone - Primeiras impressões

Charterstone
  • avatar
    giovanilook28/01/18 12:30
    avatar
    giovanilook
    28/01/18 12:30
    61 mensagens MD

    Fala galera, eu sou o Look e vim trazer as primeiras impressões sobre o jogo Chaterstone. 
    (Observação: Até o momento que esse texto foi escrito, foram jogadas 3 partidas).
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/e7201_6gsab8.jpg

    Mas antes de começar tenho que falar que o jogo  é um legacy. Então, para quem não está acostumado com esse termo, darei uma explicação rápida sobre esse termo legacy.
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/17929_6gsab8.jpg

    Legacy –  em tradução livre para o português quer dizer legado.


    A ideia é que as atitudes dos jogadores tomadas durante a partida, sejam bem ou mal sucedidas, vão personalizando o jogo. Normalmente, um legacy  conta uma história  que vai sempre revelando algo novo a cada partida e as atitudes dos jogadores vão ajudando a modelar essa história que decorre durante toda a campanha. Por isso quando alguém chega para ver o que está rolando em uma mesa de jogo legacy, alguém já vem advertindo dizendo que a pessoa pode tomar spoiler, como se você estivesse assistindo uma série e alguém te conta algo surpreendente que ainda vai acontecer.


    Os pontos fortes de um jogo legacy:


    - A história contada: consegue deixar os jogadores curiosos para saber qual final suas atitudes vão trazer.


    - O acréscimo de mecânica: Assim como a história vai mudando, no jogo legacy mecânicas e regras também vão mudando, fazendo com que as partidas possam ser jogadas diferentes. Algumas vezes o melhor caminho para se pontuar em uma partida pode se tornar fraco ou até mesmo obsoleto em outra partida, conforme  for mudando o sistema de uma partida para a outra.


    Ponto fraco do legacy:


    - Desvantagem do legacy:  Geralmente, o legacy depois que se termina a campanha não tem graça jogá-la novamente, pois já se sabe o rumo que a história toma, e o jogador poderá mudar sua jogadas já esperando o que tem por vir. Mas, no geral, após o término da campanha se tem um jogo comum. No caso do chaterstone, após a campanha legacy, ele vira um jogo normal de alocação de trabalhadores, com o diferencial de um tabuleiro personalizado pelo grupo que fez a campanha. Porém, ao meu ver, esses novos jogos que os legacys se transformam correm o risco de não serem tão atrativos e  o jogo pode acabar parado na estante.


    Ok, já deu pare ter uma ideia sobre o que é o legacy. Vamos para o Charterstone. 
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/8021a_6gsab8.jpg


    Por ser legacy, vou falar minhas impressões sem dar spoiler, ou tentando dar o mínimo possível, para que não estrague a sensação para aqueles que forem jogar. 


    Chaterstone é um jogo legacy para 1 a 6 jogadores. Quando jogado sem a mesa cheia, entra um automa. O automa é um mecanismo desenvolvido pelo jogo para ocupar as lacunas abertas por falta de jogadores, seria como se o tabuleiro fizesse as vezes dos jogadores restantes para completar a mesa, porém os jogadores não vão competir com o mecanismo de autônomos.


    A mesa que estou jogando está com os 6 jogadores e meu palpite é que, se possível, jogue com 6 jogadores. Normalmente esse sistemas desenvolvidos pelos jogos para representar um jogador não são muito legais, então por isso prefira ir com os 6 jogadores. Mas como falei, minha mesa está cheia e então não pude analisar o sistema de automa do jogo, então a galera que jogou com automa se puder deixe nos comentários a sua experiência com o sistema de automa do jogo.
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/b6f44_6gsab8.jpg



    Conforme a própria caixa do Charterstone, a  partida tem duração média de 60 minutos. E é por aí mesmo. As partidas são razoavelmente rápidas, onde os jogadores no geral têm um turno bem rápido de resolver, com exceções de algumas ações que trazem algo novo ao jogo, em que é preciso ver regras e/ou adicionar novos componentes, que podem demorar um pouco mais. Além disso, o jogador já consegue planejar sua ação antes de chegar sua vez, o que agiliza a partida.

    Já na partida introdutória (1° partida), dá para entender a mecânica principal do jogo (alocação de trabalhadores) e ir pegando algumas sacadas, por exemplo, que é importante ver onde os adversários podem ir, para assim aperfeiçoar suas ações. Fora isso já dá para ir vendo os bons caminhos possíveis para pontuar. (Não dá para explicar melhor que isso para não revelar coisas do jogo).

    Uma coisa que achei bacana é que  o jogo vai colocando muitos mimos, em que o jogador pode ir criando/personalizando, deixando  o jogo único conforme a mesa. Aparentemente são apenas mimos e não deve alterar nada no jogo, mas dou valor nessas coisas, pois sou muito ligado a imersão, detalhes e aparência dos jogos.

    Falando em aparência. Achei a arte do jogo muito, muito bonita e suave. O jogo, até onde cheguei, tem componentes bons, alguns simples, mas no geral achei todos bem bolados e simpáticos.
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/13981_6gsab8.jpg

     
    Já sobre a história que está ocorrendo no jogo achei de bacaninha para fraca, até agora não teve nenhum "Nossa" ou  "Eita, o que será que vai acontecer" (lembrando que só joguei três partidas), mas o jogo tenta segurar o esquema legacy no sistema de opções durante as partidas, que vai mudando e nisso até agora tem sido bem divertido (sistema de opções: Caminhos a ser tomado pelo pelos jogadores para conseguir pontuar).

    Pelo menos nessas partidas iniciais o jogo vem crescendo em um ritmo bem legal. No final de cada partida o jogo muda, aparecem novas oportunidades de estratégias a se seguir na próxima partida. Acho isso muito bacana, pois assim dificilmente um jogador vai achar uma única estratégia vencedora, pois a estratégia que ele usou no jogo passado pode facilmente se tornar mais fraca do que as novas opções surgidas no tabuleiro. Com isso, eu sempre saio da partida já pensando na próxima, com um gostinho de quero mais.
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/fe8c3_6gsab8.jpg


    -Patinada do Charterstone:
     
    No geral isso pode acontecer com qualquer legacy, pois a ordem em que  as coisas são reveladas ou explicadas pode fazer toda diferença.


    O Charterstone, a meu ver, tem um defeito que tem estragado bastante a experiência do meu grupo que é a falta de clareza no manual e nas regras apresentadas. Achei que isso poderia ser um problema apenas para a mesa na qual estou (e olha que na minha mesa são 6 board-gamers experientes e sei que no mínimo 4 já jogaram outros legacys), mas ok, fui atrás de outra parte do grupo da BGGII que também está jogando com mesa cheia e lá também teve a mesma queixa sobre a forma com que o manual apresenta as regras. Então fui até a internet e não foi difícil encontrar fóruns de pessoas com dúvidas nas regras do Charterstone. Fico imaginando uma pessoa que não é acostumada com os boardgames comprando esse jogo para conhecer. A chance de fazer uma lambança nas partidas é bem grande.

    O próprio manual inicial, sem ter ocorrido nenhuma alteração, tem várias coisas escritas e soltas, que você já deve ler antes de começar a jogar, porém logo no início ele dá a ideia de que você deve ir seguindo o manual conforme as coisas vão aparecendo, então pode acabar que  os jogadores iniciem uma partida sem toda informação prévia necessária.

    Galera, no geral o jogo é bom, só deveria melhorar no fator inicial e no passo a passo de preparação das partidas e as regras deveriam ter maior clareza nas explicações.
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/3b855_6gsab8.jpg


    Resumo: Acho que o jogo está muito caro considerando o tanto de problemas que ele pode gerar, devido a manual e regra, porém, se você tiver paciência com esse quesito, é um jogo divertido, onde cada partida me deixa com um gostinho de quero mais.

    No geral eu digo sim! Vale a pena jogar o charterstone.


    Deixo a ele uma nota 8

    Vlw Galera Abraços do LOok
     
    E qual é a sua opinião sobre o Charterstone!?!?
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/716b8_6gsab8.jpg


    -Fotos  tiradas do Google.

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    Comentários:

  • Storyteller
    384 mensagens MD
    avatar
    Storyteller28/01/18 12:57
    Storyteller » 28/01/18 12:57

    sobre a analise achei tudo muito bem colocado e ressalto e fator preço, é muito bom termos os jogos sendo lançados simultaneamente aqui no país, mas acho que falta um pouco de bom senso por parte de algumas editoras
    e sobre falta de clareza no manual penso que talvez  ela pode ser meio que proposital, para que de certa maneira os jogadores se sintam impelidos a comprar o recharge pack, contudo pode ser apenas loucura da minha cabeça

    5
  • giovanilook
    61 mensagens MD
    avatar
    giovanilook28/01/18 13:22
    giovanilook » 28/01/18 13:22

    Storyteller::sobre a analise achei tudo muito bem colocado e ressalto e fator preço, é muito bom termos os jogos sendo lançados simultaneamente aqui no país, mas acho que falta um pouco de bom senso por parte de algumas editoras
    e sobre falta de clareza no manual penso que talvez  ela pode ser meio que proposital, para que de certa maneira os jogadores se sintam impelidos a comprar o recharge pack, contudo pode ser apenas loucura da minha cabeça

    Tem um colega meu que concorda com o seu pensamento sobre o recharge pack. E se for isso é realmente algo triste

    2
  • leandrofvaz
    1244 mensagens MD
    avatar
    leandrofvaz28/01/18 14:53
    leandrofvaz » 28/01/18 14:53

    Joguei a primeira partida, por enquanto, achei simplório demais. Colete recursos, troque por outros benefícios nos prédios, construa desse modo, uma engine que funcione com os outros prédios que estão entrando. Simples, porém, simples demais [e aí o simplório, por enquanto]. Além disso, o manual é horrível, lhe conduz ao erro, pois os passos não estão numa sequência tão clara e didática, algumas pontas nas regras ficam soltas e é necessário deduzir o que fazer.



    Hoje jogaremos mais umas partidas, quero ver se essa impressão muda, porque sinceramente não me importo se cada jogo ao redor do mundo será único, visto que no fim das contas, só jogarei o meu mesmo.

    5
  • giovanilook
    61 mensagens MD
    avatar
    giovanilook28/01/18 15:03
    giovanilook » 28/01/18 15:03

    leandrofvaz::
    Joguei a primeira partida, por enquanto, achei simplório demais. Colete recursos, troque por outros benefícios nos prédios, construa desse modo, uma engine que funcione com os outros prédios que estão entrando. Simples, porém, simples demais [e aí o simplório, por enquanto]. Além disso, o manual é horrível, lhe conduz ao erro, pois os passos não estão numa sequência tão clara e didática, algumas pontas nas regras ficam soltas e é necessário deduzir o que fazer.



    Hoje jogaremos mais umas partidas, quero ver se essa impressão muda, porque sinceramente não me importo se cada jogo ao redor do mundo será único, visto que no fim das contas, só jogarei o meu mesmo.


       
    Bom que minha visão no texto tem batido com outras pessoas. Essa patinada do manual é complicado mesmo. A acho que a proposta do jogo é ser  simples mesmo.  Sem ter nada complexo, pena que as regras não são claras  fazendo algo simples ficar complicado 

    3
  • gbernardes
    22 mensagens MD
    avatar
    gbernardes28/01/18 15:23
    gbernardes » 28/01/18 15:23

    Parabens pelo post.!!!

    2
  • nieb
    1845 mensagens MD
    avatar
    nieb28/01/18 15:25
    nieb » 28/01/18 15:25

    leandrofvaz::
    Joguei a primeira partida, por enquanto, achei simplório demais. Colete recursos, troque por outros benefícios nos prédios, construa desse modo, uma engine que funcione com os outros prédios que estão entrando. Simples, porém, simples demais [e aí o simplório, por enquanto]. Além disso, o manual é horrível, lhe conduz ao erro, pois os passos não estão numa sequência tão clara e didática, algumas pontas nas regras ficam soltas e é necessário deduzir o que fazer.



    Hoje jogaremos mais umas partidas, quero ver se essa impressão muda, porque sinceramente não me importo se cada jogo ao redor do mundo será único, visto que no fim das contas, só jogarei o meu mesmo.


    A primeira partida é um tutorial do jogo. A segunda é pra fixação de regras. A terceira, revisão. Dê tempo ao jogo.
    Quanto ao manual, não achei ruim assim como estão dizendo. Tem algumas lacunas, mas propositais, a meu ver. E uma carta de história tem tradução feita às pressas que fez a gente rir aqui, mas acontece.

    5
  • Filipe Oliveira
    627 mensagens MD
    avatar
    Filipe Oliveira28/01/18 15:28
    Filipe Oliveira » 28/01/18 15:28

    Obrigado pelo texto e pelas primeiras impressões!  ;-)

    Oferecendo um contraponto ao debate, achei as regras muito boas e bem elaboradas. Nosso grupo não teve problemas, até baixei o FAQ oficial antes da primeira partida, com receio de que houvesse alguma errata significativa ou lacunas, mas praticamente todos os pontos já estavam respondidos pelo manual. Vejo muitos tópicos no BGG com dúvidas sobre o jogo, mas a grande maioria são respondidas pela leitura atenta do manual e pela interpretação restrita do que já foi apresentado na campanha.

    Achei brilhante a forma progressiva como as regras foram apresentadas, desde as primeiras partidas bem simples até o final da campanha, com todos os elementos já expostos. Tudo flui muito bem, não são dezenas de regras e exceções complicadas, capazes de nos confundir. Há surpresas e alterações no fluxo da partida, mas a essência sempre permanece.

    Trata-se de um euro leve, que se torna médio ao longo das partidas. Talvez o espanto com a simplicidade (no caso do Leandro) se dê em virtude da expectativa equivocada. O jogo é ok, mas a campanha e o sistema legacy, as surpresas, a criação do cenário e do mundo, etc considero genial. Uma experiência única! :-)  Contudo, entendo perfeitamente que o sistema Legacy não seja capaz de impressionar, por si só, todos os tipos de grupos, que acabam se decepcionando com a jogabilidade não revolucionária.

    8
  • J. MARQUES
    692 mensagens MD
    avatar
    J. MARQUES28/01/18 15:45
    J. MARQUES » 28/01/18 15:45

    Talvez eu seja voto vencido, mas n achei o manual ruim n.
    As regras são bem simples e fácil de acompanhar para quem já tem alguma experiência com jogos euros.
    Poderia ser melhor? Com certeza, mas não senti nada que atrapalhasse a jogatina.
    O jogo é simples msm, se vc for comparar com jogos mais complexos ele fica simplório msm. Mas o grande charme dele são as regras que se transformam no decorrer da partida.
    Lembro quando abrimos nosso primeiro minion, e alguns jogadores que estavam mais "cabisbaixos" com o jogo até levantaram da cadeira pra prestar atenção em como isso iria transformar a partida e a estratégia para pontuar melhor.
    Ainda não terminamos a campanha, mas por enquanto eu acho ele um jogo nota 9.
    Mas ótima análise. :)

    3
  • nieb
    1845 mensagens MD
    avatar
    nieb28/01/18 15:46
    nieb » 28/01/18 15:46

    Filipe Oliveira::Oferecendo um contraponto ao debate, achei as regras muito boas e bem elaboradas. Nosso grupo não teve problemas, até baixei o FAQ oficial antes da primeira partida, com receio de que houvesse alguma errata significativa ou lacunas, mas praticamente todos os pontos já estavam respondidos pelo manual. Vejo muitos tópicos no BGG com dúvidas sobre o jogo, mas a grande maioria são respondidas pela leitura atenta do manual e pela interpretação restrita do que já foi apresentado na campanha.

    Tem essa também. Fui ver o fórum do jogo e inúmeras questões eram respondidas pelo Stegmaier com "isso está na regra X", ao que a pessoa respondia "ah, é mesmo, não tinha lido". Talvez essa impressão de que é legacy e o manual é ruim leve algumas pessoas à fazerem perguntas sem tentar achar a resposta.

    3
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