[SEM SPOILERS] Eu estou ainda no começo da campanha, partida 3, mas concordo com o @leandrofvaz eu tive uma sensação de balde de água fria. Já imaginava que seria leve, esse não foi o problema. Mas tenho algumas coisas que me irritaram bastante, nem vou falar do preço, que realmente ficou caro (mas os outros Legacy aqui também estou meio caros que os outros jogos "normais".
O que me irritou (do pior, para o menos pior):
1) Falta de clareza do manual. Estamos jogando a campanha em dois, e realmente tem coisas que não são obvias, a chance de você jogar algo errado (ou estar jogando errado achando que está certo) não é pequena. Nas primeiras partidas tive sim que consultar o fórum do BGG, que está inundado de dúvidas iniciais (então não é mimimi meu). Outra coisa, manual que na primeira página já manda consultar o FAQ, sei lá.
2) Mais álbum de figurinhas que jogo em si. Isso talvez seja problema meu e da minha parceira de campanha. Mas foi nosso primeiro Legacy, esse negócio de passar mais tempo lendo regra e colando adesivos do que efetivamente jogando, é meio sem graça (pelo menos para a gente).
3) História fraca. O jogo tem um tema muito, mas muito superficial. Ele não te dá (pelo menos nas primeiras partidas) aquela sensação de "seriado" ou "plot twist" que o pessoal que jogou Pandemic Legacy sentiu. A história é bem infantil e praticamente aceita qualquer coisa. Vou dar um exemplo tosco, para não dar spoilers: você pode ter unicórnios, alienígenas e advogados no mesmo tema, que não faz diferença alguma. Ao final das partidas não te dá o gosto de quero mais, não tem gancho relacionado ao tema.
4) Baixo nível de planejamento a longo prazo. Pelo menos nas primeiras partidas, você escolhe os personagens às cegas, e o que vem conforme você vai desbloqueando não existe previsão alguma, então é tentar trabalhar com o que você recebe. Isso até q não me incomodou muito, mas incomodou a minha parceira de campanha.
O que eu gostei (do melhor para o menos "melhor"?):
1) Inovador. Não dá de negar, acho que o Charterstone vai abrir a porteira. Já existiam outros Legacy, claro, mas acredito que haverão outros euros Legacy seguidos dele. Fico imaginando como seria legal um Legacy "euro" com um tema melhor.
2) Modo "campanha". A evolução (em termo de jogo) do seu "Título" é bem legal. Gostei muito mais dos upgrades que você faz fora do tabuleiro do que no tabuleiro em si. As partidas realmente melhoram de uma para outra.
3) Componentes. Tirando um problema que tive com a caneta permanente no tabuleiro (que borrou tudo e tive que imprimir etiquetas para arrumar a lambança), os componentes são muito bons, tokens de madeiras, meeples, cartas boas, moedas de metal etc. Quem liga bastante para isso vai gostar.
4) Arte agradável. A arte apesar de ser cartunesca puxado para livros infantis é bem bonita e dá uma sensação de leveza. Que condiz com a mecânica, que de forma geral é bem paz e amor, tem uma interação (isso até a partida 3) bem leve, quase zero entre os jogadores.
Gostaria de deixar claro que só joguei até a partida 3. E minhas percepções podem mudar até o final da campanha.