Achei o filme foi bem injustiçado e alguns aspectos. Claro que ele tem falhas, mas ele é justo na sua proposta e evolui a saga de forma bem eficiente.
Discordo que o personagens não foram desenvolvidos de forma devida, como ricardo e muitos afirmam. Acho que o arco foi bem trabalhado na maioria deles, com exceção do Finn e da Phasma.
A Rey evoluiu dentro de sua proposta, ela é sem dúvida a caracterização do bem na série e se desenvolveu como tal. Acreditou até o fim que poderia transformar o vilão para o lado bom da força, não arregou quando ele faz uma contraproposta. E além disso achei brilhante os pais dela não serem ninguém, talvez uma das mensagens mais fortes que esse filme pode deixar. A força não é e não deve ser restrita a um grupo, ela está em todos e todos podem dela usufruir. Mensagem essa reforçada por aqueles meninos podendo usar a força ao final do filme. Genial demais!
Poe mostrou sua capacidade, como eficiente guerreiro, e indiretamente passou por um processo de formação como futuro líder da Rebelião. Aprendeu que para liderar é preciso ter paciência e nem tudo deve ser resolvido da maneira mais óbvia. Foi uma grande mensagem deixada pelos líderes experientes que provavelmente passarão o cabo para o piloto.
Kylo finalmente terminou seu treinamento como todo Sith deve fazer, matou seu mestre e mostrou que só resta nele ódio e escuridão. Ele nem mesmo tinha um grande motivo para fazer isso(como Anakin teve em salvar Padmé). Teve ainda coragem de matar um famliar(Darth Vader pediu arrego). Vejo ele com mais raiva do que seu avô, um vilão que tem muita capacidade de ser temido.
Luke, aqui acho que as critica são ainda mais infundadas. As pessoas que acharam que Luke tinha concluído seu treinamento salvando seu pai, estavam muito enganadas e daí vem a frustração. De todos os personagens, acredito que foi ele o com maior evolução. Luke envelheceu e como todos nós, perdeu muito de sua coragem e adquiriu medo(bem real de todos nós) de não poder perpetuar seu aprendizado e concretizações. Medo esse que se materializou na figura do sobrinho tentado a ceder para escuridão. Cometeu um grave erro e foi punido. Mas aprendeu com seu pequeno mestre que a falha é um grande ensinamento e que para aprender essa valorosa lição é preciso enfrentar o que se teme. Encontrou paz ao se doar para salvar o remanescente da Rebelião, um final digno do Herói que tantos saudosos gostariam. Luke é foda, e esse filme mostra pq.
Ao contrário da maioria gostei da aventura do Finn naquele cassino por dois aspectos: primeiro apresenta pra gente o futuro da rebelião, a esperança naquelas crianças que puderam ali subverter a condição que lhes era imposta e segundo por apresentar um paradoxo da guerra, aqueles que lucram,independente de questões ideológicas, com os dois lados em conflito.
Enfim o filme evolui os personagens, traz um novo paradigma para o universo, tem boas cenas de ação e plot twist muito bem encaixados. Gostei muito!!