A CIDADE
A bela e famosa
Ulm, cidade-natal de Albert Einstein que inspirou o jogo de mesmo nome, localiza-se ao sul da Alemanha, às margens do Rio Danúbio. Em 1155, devido à sua importância comercial e geográfica, tornou-se uma Cidade-livre Imperial. Nos séculos XV e XVI, graças à exportação do fustão e outros tecidos de altíssima qualidade ali produzidos, e à sua localização privilegiada em uma encruzilhada de diversas rotas comerciais entre a Península Itálica e o Império Germânico, a cidade prosperou e cresceu de maneira até então inédita.
Esta prosperidade, aliada às mudanças culturais proporcionadas pela Renascença Germânica e pela Reforma (Ulm tornou-se Protestante por referendo popular em 1530), produziu também um longo período de florescimento arquitetônico e artístico, principalmente na pintura e na escultura.
Porém, em meados do século XVI, graças à descoberta de novas rotas comerciais no Novo Mundo e à Guerra dos Trinta Anos, a cidade entrou em um período de decadência que durou até sua anexação formal pelo
Reino de Württemberg em 1810.
Um de seus marcos mais famosos é sua igreja principal,
Ulmer Münster. Construída entre 1377 e 1891, é a mais alta igreja do mundo, cujo campanário chega a 161 metros de altura. E aqui vale uma curiosidade: ao contrário do que afirma o manual do jogo, a igreja de Ulm nunca foi uma catedral, pois nunca foi sé episcopal, católica ou luterana. O termo alemão
münster, que equivale ao inglês
minster, denota uma igreja muito importante para uma região, mas não necessariamente uma catedral.
A MÚSICA
A música renascentista alemã, que embala a trilha deste jogo, adquiriu identidade própria graças ao apoio e patrocínio de nobres e ricos aristocratas ao trabalho de compositores como
Adam de Fulda (compositor e regente da Corte de Frederico, o Sábio, da Saxônia, e professor da Universidade de Wittemberg),
Paul Hoffheimer (cavaleiro e músico da corte do Imperador Maximiliano I) e o suíço
Ludovico Senfl (diretor musical da Corte de Maximiliano I um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da polifonia da Escola Franco-flamenga).
O virtuosismo dos músicos alemães também era universalmente reconhecido - principalmente de meados do século XV até as primeiras décadas do século XVI, quando eles estabeleceram novos padrões técnicos para diversos instrumentos musicais do período, como
Hans Judenkünig no alaúde, ou
Conrad Paumann e
Arnolt Schlick no órgão tubular.
Quanto à música popular, é importante ressaltar o importante papel dos
Meistersingers - uma tradição genuinamente alemã de músicos-poetas populares surgida no final da Idade Média, e que teve importante papel cultural nas vilas e cidades germânicas nos séculos XV e XVI, já que muitas letras de canções seculares derivavam de poesia popular. Essa tradição durou até o século XIX, e Ulm abrigou uma das mais duradouras escolas de Meistersingers alemães, que existiu até 1839.
STADTPFEIFFER: MUSIC OF RENAISSANCE GERMANY - Piffaro
https://open.spotify.com/album/7hpGQ0mnNvmv1zlVuliFhW
Por toda a Europa Renascentista, as melhores e mais famosas bandas de instrumentos de sopros eram oriundas de terras germânicas; de lá, esses músicos e compositores levaram seu talento e seu ofício para Itália, Espanha e França. Baseados nesta premissa, a banda americana de música medieval e renascentista Piffaro nos apresenta este belíssimo álbum (cujo título significa "flautista urbano", em alemão) de músicas populares, ao mesmo tempo singelas, sofisticadas e vibrantes, compostas por grandes músicos dos séculos XV e XVI.
BACK BEFORE BACH: MUSICAL JOURNEYS - Piffaro
https://open.spotify.com/album/3fhT2nqsn5qzUdbJADsTIo
Mais um belíssimo trabalho da banda americana, que mostra composições renascentistas germânicas do final do século XVI até meados do século XVII, no Período Tardio da música renascentista, e já em transição para o Período Barroco. A banda interpreta obras de famosos compositores como Johannes Ghro, Miguel Praetorius, Samuel Scheidt e Johann Schein utilizando diversos instrumentos de sopro (gaita de fole, flauta doce, charamela, sacabuxa e baixão) e percussão.
SACRED & SECULAR MUSIC FROM RENAISSANCE GERMANY - Ciaramella Instrumental and Vocal Ensemble
https://open.spotify.com/album/4vRZC3AX7P0e8eGYLZUcwb
O grupo americano instrumental e vocal
Ciaramella apresenta um vasto repertório de canções festivas sacras e populares compostas em diversos estilos vocais e instrumentais dos séculos XV e XVI, como chansons, motetos e
alta capella. Usando vozes, órgãos e instrumentos de sopro como charamelas, flautas e trombones, o grupo interpreta obras de compositores como Guillaume Duffay, Adam von Fulda, Jacobus Barbireau (
kapellmeister da Catedral de Nossa Senhora, em Antuérpia) e Henrique Isaac (organista e compositor que trabalhou para Lorenzo de Medici em Florença e para o Imperador Maximiliano I), entre outros.
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