Vou falar sobre as minhas impressões até agora.
(VOU TENTAR AO MÁXIMO EVITAR SPOILERS, MAS SE VOCÊ NÃO QUISER CORRER O RISCO, PARE DE LER AGORA).
Começamos a jogar sexta passada com 4 jogadores. Para evitar fazermos muitas besteiras na campanha e para nos acostumarmos com as regras, resolvemos fazer um cenário que está disponível no BGG. O cenário é uma briga de bar onde o nosso grupo briga com dois grupos diferententes. O mais engraçado é que os outros grupos também brigavam entre si e o nosso objetivo era derrotar uma quantidade específica de inimigos. Concluímos o cenário sem nenhuma baixa do nosso lado, mas percebemos uma coisa: não havia ninguem para curar no nosso grupo. Por esse motivo e por outras preferencias, duas pessoas do grupo mudarm de personagem (o que foi bem legal porque conseguimos ver todos os personagens básicos em ação).
Com os personagens escolhidos, cada jogador sorteia duas cartas de objetivo de vida do seu personagem e escolhe um. Isso significa que quando o objetivo for alcançado esse personagem irá se aposentar e o jogador terá de jogar com outro personagem.
Quando o grupo esta em Gloomhaven (que é a cidade onde inúmeras ações podem ser feitas pelo grupo, como comprar itens, subir de nível, fazer uma doação para o templo....entre outras), podemos fazer um encontro de cidade. Os encontros de cidade e de estrada funcionam como as cartas de encruzilaha do Dead of Winter: uma situação é apresentada e o grupo deve decidir uma das opções. Nossa escolha não foi boa e começamos nos ferrando (por um segundo achei que tinha puxado uma carta do baralho de mitos do Eldritch).
Bola pra frente......fomos para a primeira localidade. Mas antes, tivemos de fazer um encontro de estrada (os encontros de cidade não são obrigatórios, os de estrada são). Nossa escolha foi boa? Só o tempo dirá...pq colocamos uma carta nova no baralho de cidade e eu não faço ideia do que vai acontecer.
Finalmente chegamos no local do primeiro cenário.....e, conseguimos. Não pegamos todas as moedas, fizemos muitas besteiras, mas ninguém morreu.
Voltamos para a cidade, pegamos a nossa recompensa e uma nova localidade foi aberta (vou chamar essa de H). Fizemos um novo encontro de cidade (sim, não aprendemos com a besteira do anterior.....mas, o resultado desse encontro foi bom).
Pé na estrada, rumo a localidade H (mais um encontro de estrada....tudo quase tranquilo). Chegamos ao cenário e o começo pareceu promissor.....até o meio do cenário, depois foi tudo um caos. Última rodada do cenário: três personagens exaustos (eles não podem fazer nada), um personagem ativo e um inimigo com um ponto de vida. Era o personagem com os ataques mais fortes.....o inimigo com um ponto de vida. Ainda havia esperança.....e..........o ataque falhou e o último personagem ficou exausto.
Isso já era três horas da manhã do sábado. Ia ter de ficar para a próxima.
Nos reunimos no domigo para jogar. Cenário H......o início foi desesperador.....completamente diferente do primeira vez que jogamos. Realmente achei que não iríamos sobreviver nem 4 rodadas. Entretanto, as coisas foram melhorando (longe de ficar fácil), e ao final.....adivinhem? A mesma cena: um personagem - não era o mesmo, os outros exaustos - um inimigo com dois de vida. E............... conseguimos! Foi uma alegria só......gritos, uma cadeira virou.
Diante da conclusão do cenário, três opcções surgiram: voltar para Gloomhaven e coletar a recompesa, ir para a localidade I ou ir para a localidade J.
Optamos em voltar para a cidade e coletar a recompensa. Resultado: outra localidade aberta (K).
Resolvemos ir para a localidade K. Cenário bem difícil, não conseguimos explorar quase nada, mas completamos o objetivo. Voltamos para a cidade para coletar a recompensa e, para nossa surpresa, duas localidades foram abertas. Mas, achamos que elas são excludentes. Resolvemos ir para a localidade I.
Mais um cenário difícil e que abriu mais duas opções: localidade L e localidade M.
Resultado após a conclusão de quatro cenários: 5 opções de localidades e algumas escolhas a serem feitas.
Então, minha sugestão CassioLemos, se a regra das moedas não te agride tanto, jogue mais umas partidas, vocês terão escolhas sim.
Concluindo:
Merece ser o número 1 do BGG? Sinceramente, não sei e não me importo com isso. O jogo funcionou bem com o meu grupo e isso é o mais importante.
O jogo vale o preço no qual os leilões tem chegado? Depende muito: inquestinavelmente é muito caro pagar 1200 reais em um jogo. Mas, se o grupo for realmente fixo, 300 reais para cada um é caro, mas pagável (mas o jogo não será de ninguem! - foi só uma sugestão).
Eu peguei no kickstarter e tive a sorte de não ser taxado. Paguei aproximadamente R$ 475,00.
Esperando um pouco, as lojas lá fora terão um preço razoável (acho difícil o frete ser menor do que o cobrado no Kickstarter - 35 dólares), e a receita federal é sorte.
Espero ter ajudado.