Por Michał Ozon
Fonte:https://www.boardgamegeek.com/blogpost/65604/designer-diary-hunger-show
Olá a todos! Nós, da PHALANX, nos apaixonamos por
HUNGER: The Show. Este jogo familiar é rápido com uma história envolvente e uma interação de jogadores que estreou na UK Games Expo em junho de 2017 antes de ser apresentado na SPIEL '17 em outubro e pedi a Pim Thunborg que escrevesse algumas palavras sobre o design e processo de publicação do ponto de vista do autor. Espero que isso possa ser inspirador para todos vocês que sonham em publicar seu primeiro jogo de tabuleiro!
Michal
Como designer de jogos de tabuleiro, muitas vezes você é atingido por ideias de jogo muitas vezes por dia. Você vê um mecanismo de jogo que talvez você possa utilizar, ou um evento da vida real que você acha que pode ser remodelado para um jogo de tabuleiro. Desde o início, muitas vezes leva meses ou anos antes de ter um jogo pronto. Claro, algumas das ideias iniciais ainda podem ser parte do jogo, mas muitas mudam durante o caminho.
Nada disso foi verdade para
HUNGER: The Show...
A ideia principal para a
HUNGER: The Show surgiu do nada. Em apenas um pensamento, 90% ainda é o mecanismo central e o jogo era claro. Isso é absolutamente único e talvez seja parte do porque esse jogo foi muito apreciado pelos playtesters.
Mas é claro, há muitos testes para fazer um ótimo jogo. Isso será mostrado neste diário do designer.
2015-03-21: um novo jogo nasceu
Eu trabalhei há mais de um ano em um jogo de tabuleiro que ainda não terminei - então a ideia me atingiu: um jogo em uma ilha desolada onde você precisa prever o que os outros jogadores farão para ter sucesso. Ações simultâneas. Nenhuma tática é mais forte do que outra. Não há regras avançadas. Sem tempo de inatividade. O jogo nasceu.
Meu primeiro nome de trabalho para o jogo foi o impróprio "HYSTD - Espero que você morra de fome", o que eu já sabia que em breve seria mudado.
2015-03-23: A Primeira Arte
Depois de dois dias, minha primeira arte e as regras foram concluídas. Tudo o que eu precisava era algum clip art grátis, e eu comecei.
A primeira arte das cartas, mostrando a ação e as áreas
2015-03-24: Processo de Trabalho
O mês seguinte estava cheio de planilhas de teste e cálculos de matemática. Eu acho que escrevi nove versões das regras no primeiro mês, principalmente para equilibrar a quantidade de comida que um jogador deve começar, com o alimento que você recebe quando você coleta comida ou rouba dos outros jogadores. Desde o início, o jogo era apenas ser o jogador que mais sobreviveu, ou seja, ser o último jogador que ainda tem comida.
O primeiro protótipo de HUNGER
2015-04-04: um novo nome
Descartei o nome inicial que eu tinha, e o novo nome não era menos do que "HUNGER", que permaneceu até hoje.
2015-05-24: Convenção do jogo de tabuleiro da LinCon
Visitei uma das maiores convenções de jogos de tabuleiro na Suécia: LinCon. O jogo foi um sucesso desde o início, e muitos jogadores gostaram porque a jogabilidade foi rápida e suave e o mecanismo do jogo foi intuitivo. Um ilustrador experiente, Patrik Hultén, gostou tanto do jogo que prometeu ilustrar uma nova arte para ele. Após a convenção, senti que eu realmente tinha algo acontecendo aqui. Talvez eu tivesse a ideia que eu sempre sonhei.
Playtesters em LinColn 2015; o ilustrador Patrik Hultén está à direita
2015-07: Nova Arte
Patrik Hultén ilustrou novas artes para as cartas que realmente levantaram o jogo. Você não deve subestimar a importância de um jogo com boa aparência. A primeira impressão é importante, mesmo que você esteja apenas tentando impressionar um editor ou testar jogadores.
O folheto de informações que enviei para reuniões
2015-10-08: SPIEL em Essen
Tive sentimentos mistos depois das minhas seis reuniões na SPIEL. Recebi muitos comentários positivos, mas ninguém queria o jogo. Eles sentiram que faltava algo. Era muito simplificado, o que, a meu ver, é um problema bastante incomum no mundo do design de jogos de tabuleiro. Muitas vezes, eles têm muitos mecanismos, muitas coisas acontecendo, etc. Mas desta vez não havia coisas suficientes acontecendo. Jogar apenas para não morrer de fome era muito mórbido, e o jogo precisava de pelo menos mais uma dimensão.
Um pouco lotado na SPIEL
2015-11: Pensando
Eu ainda estava convencido de que eu tinha um jogo que era algo especial. Eu só tive que levá-lo ao próximo nível. Comecei a experimentar muitos novos mecanismos. Aqui estão algumas das ideias:
Pactos de construção: falhou
Faça o jogo nas últimas três rodadas e tente construir uma jangada durante este período: Falhou
Adicione cocos se uma ação falhou: Sucesso (e ainda no jogo)
2016-02-24
Durante o período de experimentação, enviei o jogo para os editores, o que depois me arrependi. O jogo não era estável, e eu deveria ter jogado mais tempo antes de enviá-lo. Por ser muito simplificado, ficou muito complicado. A experiência de jogo suave foi perdida, e essa era a parte mais importante. Você não pode adicionar mecanismos que retardem um jogo acelerado porque isso arruína o jogo.
Depois de muito pensar e mais playtesting, voltamos ao núcleo e adicionamos uma nova ação que não afetou o ritmo acelerado, mas ainda deu mais dimensão ao jogo. Nós adicionamos a jangada. Em vez de jogar até que apenas um jogador tenha algum alimento restante, um jogador também pode ganhar criando uma jangada. Tivemos que tirar algo, e a ação de pesca foi removida. Finalmente, descobrimos algo que salvou o sentimento acelerado, mas ainda adicionou uma nova dimensão. O jogo e eu conseguimos uma nova vida.
Nova ação: procurando peças de jangada
2016-05-04: LinCon Novamente
Para esta convenção, organizei o primeiro campeonato sueco para HUNGER. Mais uma vez, recebi comentários muito positivos dos playtesters e senti que finalmente consegui. Patrik Hultén também fez alguma ilustração complementar com os tokens, etc. Eu fiz mais ajustes após o feedback e fiquei orgulhoso do que a HUNGER se tornou.
O primeiro e esperançoso não último campeonato sueco para HUNGER
2016-06-06: contatando editores
Agora é hora de mostrar alguns números do trabalho até agora, e eu quero salientar que este é um jogo simples:
• 38 versões das regras
• 4 mudanças maiores no mecanismo do jogo e no mecanismo do núcleo
• 142 versões diferentes dos conjuntos de cartas, tokens e tabuleiro
• Centenas de e-mails
• 2 jornadas para Essen e 6 convenções na Suécia para testes reais
• Muitas, muitas, muitas horas fazendo protótipos
Eu me senti pronto para entrar em contato com mais editores e enviei esta mensagem:
"Oi, meu nome é Pim e quero mostrar-lhe o meu jogo Hunger.
Hunger é um fantástico jogo familiar ou um filler perfeito. Para 2-6 jogadores ▪ Idades 7 a mais ▪ 20 minutos. Depois de alguns anos de desenvolvimento, criei algo com o qual tenho orgulho, e eu realmente quero compartilhar com você. Espero que você goste.
A história: Você está preso em uma ilha desolada, infelizmente não com seus melhores amigos. Seu objetivo é construir uma jangada e ficar o mais longe possível da ilha. E você realmente não se importa com o que acontece com os outros, desde que você se afaste mais da ilha. Mas você precisa encontrar madeira e corda para construir a jangada e coletar comida para se manter vivo. Você tem algumas latas de comida para começar, mas em breve você terá muita fome. Você pode coletar frangos ou caçar galinhas para obter mais ou porque não pegar emprestado de alguns dos seus amigos, obviamente, sem a permissão deles.
Mecânica: é o que torna o jogo tão amplamente apreciado tanto de jogadores quanto de famílias e crianças. É divertido, rápido, suave e sem tempo de inatividade, com muitas interações de jogadores. Os jogadores escolhem simultaneamente as ações que farão e em que área da ilha farão a ação. É um pouco semelhante a pedra, papel e tesoura, mas com mais profundidade. Para o sucesso, os jogadores têm que prever o que os outros jogadores vão fazer, mas não é só isso. Para ganhar você tem que coletar a maioria das peças para a jangada, mas se você colocar muito foco sobre isso, você começará a morrer de fome. Portanto, o jogador deve equilibrar essas duas necessidades de sucesso através do jogo. Se você jogar muitos jogos, o melhor jogador ganhará a maioria deles, mas em um único jogo, um filho de 6 anos pode vencer qualquer um, o que o torna divertido para todos.
Único: fiz muitos testes com jogadores que não são gamers, famílias e grupos de jogos em convenções. E realmente, todo mundo gostou. É um ótimo jogo para a estante de todos e eu realmente acredito que HUNGER será um sucesso.
Mais informações: o link mostrará as regras, a folha de informações e também uma versão P&P completa, se você quiser testá-lo. O outro link é para o meu canal no youtube onde você pode ver uma introdução ao jogo. Você também pode visitar meu site para obter mais informações.
Se você tiver alguma dúvida, quer um protótipo ou quer me encontrar, entre em contato comigo. Eu irei a Essen (2016-10-13 - 2016-10-16)."
2016-06-20: Momento Yoo-hoo
De repente, um e-mail de PHALANX, o e-mail que todos os designers de jogos esperam:
"Querido Joakim,
Nós gostamos do seu jogo e queremos publicar HUNGER!
Quais são os termos de sua empresa?"
2016-08-20: Contrato
Mais algumas discussões e finalmente...
2016-10-21: alterações nas regras
Depois de uma reunião com o editor em Essen, muitas discussões por e-mail, e depois do próprio teste com a PHALANX, um ilustrador é sugerido. Não menos do que Robert Adler. Discutimos temas grandes e pequenos sobre o jogo: vamos manter o tema ou mudá-lo? Os seguintes temas foram discutidos: a série Lost, Robinson Crusoe, vampiros, etc. No final, PHALANX escolheu
HUNGER: The Show.
Também falamos sobre a mudança dos mecanismos do jogo, como adicionar poderes de jogadores, agendas secretas, diferentes cenários e muito mais.
2017-02-01: BoardGameGeek
Agora foi a hora de enviar o jogo para o banco de dados BGG. Eu tive que o submeter à medida que o desenhista se esforçava. Subi também uma primeira visão da caixa.
O emblema bonito do designer de jogos no BGG
Primeira versão da caixa
2017-02-01: Criando interesse nos compradores
O jogo foi exibido na Feira de Brinquedos Spielwarenmesse em Nürnberg, Alemanha, com bons resultados. PHALANX também adicionou duas novas regras após mais testes de jogo:
• Eventos que podem trazer o fim do jogo mais cedo na 6ª ao invés de 11ª rodada, enquanto faz uma bagunça na ilha. Isso funciona muito bem, já que os jogadores agora têm que trabalhar para alimentos e peças de jangada desde o início do jogo.
• Diferentes poderes de jogadores para criar algumas diferenças entre os personagens.
Testando
2017-03-02: Caixa e Regras
Mais artes estão chegando, juntamente com a discussão sobre a caixa e a revisão das regras e o texto de informação...
Diferentes modelos de caixas, nenhum sobreviveu até o fim
2017-04-03
Fiquei sabendo que o lançamento seria na UK Games Expo, que aconteceu de 2 a 4 de junho de 2017. Fiquei tão feliz que meu jogo seria finalmente lançado.
O resultado final
2017-06-02: UK Games Expo
Festa de lançamento, com mais por vir!
Obrigado por ler até aqui!