Boa tarde a todos. Espero e desejo que tudo e todos estejam bem.
Então, não é só pro Tail... Vários outros jogos sofrem deste mesmo problema.
Em alguns, peço perdão se vou cometer algum sacrilégio aqui agora, há falta de variedade de Reviews. Sei que é descortês de minha parte reclamar de algo que é feito "de coração" para o "bem da comunidade", mas a pluralidade de Canais e páginas fazendo Reviews do mesmo jogo é um ponto positivo. Às vezes você tem empatia para um tipo de abordagem, pelo "ator", pelo formato, etc.
Já cheguei ao cúmulo de ver que uma determinada editora mantém um canal em outra língua (inteligível), lança o jogo por aqui e... bem, é isso aí... Deixa rolar. O pessoal compra tudo e de tudo mesmo... Pra que falar mais sobre o jogo, né?
Agora, vamos lá, será que as vendas destes jogos que estão no "limbo" dos Reviews são boas? Assim, vendem bem?
Em muitos dos casos (jogos novos), eu não tenho onde provar dos jogos que tenho interesse.
Sei que o meu interesse é variado e amplo (entre mecânicas e temas).
Não tem loja, pelo menos aqui na minha cidade, que franqueie o tabuleiro ou a caixa pra gente experimentar e, de repente, no final das contas, agradecer, virar as cotas e ir embora.
Querem ver um exemplo que ocorreu comigo? O jogo Oh My Goods! de Alexander Pfister (https://www.ludopedia.com.br/jogo/oh-my-goods). Vi quase que todos os Reviews, tinha interesse pela mecânica (lembrava o San Juan, que até então não tinha nenhuma informação de chegada por aqui) e pelo autor. Mas o jogo não me despertou interesse. Fui num "The Meeple Is On The Table", evento fantástico aqui em Niterói (pessoal Show de bola, bons jogos, ambiente excelente, etc.), conheci o jogo de perto e o comprei na hora. Até antes de jogá-lo, não tinha interesse. Vai entender...
Reviews em vídeo, texto, áudio, poder ter contato com o jogo, isso faz toda a diferença.
E se é pra vender, estas são excelentes estratégias. O importante é aproximar o produto do cliente.
Você levantou a lebre pro Tail e eu falei de um monte de coisas.
Espero não ter sido prolixo. E se fui, mando o meu comentário pro-lixo depois.
Abraços.
Bons jogos (de preferência com muitos Reviews!).
Tudo de bom.