A contragosto de muita gente, Gloomhaven é o número UM do ranking no BGG. Para fiéis que seguem esse ranqueamento de jogos ver um novo lançamento “chegar chegando” entre os líderes dessa lista não é mais novidade, porém o fenômeno Gloomhaven é algo que talvez vejamos com mais frequência a partir de agora.
Desde que os jogos de tabuleiro foram abraçados pelo consumismo "geek" e graças a massiva popularização do hobby no mundo globalizado, todo novo grande jogo escala no BGG na mesma proporção da velocidade com a qual o seu hype se espalha na internet. Não raro, jogos nem lançados são avaliados com nota máxima por pessoas eufóricas por gastar suas moedas.
A despeito do hype, Gloomhaven é um jogo fantástico sem dúvida, que além de tudo é mega bonito e bem produzido . É de encher os olhos.
Quem gosta de Dungeon Crawler (grande fatia dos jogadores que possuem um ancestrlidade RPGística) tem todos os motivos para conhecer Gloomhaven e se encantar. Contrapartida já ouço de longe o “mi mi mi” dos adoradores de prisma de madeira inventando mil defeitos para o jogo.
Apesar de receber bem essa notícia (e não considerar que GloomHaven possa ser comparados a outros jogos que estiveram no topo desse ranking *) não acredito que ele permanecerá no top 1 por muito tempo. Acredito que cada vez mais, teremos jogos ocupando essa posição por menos tempo.
*Esqueçam o Pandemic Legacy. Essa aberração possui como mérito apenas a eficiência de sua campanha publicitária e o fato que conseguiu reunir numa mesma causa todos os ressentidos que não gostam de Twilight Struggle (o jogo mais espetacular de todos os tempos).