Apresentado como o 1º volume de uma trilogia, em Century: Spice Road os jogadores serão os comandantes de uma caravana com o objectivo de percorrerem a famosa rota da seda e de trocarem especiarias nas longínquas áreas do continente, ganhando, com isso, fama, glória e prestígio.
Indicado por alguns como um sucessor e substituto do Splendor, a verdade é que, a meu ver, em muito pouco estes dois jogos se assemelham. É verdade que existe a mesma mecânica de troca de peças por cartas, mas em termos estratégicos em nada se comparam. O que é certo é que esta questão gerou um enorme buzz à volta do jogo e o ajudou a destacar em várias feiras por onde passou.
A grande verdade é que as mecânicas são simples, mas o grande atractivo está nos componentes e na sua qualidade. A mistura de cores destaca-se em qualquer mesa, pela positiva (em especial se jogarmos com o playmat especificamente criado pela editora), transformando e melhorando toda a experiência de jogo. Está pensado para um máximo de 5 jogadores e, em média, as partidas duram entre 30 e 45 minutos.
Com uma mecânica simples e apenas 4 acções disponíveis, Century: Spice Road apresenta-se como um dos jogos que mais buzz tem feito em 2017. Os componentes saltam à vista, e são un dos factores de destaque, mas a simplicidade das acções esconde um conjunto de interessantes estratégias que podem ser criadas ao longo do jogo. E neste vídeo explicamos como se joga.