Jogos 18XX costumam criar traumas em jogadores de primeira viagem que às vezes passam horas e horas jogando e o jogo nunca termina. Como citado pelo Eric Brosius do BGG, é comum encontrar comentários nas notas do 1830 descrições como "eu tinha esse jogo, mas troquei/vendi depois da frustração de passar 10 horas numa partida", e para o 1846, que é o 18XX preferido dele (ele recentemente passou de 200 partidas desse jogo), alguém deu nota pro jogo dizendo "Eu suponho que as oito horas que eu gastei para jogar o jogo não sejam o mais normal"), sendo que ele comumente leva duas horas e meia pra jogar em cinco (eu tive a oportunidade de jogar uma partida com ele, o Joe Huber - outro entusiasta do '46 - e mais um quarto jogador em apenas duas horas). Fica então a pergunta: como eles conseguem?
O "train rush"
A condição de fim de jogo da maioria dos 18XXs é quebrar o banco. Se o dinheiro está saindo do banco a conta-gotas, isso significa que as partidas durarão horas e horas. E o dinheiro sai do cofre pelo bom uso dos trens que cada companhia tem. E nos 18XXs, trens que rendem pouco acabam "enferrujando" quando um tipo específico de trem mais avançado é comprado. Por exemplo, no 1846, quando alguém compra um trem 5, os trens 2 rodam uma última vez e saem do jogo (no 1830 nem tem essa rodada de misericórdia - os trens 2 saem imediatamente do jogo quando alguém compra um trem 4!). E aí às vezes quem está jogando pela primeira vez fica com receio de comprar novos trens (pra que vou comprar mais trem se já estou ganhando dinheiro com esses meus? melhor não correr o risco de ver eles enferrujando!).
Só que jogar assim só é bom para uma pessoa: quem está na frente. Se você não é o jogador que está ganhando mais dinheiro nas rodadas de operações, manter o jogo como está só vai fazer com que ele dispare cada vez mais na frente. Isto é, o melhor é fazer alguma coisa para dar uma reviravolta no jogo - e nos 18XXs, isso se faz comprando trens. A compra de trens faz com que aquele cara que resolveu ser fominha no começo do jogo e comprou um montão de trens baratos deixando os mais caros pros outros perca todos eles quando a fase mudar (e se ele antes ganhava um montão de dinheiro rodando várias rotas pequenas de repente vai ter que penar pra comprar trens novos).
Até quando você está ganhando vale a pena comprar um trem. Isso porque vai haver momentos no jogo em que claramente alguém vai disparar uma nova fase que vai tornar um tipo de trem obsoleto. Nesse caso, é melhor que você faça isso comprando um trem do que outro jogador faça isso, pois se for você que comprar o trem que dispara a mudança de fase, sua empresa não vai ficar sem trens na rodada seguinte (a não ser em alguns casos raros em que trens enferrujam antes mesmo de rodar pela primeira vez), enquanto vai ter gente que vai passar uma rodada de operações sem coletar dinheiro nenhum com rotas.
A "lerdeza" relacionada ao dinheiro
Quem já jogou um 18XX sabe que uma quantidade grande de tempo é gasta movendo dinheiro pra lá e pra cá, dando troco, ou trocando dinheiro por se estar cheio de valores pequenos. A primeira grande dica é: USE FICHAS DE PÔQUER. Dinheiro de papel funciona bem em jogos em que não há tantas operações envolvendo dinheiro assim, mas é um transtorno num 18XX. Fichas de pôquer são ótimas pra isso, pois são mais fáceis de manusear e de visualizar (é muito mais fácil saber quanto tem de dinheiro numa pilha de fichas que num maço de notas). As dicas aqui são as seguintes:
1. Use uma boa distribuição de valores
É importante ter muitas fichas de 1 e 5, enquanto são necessárias bem poucas para as de maior valor (como as de 500). Se você for comprar uma dessas maletas que já têm valores pré-estabelecidos, tenha certeza de que é isso que aconteça (já comprei uma que tive que devolver porque o fabricante dizia que tinha mais de 1 e 5 e menos de 100 e 500 e veio o contrário, o que significa que ela era completamente inútil para a maioria dos jogos). Se você puder montar seu kit de fichas melhor ainda (a maioria dos fabricantes vendem fichas em rolos de 25). Eu uso essa distribuição:
Brancas ($1): 75 fichas
Vermelhas ($5): 75 fichas
Azuis ($10): 50 fichas
Cinzas ($20): 25 fichas
Laranjas ($50): 25 fichas
Pretas ($100): 25 fichas
Roxas ($500): 25 fichas
Com essa distribuição eu tenho um banco de 17700, que é suficiente para a grande maioria dos 18XXs (o 1830 usa um banco de $12000 e vários jogos adotam esse valor, o 1846 usa até menos já que ele depende do número de jogadores). Assim, eu simplesmente ajusto a quantidade de fichas para o valor do banco no jogo específico.
2. Se puder, use cores "padrão"
As cores que eu usei aí em cima são meio que o "padrão" entre as fichas. Não que isso seja grande problema se você usar fichas que já tem os valores escritos em vez de fichas "em branco", mas vai que você resolve jogar alguém que já está acostumado a jogar pôquer, em que fichas vermelhas valem 5, e no seu kit você usa vermelhas para $50. Melhor não confundir a cabeça das pessoas, então se puder acho que vale a pena seguir.
3. $20 ou $25? Mais ou menos denominações? Fichas com ou sem valores?
Quem já usou fichas de pôquer talvez tenha reparado que é mais comum encontrar kits com fichas que valem $25, enquanto os que tem fichas de $20 são mais raros. Isso pode ser uma boa ideia pra jogar pôquer, mas é péssimo pra 18XXs. Dá mais trabalho fazer contas com $25 que com $20, e além disso boa parte dos custos em 18XXs são múltiplos de $20 (custa $20 para colocar um tile normal no 1846, e estações e trens quase sempre custam múltiplos de $20), o que significa que usar kits que tenham fichas de $20 facilita muito mais a vida.
Ter mais ou menos denominações é questão de gosto. Eu estou plenamente satisfeito com minha distribuição "intermediária" (7 cores), mas há quem defenda usar só 5 denominações ($1, $5, $20, $100 e $500), além de kits que usam mais (há quem use também fichas de $2 e de $200 - eu não senti falta). Idem para fichas com e sem valores. Tem gente que diz que quando você "aprende" as cores das fichas faz até contas mais rápido olhando as cores que olhando os números. Tenho minhas dúvidas se isso faz mesmo sentido, o que eu sei é que pra quem não decorou as cores o atraso em fazer as contas é muito maior - então prefiro usar fichas denominadas mesmo. A única chatice em relação a isso tem a ver com o que falei no começo do tópico - é difícil achar fichas numeradas com $20 (embora com um pouco de trabalho dá pra encontrar), então às vezes é preciso usar etiquetas personalizadas. Fica lindo (essas abaixo foram as que eu mandei fazer), mas vou logo avisando que colar esse monte de etiquetas (no meu caso foram 600, já é um kit de 300 fichas colando nos dois lados) dá um trabalho desgraçado 
/pic3835386.jpg)
Mas tem outra dica que acelera MUITO a duração dos 18XX: ao invés de sair movendo dinheiro pra lá e pra cá em cada uma das rodadas de operações,
deixe para pagar todos os jogadores de uma vez. Ou melhor ainda,
use uma planilha para operações. Há planilhas prontas pra fazer isso, e eu tenho usado
essa daqui. Seguem as instruções de como usar (basicamente traduzi o comentário do Joe Huber no link do próprio arquivo):
Geralmente não vale a pena usar a planilha desde o começo do jogo, já que nas primeiras rodadas geralmente os jogadores só têm ações da própria empresa que fundaram na primeira rodada de mercado. Quando os jogadores começarem a investir em mais de uma companhia, aí vale a pena começar a usar os dados da planilha. No caso do 1846, por exemplo, vale a pena começar a usar a planilha assim que terminar a segunda rodada de mercado (antes do segundo par de rodadas de operações).
É preciso permitir a utilização de macros (se o Excel der um aviso na hora de abrir o arquivo, clique em habilitar macros para poder usar os botões embaixo da planilha)
SETUP DA PLANILHA:
Nas células B1 a G1, coloque o nome dos jogadores. Troque as células com valores "rr1", "rr2", etc. pelas companhias que forem fundadas ao longo do jogo (coloque na ordem em que elas operam ). IMPORTANTE: se tratar-se de um jogo em que ações no banco pagam dividendos para a companhia (é o caso do 1830), coloque o valor 1 nas células de Q2 a Q12. Se são as ações do IPO (no cofre da companhia) que pagam dividendos para empresa (é o caso do 1846), coloque o valor 1 nas células de R2 a R12 (já é assim por padrão - o Joe Huber é um fanático pelo 1846!)
Ao final de cada rodada de mercado, preencha (ou ajuste) os valores nas colunas do quadrante superior esquerdo pra informar coisas como "Huguinho tem 3 ações da New York Central, Zezinho tem 2 ações da Chesapeake e Ohio (coitado) e Luisinho tem quatro ações da Grand Trunk. IMPORTANTE: informe também quantas ações da companhia estão no mercado preenchendo as células da coluna H (BP). Vai dar pra saber se está tudo ok olhando pros valores da coluna I (IO). Se uma empresa já aberta tiver com valor 0 na coluna é que está tudo ok. Se der um número positivo ou negativo verifique se colocou certo o número de ações de cada jogador nas colunas A-G e no mercado na coluna H - a soma tem que dar 10. Lembrando que o "certificado do presidente" vale por duas ações. A coluna N (SV) serve para você colocar o valor atual da ação da companhia ("share value"), mas se você não quiser preencher isso ao longo do jogo (já que para as contas isso só vai ser importante no final), coloque apenas números indicando a ordem de valor das companhias (por exemplo, se a Erie está com ação a 100, a NYC a 90 e a Grand Trunk também a 90 mas com o token embaixo do da NYC você pode colocar o valor 1 para a Grand Trunk já que ela é a "pior", depois 2 para a NYC e finalmente 3 para a Erie).
Agora para usar durante as rodadas de operações você faz assim:
Se a empresa coletou, digamos $200 e decidiu pagar aos acionistas, coloque 20 (o valor pago por ação) na célula da companhia na coluna OR1. O valor que a companhia ganha nessa rodada vai aparecer na coluna J. Transfira imediatamente esse dinheiro do banco para a companhia (não distribua dinheiro para os jogadores agora, daqui a pouco explico o motivo). Faça isso para todas as companhias a medida que elas forem operando.
Faça o mesmo nas rodadas de operações seguintes dentro de o mesmo conjunto (no 1846, por exemplo, as ORs são em pares) - preencha então o quanto a companhia paga por ação agora nas colunas seguintes (no 1846 seria só a OR2 agora, outros 18XXs podem ter mais de duas ORs entre cada SR). De novo, para cada uma delas veja o que aparece na coluna J (C$) e pague imediatamente à companhia.
Veja que se você decidiu "segurar" os rendimentos da companhia você simplesmente colocaria 0 no valor pago por ação e aí transferiria diretamente o valor total do banco para a empresa (no exemplo acima, você simplesmente pegaria $200 do banco e dá pra empresa). Alguns 18XXs permitem também "pagar meio-a-meio": nesse caso, você imediatamente transferiria metade dos rendimentos ($100) do banco para a companhia, e depois colocaria a outra metade na coluna OR correspondente para ver se ela ganharia mais alguma coisa (dependendo do número de ações que estão ainda na companhia ou já no mercado). Novamente, transfira o que for necessário do banco para a companhia, mas não pague ainda os jogadores.
Só quando você rodar todas as ORs da rodada com todas as companhias, aí sim você paga os jogadores de acordo com o que saiu nas células "Dividends" (linha 15). É essa a principal vantagem de usar uma planilha. Na situação hipotética de Huguinho, Zezinho e Luisinho estarem jogando uma partida de 1846 em que há cinco empresas abertas e todo mundo resolveu comprar pelo menos alguma ação em cada uma delas, a cada par de rodadas de operação seriam nada menos de TRINTA VEZES em que alguém teria que pegar dinheiro no banco, muitas vezes valores "não redondos" que precisariam de troco, e atrasariam muito a partida. Com a planilha, você simplesmente pega a soma total para o Huguinho, depois a do Zezinho e finalmente a do Luisinho.
O motivo de se fazer isso é que os jogadores praticamente nunca usam o dinheiro do seu bolso durante as ORs. Geralmente isso só ocorre na hipótese de um tipo de trem enferrujar, uma companhia ficar sem trem, não ter dinheiro para pagar por um novo e aí o presidente precisar tirar do bolso para pagar por um novo. Nesse caso ele poderia usar a linha "cash adjust" para lidar com essa situação (se ele teve que gastar $200 no meio de uma rodada de operações, coloque -200 lá).
Já as companhias usam sempre seu dinheiro durante as rodadas de operações - para colocar trilhos (nos 18XXs em que qualquer trilho é cobrado, como é o caso do 1846), criar novas estações ou comprar novos trens. Por isso o dinheiro das companhias deve ser dado imediatamente, enquanto o dos jogadores pode esperar.
Não esqueça também que alguns 18XXs permitem que, durante as rodadas de operações as companhias "emitam" ações para o mercado ou "recomprem" ações que já estavam lá. Nesse caso, ajuste a coluna H (BP) , que diz quantas ações ainda estão no mercado, imediatamente.
Depois de passar por todas as ORs do conjunto (OR1 e OR2 no caso do 1846) e pagar os jogadores, verifique se é preciso ajustar a coluna SV com os valores das ações de cada companhia (lembrando que antes do fim do jogo não precisa preencher com o valor real, pode só ir colocando 1, 2, 3, etc. da "pior" para a "melhor"). Clique no botão "Sort RRs" para rodar a macro que já ordena automaticamente as companhias de acordo com a ordem que elas vão jogar na rodada seguinte, e aí clique em "Clear Round" para limpar os valores e começar um novo conjunto de ORs (sempre lembrando de atualizar quantas ações cada jogador tem e quantas estão no banco).
No fim do jogo, você pode usar a planilha para rapidamente calcular o resultado final. Com todos os dados corretamente preenchidos de quem tem quantas ações, ao invés de distribuir aos jogadores os dividendos que eles ganharam na última rodada, simplesmente acrescente quanto dinheiro cada jogador tem na mão na coluna "Cash", e AGORA SIM, coloque o valor real da ação de cada companhia na coluna N (SV). A pontuação final aparecerá na linha 20 (Net Worth).
A "lerdeza" relacionada às rotas, e "componentes adicionais"
Sabe aqueles jogadores que ficam apreciando a paisagem na janela enquanto os outros jogam, e só vão pensar no que fazer quando chega a vez deles? Esses jogadores são
especialmente terríveis para jogos 18XX, na hora das rodadas de operações. Nessa fase é preciso escolher onde colocar tiles e em que cidades seus trens vão passar para ganhar dinheiro. Isso é até relativamente fácil nas primeiras rodadas, mas quando o mapa já está coalhado de trilhos e os jogadores têm trens que podem parar em várias cidades, tem gente que leva vários e vários minutos pra decidir o que fazer. Coisas que ajudam é dar aos jogadores alguns "componentes adicionais". Por aqui eu comprei algumas daquelas calculadoras simplesinhas de loja de 1,99 pra não ficar perdendo a conta na hora de somar os valores das rotas, e outra ideia é dar papel e lápis pros jogadores registrarem as rotas que fizeram na rodada anterior (e aí só "ajustar" a diferença para a próxima, em vez de calcular tudo de novo - às vezes pra depois de vários minutos chegar à conclusão de que dava pra simplesmente usar exatamente a mesma!).
Outra ideia: "dividir tarefas"
Ainda não apliquei essa, mas o Eric Brosius gosta de "distribuir" tarefas aos jogadores, o que ele diz que ajuda a agilizar o jogo. Por exemplo, um jogador fica responsável pelo banco, outro pelos tiles (lembrem que eles precisam estar organizados ao longo do jogo, pra não ficar tão difícil encontrar o tile certo depois que vários já entraram e saíram do tabuleiro), e outro pra atualizar a planilha. E posso garantir que funciona - como comentei, joguei com o grupo deles uma partida que durou exatas duas horas, incluindo o setup e guardar tudo na caixa depois!