Se você já imaginou ser um herói em um mundo de fantasia, matando monstros, coletando ouro, comprando equipamentos e fazendo missões, então Runebound: Third Edition pode ser um jogo que tenha espaço na sua coleção.
Caixa de Runebound: Third Edition - levemente desgastada
No jogo de aventura lançado em 2015 pela Fantasy Flight, cada um de nós é um herói no reino de Terrinoth - mesma ambientação de Runewars e Descent - tentando se tornar o guerreiro mais famoso. Para isso, será necessário não somente fazer quests e comprar equipamentos, mas derrotar um "Big Boss" ao final do jogo. Derrotar um monstro absolutamente mais forte que os jogadores é a premissa e objetivo final do jogo: Quem derrotar o chefão primeiro, é o vencedor. A caixa base vem com 2 vilões e os jogadores determinam antes do jogo qual irão enfrentar: Margath ou Vorakesh.
Vilões da caixa base de Runebound: Um Dragão e um Necromante que traz zumbis ao jogo
Cada vilão vem acompanhado pelas suas próprias cartas de história, ou seja, um cenário específico que altera algumas coisas na jogabilidade da partida. São 10 cartas de história para cada um, e 8 dessas entram ao longo do jogo. Essas cartas podem ser quests específicas do vilão, problemas a serem resolvidos ou às vezes até algum bônus, sendo todas elas diretamente relacionadas ao inimigo escolhido pelos jogadores, o que traz uma ótima imersão em cada cenário.
Story Quests trazem uma imersão grande para cada cenário
Sempre que o marcador de rodada passa para um espaço com a símbolo das Story Quests, uma nova carta entra em jogo
No início do jogo cada jogador também escolhe seu personagem. Cada personagem vem com sua própria miniatura e atributos específicos, além de uma quantidade de ouro inicial, o local onde inicia o jogo e suas próprias armas - representadas por tokens. Os tokens são utilizados nas batalhas contra inimigos, e os atributos de Corpo, Mente e Espírito (Vermelho, Amarelo e Azul respectivamente) são usados durante testes requeridos em quests ao longo do jogo.
Exemplo de personagem: Miniatura, atributos e seus próprios tokens de combate
Um dos personagens da caixa básica de Runebound
Durante a partida será necessário fazer quests - é um jogo de aventuras, afinal - e para isso é preciso "encontrá-las" no mapa. Elas ficam espalhadas pelo tabuleiro, obrigando seu personagem a se mover. No início de seu turno, cada jogador pode fazer 3 ações: Mover-se, descansar, treinar, comprar (se estiver em uma Cidade) ou fazer uma aventura (quests). Ir em uma aventura, contudo, custa 2 das suas 3 ações, enquanto todas as outras custam apenas 1 ação. Cada local de quest possui 1 pequeno token sobre ele, colorido com a cor mostrada no mapa e cinza no verso. Após fazer a quest naquele local, a quest fica "desativada", ou seja, nenhum jogador poderá fazê-la novamente até ela ser virada novamente para o lado colorido - isso ocorre naturalmente, pois em algumas rodadas a instrução é de reativar locais de quests desativados.
Parte do mapa de Terrinoth: As quests podem se encontradas em diferentes locais e cores (Roxa, Verde e Laranja)
Em cima, uma quest esperando para ser feita; embaixo, a quest já foi feita e precisa ser reativada pelo jogo
Para se mover pelo jogo, cada jogador rola um número de dados igual a sua agilidade - especificada na ficha de personagem. Os dados nesse jogo possuem faces adesivadas que combinam com os terrenos do mapa. Para se mover, o jogador tem que usar um dos dados com a face que seja igual ao terreno para o qual está se movendo. Ou seja, se quiser se mover numa planície, tem que obrigatoriamente ter uma face de planície nos dados, e o mesmo para montanhas, água, colinas e florestas. O resultado coringa, chamado de "wild", permite que você ande em qualquer superfície.
"Wild", Água/Montanha, Floresta/Planície, Planície/Colina e Planície: algumas faces dos dados de movimento
No jogo existem 3 tipos de aventuras: Quests de combate(Laranja), de exploração (verdes) e sociais(roxas). Em geral, nas quests de combate você irá enfrentar um monstro; nas de exploração você será mandado para um local para procurar algo ou coisa do tipo; e nas sociais um evento - como encontrar um mercador pedindo ajuda - irão ocorrer. Porém, isso não é 100% certo, pois há algumas cartas de combate com o verso roxo, algumas quests sociais com o verso verde, etc. Você tem uma chance muito maior da quest ser aquilo que você procura, mas não se espante se em uma quest social você encontrar um dragão e tiver que lutar com ele, pois é possível de acontecer. Normalmente após um sucesso na quest, você recebe uma recompensa em ouro ou algo específico do cenário, além do "troféu" daquela quest - a própria carta, com o verso pra cima. Os troféus serão utilizados para aprenders novas habilidades no futuro.
Tipos de quest: Social (roxa), Combate (Laranja) e Exploração (verde)
Quests sociais costumam dar 2 opções para o jogador escolher; o combate normalmente garante ouro em caso de vitória e quests de exploração dependem do quão bem você conseguiu explorar o local com os dados de movimento
Após completar uma quest você normalmente recebe o troféu dela, a própria carta virada pra baixo, que será utilizada para aprender novos skills. Cada jogador possui uma quantidade de cartas de habilidade nas mãos que podem ser baixadas após uma ação de treinar, caso você tenha os troféus necessários para tal. Cartas de skill também podem ser descartadas para rolar novamente 1 dado ao se mover ou ao explorar numa quest. Obviamente, quanto mais skills seu personagem tiver, mais forte e versátil ele será.
Skills podem ser aprendidos após uma ação de treinar. Para aprender "Victory Foretold", por exemplo, o jogador deve gastar 3 troféus, dos quais 1 obrigatoriamente deve ser um troféu de uma quest social.
Para deixar seu personagem ainda mais forte, o jogador pode ir em uma das 4 cidades grandes do jogo e fazer compras. Lá ele vai encontrar, armaduras, espadas, machados, artefatos mágicos, etc. Cada item vem com seu próprio token, que será adicionado aos tokens inciais do jogador e poderá ser utilizado durante os combates futuros. Cada jogador, porém, só pode ter 1 tipo de item com ele, portanto nada de comprar 1 espada e 1 machado para usar ao mesmo tempo - pois são do mesmo tipo "arma". O jogador pode, contudo, carregar 1 arma e 1 armadura, por exemplo.
Itens que podem ser comprados no mercado. Normalmente eles vêm com seu próprio token, que será utilizado nos próximos combates
Irei explicar resumidamente o combate agora. O combate é um tanto quanto tático e mais complexo do que apenas rolar dados. O jogador irá jogar pra cima todos os seus tokens (cada token possui um símbolo de cada lado) e ver o que conseguiu. Pode ser uma ponto de ataque, um ponto de defesa, uma habilidade especial, agilidade ou nada. A agilidade (símbolo de asa) serve para você virar um token já utilizado seu (caso você não tenha gostado de algum resultado) ou forçar o inimigo a jogar novamente 1 token dele. Com os tokens jogados, vê-se quem tem mais iniciativa (símbolos na cor amarela) e esse irá iniciar o combate. A partir daí, cada jogador tem 1 turno e gasta 1 token jogado para atacar, defender, usar uma habilidade, etc. O jogador que não está no seu turno irá, portanto, controlar os tokens do monstro e tentar derrotar o herói do jogador do turno.
Os monstros possuem seus próprios tokens e habilidades específicas
Quem conseguir se fortalecer mais rapidamente e derrotar o vilão se consagra como o grande herói de Terrinoth e vence o jogo! Caso ninguém consiga derrotar o vilão a tempo ou algum efeito disparar o final da partida, todos os jogadores perdem a partida.
Antes de dizer o que gostei e o que não gostei no jogo, vou falar brevemente sobre uma expansão que saiu recentemente, Unbreakable Bonds, que muda o jogo drasticamente em alguns aspectos.
A expansão permite que o jogo seja jogado de modo Cooperativo, com todos os heróis tentando alcançar juntos o mesmo objetivo. Isso muda algumas regras de cada cenário do base, além de vir com 2 novos cenários puramente cooperativos. Mas o mais interessante da expansão foi que, além disso, permitiu o modo solo do jogo e criou uma inteligência artificial pros monstros do jogo. Cada tipo de monstro recebeu seus próprios tokens e foram adicionadas umas 'tabelas' que fazem as escolhas dos inimigos, não necessitando de um segundo jogador para controlá-lo. Isso eu achei genial.
Com a expansão Unbreakable Bonds, cada tipo de monstro ganhou seus próprios tokens e uma tabela de inteligência artificial
CONCLUSÃO:
O que eu gostei no jogo:
-Sensação de realmente embarcar numa aventura épica;
-Customização dos personagens com skills e itens;
-Tema absolutamente bem colocado;
-Arte e componentes são maravilhosos - padrão Fantasy Flight;
-Sistema de combate: Muita gente não curtiu o esquema de jogar os tokens. Já eu achei genial, pois evita que seja algo genérico e deixa o combate bem mais estratégico, afinal você precisa avaliar suas opções com o que você tem naquela situação do combate. A adição de tokens específicos pra cada arma, armadura e etc foi outra sacada inteligentíssima, pois encaixa muito bem na temática e deixa o jogo com muito mais carisma. Afinal, quando você compra uma espada, ela não te dá simplesmente "+3 de força", ela tew dá um token específico daquela espada, como se você realmente a estivesse carregando por aí.
O que eu não gostei:
-Downtime com mais de 2 pessoas pode ser absurdamente grande;
-Os cenários são todos parecidíssimos. Não curti muito a ideia de que só há uma maneira de vencer - derrotando o chefão. Nada mais que você faça no jogo pode te dar a opção de ganhar o jogo, apenas derrotando o monstrão final. No jogo base os 2 cenários são assim e as 2 outras expansões com cenários TAMBÉM são assim - exceção pra Unbreakable Bonds citada acima;
-Sistema de combate: Sim, gosto e desgosto. Apesar das qualidades citadas acima, o combate pode ser extremamente demorado, fazendo a próxima pessoa inclusive esquecer o que ia fazer de tanto que demorou o combate;
-Não há uma grande preocupação com ser derrotado ao longo do jogo, pois você não perde nada quando "morre" numa luta. Tudo o que precisa fazer é gastar suas próximas ações para se recuperar - a não ser que você seja derrotado pelo vilão, aí seu personagem morre e você sai do jogo;
Runebound é um jogo bem interessante por todas as coisas que traz. Porém, pra mim, ficou aquela sensação de algo bom que poderia ser sensacional. Os cenários praticamente iguais, o mesmo modo de vencer o jogo toda vez e a ausência do medo de ser derrotado transformaram um jogo que poderia ser maravilhoso em apenas bom.
Ainda assim, recomendo para quem adora jogos de aventura e não quer gastar mais de 2 horas fazendo quests e salvando o reino.
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