Brew Crafters é um jogo de muita qualidade, embora pouquíssima gente o conheça aqui no Brasil. Um euro médio, que te coloca na pele de um dono de uma cervejaria e te dá a missão de ser o estabelecimento com mais reputação ao final de 3 anos.
Caixa do jogo e marcador de primeiro jogador
O jogo se passa em 3 anos, cada ano com as 4 estações: Primavera, Verão, Outono e Inverno, totalizando 12 rodadas. É um worker placement onde cada jogador começa com 3 trabalhadores: 2 para angariar os recursos necessários para fazer as cervejas (Malte, Lúpulo, Levedura, Temperos, Frutas e Café), arrecadar fundos para o estabelecimento, contratar funcionários especializados, etc, e 1 para trabalhar na sua própria cervejaria(instalando novos equipamentos, preparando cervejas ou fazendo pesquisas no laboratório). No estilo padrão dos worker placement, na primeira fase da rodada, cada jogador coloca um de cada vez 1 dos seus trabalhadores e efetua a ação do local escolhido, bloqueando-o para os outros jogadores. Na segunda fase, os jogadores "trabalham na sua própria cervejaria", e mesmo sendo efetuada em um tabuleiro comum à todos, os espaços não ficam bloqueados.
Marcador de rodadas: 3 anos divididos em 4 estações. Durante a Primavera você pode plantar
na sua fazenda (caso tenha uma) e colher os frutos no Outono. Ao final do Inverno de cada ano, você deve pagar
os custos da sua cervejaria: Trabalhadores, funcionários especializados e instalações. Se não puder pagar, um
empréstimo é feito, porém isso garante Reputação negativa ao fim do jogo.
No início de cada rodada, novos recursos entram no tabuleiro: Malte, Lúpulo, Levedura e 1 dólar. Os jogadores então enviam seus trabalhadores para coletar o que for necessário. Os recursos se acumulam ao longo das rodadas, portanto, se ninguém pegar os 3 de malte (cubinhos marrons) dessa rodada, na próxima alguém terá a chance de pegar 6, visto que entram 3 no início de cada rodada. O mesmo ocorre para Lúpulo (cubinhos verdes) e Levedura (cubinho amarelo). Dentre outras ações que o jogador pode fazer na primeira fase estão: contratar um funcionário especializado, formar uma parceria com vendedores locais, contratar um novo trabalhador, fazer trocas no mercado e arrecadar dinheiro.
Na primeira fase de cada rodada, os jogadores enviam seus trabalhadores para
angariar recursos. Uma vez explorado, o local fica bloqueado para outros jogadores. Obs. Tabuleiro para 2 jogadores,
com mais pessoas jogando, usa-se outro tabuleiro com alguns espaços a mais.
Na segunda fase da rodada, os jogadores enviam seu último trabalhador para trabalhar na sua cervejaria. Embora seja um tabuleiro comum à todos, os espaços não ficam bloqueados. Para essa fase há um tipo específico de trabalhador para ser usado, que não pode ser utilizado na primeira fase. Cada jogador começa com 1 trabalhador desse tipo e pode contratar mais 2 ao longo do jogo. Para a primeira fase da rodada (angariar os recursos) os jogadores terão sempre apenas 2 trabalhadores.
Segunda fase do jogo: Instalar novos equipamentos, fazer pesquisas no laboratório ou preparar cervejas?
Na sua cervejaria, você poderá fazer algumas coisas: pesquisas seu laboratório, fermentar cervejas e instalar novos equipamentos. As pesquisas no laboratório dão sempre bônus ao longo do jogo e podem até dar reputação extra; fermentar cervejas garantem reputação ao final do jogo e 2 dólares por cada engradado de cerveja vendido; novos equipamentos darão bônus para serem utilizados ao longo do jogo (você pode por exemplo construir um armazém extra, que te garante espaço para mais 12 ingredientes de cerveja; ou um Pub para vender as cervejas mais rápido, entre outras coisas).
Os tabuleiros do jogador: Em cima, sua cervejaria, onde você pode construir um Pub, um armazém extra,
sua própria fazenda, etc. Embaixo, seu laboratório: Avançar nas trilhas garante bônus e reputação ao longo do jogo.
Ao longo do jogo, o jogador ganha reputação para sua cervejaria de diversas formas: Vendendo cervejas, sendo o primeiro a lançar uma cerveja no mercado, construindo na sua cervejaria e ganhando bônus do desenvolvimento do seu laboratório. Há diversas formas de aumentar a reputação recebida por produzir cerveja, como por exemplo se você fizer uma cerveja do estilo Ale com lúpulo extra, ou se você possuir um Pub na sua cervejaria e um Pub Manager como funcionário especializado.
Funcionários especializados: Cada um garante uma habilidade diferente, mas é necessário pagar
por cada um ao final do inverno.
No início de cada jogo, os jogadores escolhem - ou sorteiam - 6 receitas de cerveja avançadas que estarão disponíveis no jogo para serem feitas. À elas, somam-se as 3 receitas básicas:
Plesantly Porter,
Everyday Ale e
Simply Stout, que entram em todo jogo. Cada receita receita requer um número de ingredientes diferentes e dão uma pontuação de reputação quando finalizadas. Porém, se o jogador desejar fazer uma receita avançada, deverá, obrigatoriamente, já ter feito uma básica daquele tipo. Portanto, se quiser ter feito a cerveja avançada "Old Chap", do tipo Porter, deverá já ter feito a básica daquele tipo "Pleasantly Porter". Isso vale para as cervejas do tipo Stout e Ale também. Depois que conseguir vender a cerveja feita, o jogador recebe 2 dólares por engradado de cerveja vendido. Quando um jogador é o primeiro a vender uma das receitas avançadas, ele recebe o "Gold Label" daquela cerveja, que dará 3 pontos de reputação ao final do jogo - afinal, foi ele a pessoa que "lançou a cerveja no mercado".
Receitas das cervejas: Cada uma requer um certo tipo e quantidade de ingredientes. A "Simply Stout",
por exemplo, requer 4 Maltes, 2 Lúpulos e 1 Levedura e ao ser feita garante 2 pontos de reputação.
Já a "Sir Rosset's Imperial Stout", uma receita avançada, requer 4 maltes, 2 lúpulos, 1 levedura, 1 tempero e 2 cafés para ser
produzida, mas garante 7 pontos de reputação depois de feita.
Ao final de 3 anos, contam-se os pontos de reputação conquistados ao longo do jogo. Quem pegou empréstimo irá perder pontos de reputação (-2 pelo primeiro empréstimo e -3 por cada empréstimo adicional, ou seja, se você pegou 2 empréstimos irá perder 5 pontos de reputação). O jogador com mais reputação possui a melhor cervejaria e se torna o grande vencedor!
CONCLUSÃO:
O que eu gostei no jogo:
-Qualidade dos componentes;
-Boa dose de estratégia;
-Roda muito bem em qualquer quantidade de jogadores (2-5). Isso me deixou muito satisfeito, já que é difícil worker palcement funcionar com apenas 2 jogadores, mas esse jogo roda muito bem - a maioria das minhas partidas foram em 2 jogadores.
-Duração: O jogo não se arrasta mais do que o necessário, ficando em no máximo 2 horas com 4 jogadores.
-Tema muito bem amarrado no jogo;
-Mais de um caminho para a vitória;
-Variabilidade: São 24 receitas de cerveja e 24 funcionários especializados, além de outros módulos que os jogadores PODEM acrescentar no jogo caso queiram: Fazenda comunitária, desenvolvimento de receita secreta, "estagiários", mercado de trocas avançado e agência de emprego. Todos eles fazem alguma pequena mudança no jogo e garantem que a experiência seja diferente de partida para partida. Além disso, há 2 lados do laboratório: o normal, no qual cada laboratório é igual e dá os mesmos bônus para todos os jogadores e o avançado, no qual cada jogador possui um laboratório diferente e cada um recebe bônus diferentes ao avançar nas trilhas.
O que eu não gostei:
-Dependência de idioma: Não é algo que eu realmente não tenha gostado, mas é um empecilho grande para quem não entender inglês, pois os funcionários especializados não possuem iconografia, apenas escrita. Como todos são abertos na mesa, se alguém entender e explicar, fica fácil para qualquer um jogar, porém as trilhas do laboratório requerem um inglês mais avançado e fica difícil alguém ficar parando e explicando o que cada espaço de cada trilha provê para um jogador.
-A quantidade de tokens é absurda - 215 só das cervejas. Isso transforma a preparação do jogo trabalhosa e a arrumação também. Além disso, o jogo ocupa um espaço bem grande na mesa, pois são diversos tabuleiros e peças: 2 para cada jogador, 1 de mercado, 1 de cervejaria, 9 receitas de cerveja, 9 funcionários especializados, etc;
Como podem ver, as coisas que eu não gosto no jogo são bem pequenas, pois mecanicamente ele é muito bom. O tema é muito bem
amarrado com o jogo e no final realmente dá a sensação de que você evoluiu sua cervejaria, mas
como são apenas 12 rodadas, sempre rola a sensação de que você queria mais tempo para fazer mais.
Brew Crafters é um jogo que eu gosto MUITO e recomendo para quem curte um euro de média complexidade que rode
bem em qualquer quantidade de jogadores.