felipexx::Angelucci::
felipexx,
Com relação ao pessoal parecer estar em um party game eu penso que uma das principais finalidade dos jogos de tabuleiro modernos é integrar as pessoas em uma mesa e fazer com que todos interajam e se divirtam de verdade. Não encare as mecânicas e tipos de jogos como algo escrito em pedra e vá se divertir a valer com seu grupo.
Oi Angelucci,
Respeito quem joga para se divertir a valer como você escreveu, mas discordo desse ponto de vista. Os Party foram feitos para isso. Em outros jogos modernos mais elaborados, ou você se diverte a valer ou você explora o máximo da tomada de decisões proporcionada pelo jogo. Não tem como jogar zoando e também explorar as mecânicas do jogo e tudo o que ele oferece, que é o mais legal para mim: jogar de fato, querer fazer o melhor a cada partida, não cometer os mesmos erros, mudar as táticas e estratégias. Vejo muito aqui no site o pessoal com esse pensamento de "o jogo x é super divertido", mesmo não sendo um party game. Parece que para o pessoal comprar, o jogo tem de ser divertido - não entendo isso. A maioria desses jogos não foi feita para divertir a valer; discordo de você que esse seja o principal objetivo quando nos reunimos para jogar. Jogar Agricola ou Tikal para se divertir a valer...? Não. Claro que brincadeiras pontuais dentro do contexto do jogo são sempre bem vindas, até porque não dá passar horas só fritando neurônios.
Mas vamos deixar pra lá, porque isso é assunto para outro tópico. É até um bom tema para um novo tópico, o que acha? Saber a opinião do pessoal sobre isso.
felipexx,
Acho a ideia de um novo tópico para se debater o assunto muito interessante, com certeza é um assunto que irá render algumas boas opiniões.
Somente para não deixar de responder sua colocação. Para mim chamar os amigos para passar algumas horas em torno de um tabuleiro é um prazer muito grande, é o momento em que saímos do mundo virtual (no meu grupo deixamos os celulares no que chamamos de cantinho da solidão) e passamos a realmente tentar nos divertir.
Antes dos jogos de tabuleiro modernos meus principais hobbys eram o RPG e os Wargames e com base na minha experiência com estes últimos concordo com vc que participar de uma partida buscando o melhor desempenho ou aproveitando de melhor forma os recursos de cada mecânica ou cada jogo é muito divertido mas demanda muita dedicação e seriedade.
Mas para mim os jogos de tabuleiro ainda são uma diversão mais leve. Por mais pesada que seja a temática do jogo (por exemplo os que exploram o universo lovecraftiano) acredito que ainda é possível uma atmosfera de camaradagem e de brincadeiras. Quando eu falo divertir para valer eu estou me referindo a sentar na mesa e jogar. Simplesmente jogar pelo prazer que terei nas próximas horas, para mim ganhar ou perder não faz muita diferença. O que faz diferença é você se divertir.
E garanto que uma posição mais aberta e leve vai render maiores e melhores recordações de partidas. Para mim por mais que seja legal se traçar uma estratégia vitoriosa para se derrotar Cthulhu no Eldritch ou derrotar o Guardião em Mansions of Madeness, vou me lembrar com mais frequência da oportunidade daquelas partidas, ou daqueles momentos, em que eu acabei interagindo com os demais jogadores com maior intensidade.
Mas o debate é interessante e depois vou abrir um novo tópico para ele.