Todo mundo sabe que seu jogo precisa ser testado. Precisa ser testado por você, por seus amigos e por desconhecidos. Provavelmente farei uns textos mais aprofundados abordando os processos de playtesting. Se gostar dessa ideia, me avise nos comentários. Enquanto não faço isso, deixo essa lição bastante importante.
Não existe melhor lugar para testar seu jogo do que em um evento, principalmente se o evento for focado em playtest. Eu moro em Recife, que apesar de ser longe do foco de board games no Brasil, posso pelo menos dizer que temos aqui um grupo relativamente grande de jogadores: A Taverna: Clube de RPG e Boardgame. Em Outubro de 2014 tivemos um evento voltado exclusivamente para os criadores de jogos: o Playtest PE.
Eu, obviamente, participei. Levei dois jogos, mas testei apenas um (C3X), por questões de tempo. O jogo estava demorando demais e, como eu fazia parte da organização do evento, também passei um tempo verificando as outras mesas. Além dos meus jogos, outros três
game designers levaram os seus jogos.
Até o momento dessa postagem, o Playtest PE teve outras duas edições. A segunda foi em 21/06/2015, tivemos cinco mesas simultâneas com os protótipos. Nessa edição levei os mesmos dois jogos de 2014, mas testei o jogo que não havia sido exposto ainda. Ainda não o citei no blog, mas quando acabarmos com as lições de C3X chegará a vez dele. Consegui até testar um protótipo de outro
game designer. A terceira edição foi em 25/09/2016, eu levei três jogos e consegui testar todos os três! Tirando os meus protótipos tinha os de outros três criadores, infelizmente o publico diminuiu e, inclusive, todos os participantes eram novatos (não tinham participado das edições anteriores). Acho que muita gente desiste, mas a minha persistência valeu a pena, pois foi o melhor evento que participei até agora. Provavelmente porque aprendi muito com os outros dois que passaram e, também, soube como aproveitar todo esse processo de playtest. Depois dessa edição, tenho levado meus protótipos para os encontros regulares da Taverna, pois às vezes consigo testá-los. Enquanto isso, aguardo ansiosamente a 4ª edição.
Playtest de C3X (olha eu de boné)
Acho que já está bem óbvio o quão valioso são esses eventos, afinal mesmo ocorrendo um a cada ano eu consegui tirar bastante proveito de cada um deles. Mas ainda assim, você pode me perguntar:
Quais as vantagens de participar de um evento assim?
i) Você poderá testar seu jogo com pessoas que nunca testaram. Assim, é bem provável que você encontre problemas nunca encontrados antes, especialmente se seu grupo de
playtest é sempre composto do mesmo pessoal;
ii) Você tem a chance de conhecer outros
game designers. Conversar com eles, trocar experiências;
iii) Você pode verificar se existe possibilidade de parcerias. Às vezes o pessoal que participa do evento, seja
game designer ou não, são artistas, entendem de produção ou possuem uma editora.
Então é isso. Procure eventos de playtest em sua cidade. Se não existir, talvez seja o caso de você próprio organizá-los. Vale a pena.