Finalmente conheci o Lords of Waterdeep. E ainda joguei com as duas expansões.
Achei um jogo bem gostoso de jogar. Um jogo de alocação de trabalhadores bem fechadinho. A quantidade de lords, construções, cartas de intriga e quests fazem com que cada partida seja diferente uma da outra, fazendo com que o jogo tenha uma rejogabilidade bem bacana.

As regras são bem simples: ponha seu trabalhador em um espaço e realize a ação que tem nesse espaço. E essas ações vão de recrutar guerreiros, magos, clérigos até a construir novas estruturas na cidade.
O jogador, ao longo da partida, vai realizar essas ações, com o intuito principal de completar as quests para, assim, ganhar pontos de Vitória e bonificações. Essas quests tem certas exigências que precisam ser cumpridas, como uma determanda quantidade de magos e clerigos por exemplo.

Gostei bastante também das cartas de intriga que incluem uma iteração bem bacana entre os jogadores.
Senti que, quando se joga com as expansões, você acaba não querendo mais jogar sem elas, isso porque elaa trazem novas opções de alocação, quests e pontuação negativa, deixando o jogo bem mais estratégico. É bem parecido com o que ocorre com o champions of midgard. Por falar nisso, terá comparativo entre esses dois jogos no quadro Vou de Qual Jogo da BGGII.

Resumindo, achei o lords os waterdeep um jogo muito bacana de se jogar e que pela sua simplicidade de regras, mas que não deixa se ter uma certa profundidade estratégica, pode ser ensinado a jogadores novatos. Só atente-se que ele é um jogo com dependência de idioma.
Texto feito por PaladinoMonge.